Com exceção da cor de sua pelagem, o Pastor Suíço é, em todos os aspectos, fisicamente semelhante ao seu ancestral, o Pastor Alemão. Com incrível suavidade e docilidade, o Pastor Suíço é uma raça de cães de trabalho com qualidades excepcionais, mas também um cão de companhia muito agradável, para adultos e crianças.

Sua História

pastor suíço

Foto: Pixabay

Inicialmente, o Pastor Suíço Branco vem da Alemanha, pois seu ancestral é o Pastor Alemão. No entanto, durante as seleções, os Pastores Alemães Brancos foram excluídos do padrão e muitas vezes foram mortos no nascimento para evitar sua reprodução.

Foi então na América do Norte que os pastores brancos foram desenvolvidos na década de 1920; na Europa, eles quase não existiam até a década de 1980, quando estavam de volta. O FCI reconheceu oficialmente a raça em 2003 sob o nome de Pastor Suíço devido ao pedido de paternidade da raça no país.

Características físicas do Pastor Suíço

  • Tamanho: O macho mede entre 58 e 66 cm e a fêmea entre 53 e 61 cm.
  • O macho pesa entre 30 e 40 kg e a fêmea entre 25 e 35 kg.
  • Tipo de cabelo: Pode ser longo ou semi-longo. Em todos os casos, a pelagem é dupla com uma pelagem densa, lisa e bem revestida no corpo e com um subpelo abundante. Algumas ondulações são permitidas.
  • Cor: O Pastor Suíço Branco é, como o próprio nome sugere, de cor exclusivamente branca.

Os diferentes tipos de pastores suíços

Você deve saber que os pastores suíços realmente representam duas raças distintas:

  • Pastor Suíço Branco de pelos compridos
  • O Pastor Suíço Branco de pelo curto

Portanto, esses dois tipos de cães são julgados separadamente durante as exposições de cães. Além do comprimento dos pelos, existem poucas diferenças entre dois cães desta raça. E por uma boa razão, apenas um pelo perfeitamente branco é permitido no padrão da raça.

Características comportamentais do Pastor Suíço

pastor suíço

Foto: Pixabay

O Pastor Suíço é um cão muito ativo, que precisa de estímulo regular para se sentir bem. No entanto, bastante sociável, ele precisa de boa socialização durante seus primeiros meses de vida, para que sua grande sensibilidade não se transforme em medo excessivo quando a idade adulta for atingida.

É um cão alegre, equilibrado e animado que geralmente encanta todos os membros de seu grupo, pois suas qualidades permitem que ele se integre bem à família adotiva.

O que o distingue de seus companheiros é sua grande gentileza e lealdade a seu grupo social. Ele quer e precisa agradar ao seu dono e, portanto, é particularmente cooperativo diariamente.

É também um bom cão de guarda, graças à sua desconfiança natural das pessoas que são estranhas a ele. Particularmente dócil, sua educação geralmente não apresenta problemas.

Ele é realmente muito receptivo e também se destaca em muitos esportes caninos se for bem treinado: agilidade, rastreamento e etc.

Condições de vida do Pastor Suíço

pastor suíço

Foto: Pixabay

Apesar de sua aparência de lobo branco, o Pastor Suíço Branco é um cão bastante calmo que sabe como se adaptar ao seu dono e às suas condições de vida. Ele ainda ficará mais feliz se puder ficar em um jardim ou fizer longas caminhadas. O mais importante para ele é estar com seu dono.

Pastor Suíço em apartamento

Apesar de sua aparência de lobo branco, o Pastor Suíço Branco é um cão bastante calmo que sabe como se adaptar ao seu dono e às suas condições de vida.

A vida no apartamento é possível se esse cão gastar energia o suficiente diariamente. Apesar de tudo, ele ainda ficará mais feliz se puder ficar em um jardim. Muito dependente de seu mestre, o mais importante para ele é estar cercado pelos membros de seu grupo social.

Além disso, se esse cão pastor tem acesso a um jardim ou não, ele terá que ser levado para fora todos os dias para fazer seus exercícios.

