Ossos para cachorros são um dos alimentos mais comuns e convencionais. Afinal, sempre ligamos a imagem de um cachorro a um osso ou a necessidade e vontade de roê-lo. Porém, é preciso que tenhamos cuidado com alguns aspectos antes de proporcionar esta diversão para eles.

No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre este assunto. Além disso, você poderá anotar algumas dicas importantes que podem fazer toda diferença no futuro. Se o seu cachorro já consome ossos há algum tempo ou mesmo que seu animal nunca tenha experimentado, estas dicas serão úteis!

ossos para cachorros

Foto: Freepik

Ossos para cachorros – Dicas e cuidados

Ossos para cachorros pode ser um assunto simples de lidar. Afinal, empiricamente já sabemos que eles são animais que gostam deste tipo de “produto”. Afinal, os benefícios são tantos que nem sempre estão somente relacionados a questões nutricionais. É claro que as substâncias dos ossos são benéficas, de alguma forma, para o organismo do animal.

Assim como uma alimentação natural para cães pode ser uma forma de “comprar” a saúde futura do cachorro, deixá-los roer ossos também. Entretanto, o que pouca gente sabe é que os ossos, quando não bem observados, podem trazer risco para a integridade física do cão. Principalmente se ele nunca comeu.

Zelar pela segurança do seu cãozinho é fundamental. Por isso, veja as dicas e cuidados abaixo.

Ossos para cachorros ajudam a eliminar tártaros

O tártaro em cães é muito comum. Principalmente em animais que não escovam os dentes frequentemente. E este é um problema que hoje, pode não provocar dor. No entanto, no médio e longo prazo, as dentições do seu animal podem facilmente serem prejudicadas devido a inflamações, bactérias, etc.

E a melhor forma de conter estes problemas, é justamente prevenir ou evitar. E, no caso do tártaro, uma das formas de prevenção é justamente deixando que o animal consuma ossos. Com o ato de roer, mastigar e “fortificar” os dentes, os problemas bacterianos e de sujeira acabam sendo amenizados. Pois com o atrito causado, o excesso acaba sendo eliminado e, assim, preservando a boca do cão.

ossos para cachorros

Foto: Freepik

Alívio do estresse

O relaxamento para cães estressados nem sempre será um “remédio” certeiro. Pois, antes mesmo de deixar o cão chegar a este nível, precisamos construir um ambiente para que ele não tenha estes sintomas. Desta forma, os ossos para cachorro acabam entrando muito bem nesta função recreativa.

O estresse muitas vezes é gerado por situações incômodas. Muitas vezes nem percebemos, mas o cão pode estar entediado ou incomodado com situações que, para nós, acaba sendo normal. Quer um exemplo? Excesso de mudanças dentro de casa ou mesmo do lado de fora. Isto causa no cão uma sensação de estranheza que, com o tempo, acaba gerando estresse.

Por isso, ter alternativas para melhorar este problema é importante.

Passa-tempo perfeito

O cachorro precisa se entreter. Isto é um fato. E quanto menos ele tiver elementos que possam ajudar nesta tarefa, mais ele ficará ansioso e com problemas mentais. Um bom exemplo disso, é a demência em cães. Quando o ambiente é igual por muito tempo e o cérebro do animal não é estimulado a nada, dificilmente ele terá uma vida confortável e saudável quando envelhecer.

Por isso, ossos para cachorro são importantes neste quesito, pois eles ficarão tão entretidos roendo, que esquecerão de tudo ao redor. Além de que isto fará eles gastarem uma energia importante, relacionada ao instinto de caça e vontade de morder.

ossos para cachorros

Foto: Freepik

Ossos pequenos podem machucar

Ossos para cachorros possuem muitos benefícios. Porém, é também preciso tomar cuidado para que acidentes não ocorram. No caso de ossos muito pequenos, pontudos e finos, como ossos de galinha, o animal pode facilmente se machucar. Afinal, ele poderá roer e mastigar pedaços com pontas que podem ser nocivas para a garganta e intestino.

Por isso, evite este tipo de ossos e garanta um cuidado redobrado com o animal!

Cuidado com ossos grandes demais

E o mesmo acontece com ossos grandes demais. Se os ossos pequenos e finos podem machucar com perfurações e cortes, os ossos grandes podem ser engolidos e causar sufocamento. A falta de ar em cães é muito comum quando este tipo de acidente acontece. Afinal, o osso ficará em uma região que bloqueará a passagem do oxigênio. Se você notar algo assim, procure um veterinário urgentemente.

E, em todos os casos, forneça somente ossos que não causem problemas, indicados por veterinários e profissionais da área animal. Boa sorte!