X

Patas de cachorro: 18 coisas que você não sabia

As patas do cachorro são responsáveis ​​pelo movimento e postura, portanto, são construídas de forma que possam suportar facilmente o peso de seu corpo.

A pata dianteira e a pata traseira são ligeiramente diferentes uma da outra, mas ambas consistem em dedos, pontas dos pés e garras.

Apesar da função extremamente importante das patas de um cão, elas são – ao contrário do que parece – muito sensíveis e suscetíveis a danos. Portanto, devemos ter um cuidado especial com elas e verificar regularmente o seu estado. O que mais devemos saber sobre a estrutura das patas do nosso animal de estimação?

Patas de cachorro – Curiosidades

Pata de cachorro – Foto: Freepik

Dos 319 ossos, em média, que compõem o esqueleto de um cachorro, um punhado deles (por assim dizer) são dedicados às patas. Junto com os ossos, as patas dos cães incluem:

  • Pele,
  • Tendões,
  • Ligamentos,
  • Suprimento de sangue e
  • Tecido conjuntivo.

1 – Almofadas das patas de cachorro são amortecedores

As almofadas digitais e metacarpais funcionam como amortecedores e ajudam a proteger os ossos e as articulações. As almofadas carpais funcionam como freios e ajudam o cão a andar em encostas escorregadias ou íngremes.

2 – Almofadas isolam patas de cachorro de temperaturas extremas

Pata de cachorro – Foto: Freepik

As almofadas das patas têm uma camada espessa de tecido adiposo que isola os tecidos internos do pé de temperaturas extremas, pois não conduz o frio tão rapidamente.

Enquanto isso, conforme a pata fica fria ao atingir o solo, as artérias transferem o sangue gelado de volta para o corpo, onde ele se aquece novamente. Por causa dessas características, os cientistas acreditam que os cães domésticos evoluíram em ambientes mais frios antes de se espalharem para outros climas.

3 – Almofadas das patas de cachorro protegem o cão ao caminhar

As almofadas também oferecem proteção ao caminhar em terrenos acidentados. Os cães que ficam muito ao ar livre e expostos a superfícies ásperas têm a pele das patas mais grossa e áspera; cães que ficam mais dentro de casa e andam em superfícies mais lisas têm almofadas mais macias.

As almofadas também ajudam o cão a distinguir entre diferentes tipos de terreno.

4 – Os cães são animais digitígrados

Isso significa que seus dedos – não os calcanhares – suportam a maior parte do peso quando andam. Por isso, os ossos dos pés dos cães são muito importantes.

5 – Raças de climas frios tem patas de cahcorros maiores

Homem segurando a pata do cachorro – Foto: Freepik

Raças de climas frios, como São Bernardo e Newfoundlands, têm patas maravilhosamente grandes com áreas de superfície maiores. Suas patas grandes e moles não são por acaso; elas os ajudam a pisar melhor na neve e no gelo.

6 – Terra Nova têm os dedos mais longos de todas as raças e os labradores vêm em segundo lugar

Ambas as raças também têm pés palmados, o que os torna excelentes nadadores. Outras raças com pés palmados incluem o Chesapeake Bay retriever, o cão de água português, o Spaniel e o ponteiro alemão.

7 – Algumas raças têm o que chamamos de “pés de gato”

Estas raças têm um terceiro osso digital curto, resultando em um pé felino compacto; esta proeza aumenta a resistência do cão.

8 – Algumas raças tem “pés de lebre”

Por outro lado – er, pata – algumas raças têm “pés de lebre”, que são alongados com os dois dedos do meio mais longos do que os dedos dos pés.

As raças de pés de lebre incluem algumas raças como o:

  • Samoyeda,
  • Bedlington terrier,
  • Skye terrier,
  • Borzoi e
  • Galgo.

Suas pegadas são mais delgadas e alongadas.

9 – Você adora massagear suas mãos? O seu cachorro também!

Cachorro dando a pata – Foto: Freepik

De acordo com a ASPCA , uma massagem nas patas irá relaxar o seu cão e promover uma melhor circulação. Eles recomendam esfregar entre as almofadas na parte inferior da pata e, em seguida, esfregar entre cada dedo do pé.

10 – O cachorro tem um quinto dedo adicional

Na pata dianteira há um quinto dedo adicional, que é colocado significativamente mais alto que os outros e não toca o solo. Assim, pode ser útil quando um cão precisa se segurar em algo, como comer ou morder.