Atividades esportivas podem ser propostas para ele, mas é preferível aguardar o fim de seu crescimento.

Necessidade de exercício do Pastor Suíço

O Pastor Suíço é um excelente cão de trabalho, mas também um cão esportivo muito bom que precisa de gastos diários para se sentir bem.

Gastos regulares, sejam físicos, mentais, olfativos ou sociais, permitem, por um lado, liberar a grande energia do Pastor Suíço Branco, fortalecer o relacionamento entre o dono e o cachorro, mas também evitar o aparecimento de distúrbios.

Compatibilidade

pastor suíço

Foto: Pixabay

  • Pastor Suíço Branco e Gatos: Muito sociável, este cão se dá bem com todos os animais, sejam da sua espécie ou não, ainda mais se ele já estiver acostumado com isso desde filhote. Mas tenha cuidado, mesmo que ele se dê bem com gatos em casa, isso não significa que ele se dará bem com todos os gatos.
  • O Pastor Suíço Branco e os outros cães: A socialização desde os primeiros meses de vida do filhote de cachorro torna possível o desenvolvimento e ​​os encontros congêneres. Em casa, ele será capaz de conviver com outro cão e apreciará sua presença, principalmente durante períodos de solidão.
  • O Pastor Suíço Branco e as crianças: Se as crianças respeitarem o cão e aprenderem a se comunicar inteligentemente com ele, a coabitação será perfeita. De fato, o cão pastor suíço é um cão de família muito bom, delicado e paciente com crianças. No entanto, as regras da vida devem ser estabelecidas e respeitadas, isso é válido para todas as raças de cães. Por exemplo, as crianças devem aprender a não incomodar o cachorro quando ele dorme e a não brigar com ele etc.

Saúde do Pastor Suíço

pastor suíço branco

\foto: Pixabay

O Pastor Suíço é um cão saudável, porém propenso a problemas de saúde. Muito apegado ao seu mestre, ele muitas vezes apresenta um problema de ser super apegado ao dono.

  • Resistente: Este cão pastor é robusto, tem uma expectativa de vida muito boa, pois pode ir até 14 anos, sem encontrar grandes problemas de saúde.
  • Suporta calor: Água fresca e regularmente reabastecida sempre deve estar disponível quando está quente. Além disso, um canto na sombra deve ser reservado para o cão durante o tempo quente.
  • Suporta o frio: Sua pelagem dupla, composta por um subpelo abundante, oferece boa proteção contra o clima, mas quando está frio, esse cão pastor prefere ficar aquecido com sua família.
  • Tendência para ganhar peso: Se uma dieta premium é oferecida a ele e ele é consumido o suficiente todos os dias, não há razão para que esse cão ganhe excesso de peso. Você ainda precisa estar vigilante.

Doenças frequentes:

  • Displasia do quadril e cotovelo
  • Predisposição para diarreia
  • Predisposição ao gene MDR1

Higiene e manutenção do Pastor Suíço

pastor suíço branco

Foto: Pixabay

A manutenção deste cão branco, apesar das aparências, é muito simples, algumas escovagens regulares são suficientes para manter seu belo pelo. Apenas um ou dois banhos anuais são recomendados, porque este cão branco tem a vantagem de ter pelos autolimpantes. Os olhos e ouvidos do cão devem ser monitorados e limpos regularmente.

A perda de pelo é moderada, mas constante, sendo acentuada principalmente nas duas mudas anuais, no outono e na primavera. Durante esses períodos, a escovação diária é recomendada.

Alimentação do Pastor Suíço

Frequentemente sujeito a diarreia, é importante escolher uma dieta adequada para cães dessa raça. É recomendado que você procure aconselhamento do seu veterinário para que juntos possam encontrar a melhor dieta para o seu Pastor Suíço.

De qualquer forma, não é um cão “difícil”, no sentido de oferecer alimentação. O mais importante é escolher alimentos de alta qualidade.

Recomenda-se duas refeições por dia para evitar que o Pastor Suíço ingira muita comida ao mesmo tempo.