Fazer um bom passeio com cachorro é fundamental. Porém, é preciso tomar também os devidos cuidados para que tudo aconteça com segurança não só para o cão, mas também, para todo o contexto. É claro que todos possuem liberdade de ir e vir para onde quiserem. Porém, é também importantíssimo saber respeitar o próximo e entender que o animal por si só não vai ter esta consciência.

Ou seja, é preciso que você assuma as responsabilidades e garanta a estrutura mínima viável para que o passeio aconteça. Assim sendo, vamos entender um pouco melhor sobre os cuidados mínimos que é preciso ter. Mesmo que seu cão seja de pequeno porte ou até mesmo se ele for no seu colo. Acompanhe!

passeio com cachorro

Passeando com o cachorro – Foto: Freepik

Passeio com Cachorro – Cuidados básicos

É fundamental que o passeio com cachorro seja repleto de cuidados e precauções. Principalmente se o animal ainda nĂŁo Ă© muito acostumado com as saĂ­das. Vale lembrar que, quando um cĂŁo nĂŁo tem hábitos sociais, ele tende a se sentir extremamente “envergonhado” ou alguns podem atĂ© se tornar cĂŁes agressivos.

EntĂŁo, Ă© importante o seguinte:

  • Tenha uma boa guia;
  • Estipule o trajeto antes de sair;
  • Cuidado com o contato com outros cĂŁes e pessoas;

Vamos detalhar os tĂłpicos a partir de agora.

Tenha uma boa guia

Ter uma boa guia Ă© fundamental. Já escrevemos aqui sobre os tipos de coleira para cada tipo de cĂŁo. E escolher a melhor fará com que o passeio possa transcorrer de forma segura e tranquila. Por isso, saiba as caracterĂ­sticas do seu cĂŁo, entenda como ele pode ou nĂŁo se comportar e compre o modelo ideal para a raça.

passeio com cachorro

Passeando com o cachorro – Foto: Freepik

Estipule o trajeto antes de sair

Estipular o trajeto nĂŁo Ă© engessar o passeio. Mas sim, fazer um exercĂ­cio de previsĂŁo pelos locais que vocĂŞ possa levar o animal. Por exemplo, tudo torna-se muito mais tranquilo quando vocĂŞ sabe onde há mais acĂşmulo de pessoas, tráfego intenso de veĂ­culos, bicicletas e atĂ© mesmo outros animais. Simplesmente “cair de paraquedas” pode ser ruim. Principalmente se estas sĂŁo as primeiras saĂ­das do seu cĂŁozinho.

Então, faça um mapa mental do caminho, já pensando no que pode encontrar e como irá reagir caso o animal fique estressado. O ideal é que você monitore o cachorro o tempo inteiro, de modo que, caso ele sinta-se muito desconfortável, você vá para outro lugar.

Cuidado com o contato com outros cĂŁes e pessoas

Durante o passeio com cachorro é importante tomar os cuidados básicos para que não hajam contatos excessivos com outros cães e pessoas. Principalmente se o animal tiver qualquer tipo de receio ou medo deste tipo de contato. É claro que há uma importância na socialização canina. Mas, se você nunca experimentou fazer, vá com calma e monitorando sempre, para que não ocorram acidentes.

Lembre-se que cães são seres que agem por instinto. Ou seja, eles precisam reagir ao que estão sentindo, muitas vezes através de latidos e até mordidas.

passeio com cachorro

Passeando com o cachorro – Foto: Freepik

BenefĂ­cio de passear com seu cĂŁo

Agora já entendemos alguns dos principais cuidados que você precisa ter ao caminhar com seu cão. Vamos, então, entender os principais benefícios que esta prática pode proporcionar. Veja abaixo.

ConvĂ­vio social

O convĂ­vio social do animal Ă© fundamental. Ele precisa aprender a “viver em sociedade” para que ele nĂŁo sinta-se estressado ou angustiado no futuro. Por exemplo, se o cĂŁo vive sempre em apartamento e nunca sai, ele tende a ser muito estressado caso veja alguma pessoa ou animal estranho. E isto poderá deixá-lo doente no longo prazo. EntĂŁo, as saĂ­das ajudam neste contexto.

caminhando com o dog

Passeando com o cachorro – Foto: Freepik

Realização de necessidades

Alguns cães somente realizam as necessidades externamente. É claro que esta é uma forma de adaptar o cachorro, pois ele também pode se acostumar a fazer as necessidades dentro de casa. Porém, caso haja este momento na rotina e, por algum motivo, é quebrado, o cachorro poderá sentir-se mal.

Então, sempre que você criar o hábito dos passeios por conta das necessidades, saiba que isto precisará se repetir sempre, ok?

Prática de exercícios físicos

E por fim, a prática de exercícios. Sabemos que os cães precisam praticá-los de forma constante. E as saídas para passeios são excelentes alternativas para esta prática. Um cachorro sedentário pode desencadear muitos problemas. Ele precisa sempre manter o peso ideal. Então, pense sempre na saúde do seu bichinho e ajude-o a se exercitar no dia a dia!

A prática de exercícios em si não precisa ser algo extremamente pesado, corrido e intenso. O simples fato de gastar calorias e energias, já faz o animal ter uma vida muito mais tranquila e saudável. Afinal, quanto mais energia ele acumular, maiores são as chances de ele descarregar em algo que não deveria, como roer móveis e objetos.

Bons passeios.