A placa de identificação no cão é uma das ferramentas mais úteis quando o assunto é segurança e responsabilidade. No entanto, há ainda tutores que não ligam para este tipo de precaução, causando problemas cada vez maiores para o animal que, eventualmente, pode fugir.

É claro que não queremos que o animal fuja e se perca. E trabalhamos para que isto não aconteça. No entanto, algumas ações são importantes para certificar-se que, caso aconteça, o cão fique bem. E uma delas, é justamente identificar o animal. Isto pode parecer óbvio, mas não é feito da forma que deveria.

No texto de hoje, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!

Placa de identificação no cão

Foto: Freepik

Placa de identificação no cão

A placa de identificação no cão é fundamental para manter o cachorro em segurança. Ela é mais uma ferramenta útil em caso de imprevistos. Encontrar um cão perdido pode ser uma das atividades mais difíceis que um tutor pode enfrentar. E difícil não somente no sentido prático da busca. Mas também, no sentido mental e psicológico.

Imagine a ansiedade gerada em você e no cão, caso haja uma fuga pela cidade? É indescritível a sensação de frustração e de impotência quando este tipo de situação acontece. E isto se deve principalmente pelo fato de que o cachorro não sabe se comunicar. Caso ele viva somente em ambientes fechados, a experiência pode ser ainda mais traumática, pois ele poderá se machucar e até mesmo machucar outras pessoas.

Por isso, veja os benefícios em ter uma simples placa de identificação no bicho. Uma atitude simples pode significar muitas dores de cabeça a menos!

Não subestime uma possível fuga

O primeiro passo para que seu cão tenha uma vida muito mais tranquila e menos estressante, é entender que ele pode fugir. Por mais que hajam formas de controlar ou evitar este problema, você pode e deve sempre considerar a possibilidade. Pois é somente desta forma que conseguimos construir um pensamento mais preventivo para a vida do animal.

É muito comum os cães ficarem estressados em diversas situações do dia a dia. E, eventualmente, em algumas destas situações ele pode simplesmente “perder o controle” emocional e sair em disparada. Por exemplo, se o seu cachorro estiver o quintal latindo para outros animais enquanto você está entrando pelo portão, a fuga pode acontecer em poucos segundos. E por isso, você precisa prestar atenção em tudo.

Então, ter uma placa de identificação no cão poderá ser muito útil caso este incidente de fuga aconteça, seja onde for. E os benefícios são enormes. Desde o fato de ter informação para entrar em contato com o dono, até para questões psicológicas. Vamos explicar, acompanhe o texto.

Placa de identificação no cão

Foto: Freepik

Um cão com placa de identificação é facilmente reconhecido

O primeiro ponto positivo de ter uma placa de identificação no cão, é entender que através dela, o animal será facilmente reconhecido. E isto é óbvio. Por exemplo, você poderá confeccionar um modelo que fique alojado na coleira para que, ao entrar em contato com alguma pessoa estranha, o cão tenha seu reconhecimento feito facilmente.

Além das fugas de casa, o cão poderá também fugir durante passeios. Ter problemas durante o passeio com o cão pode ser comum, principalmente para tutores de primeira viagem ou mesmo animais que não tenham o hábito de passear e estão o adquirindo. Por exemplo, o cachorro pode facilmente se desprender ou fazer tanta força a ponto de você perder a guia.

Quando isto acontecer, é muito comum que o cachorro sairá correndo em direções aleatórias. Ou, irá até locais em que há outros cães ou outras pessoas. Se você o perder de vista, a plaquinha poderá facilmente servir de base para que alguém ligue e encontra o dono.

Sua ansiedade fica muito mais controlada caso o cão fuja

Um cachorro possessivo, bravo ou inquieto pode facilmente desenvolver situações de ansiedade extrema. Seja se ele está preso dentro de casa ou mesmo que ele esteja no quintal vendo outros cães, a situação mental dele pode ficar muito comprometida. E o mesmo acontece com a sua saúde mental quando o cachorro foge.

Uma placa de identificação no cão pode fazer uma série de problemas serem evitados de formas eficientes. Quer um exemplo? Veja só. Se o seu cachorro fugir pela rua e você não conseguir encontrá-lo durante os próximos vinte ou trinta minutos, uma série de angústias começarão a se desenvolver em você. Afinal, você quer encontrá-lo.

Placa de identificação no cão

Foto: Freepik

Agora, se este mesmo incidente de fuga ocorrer e você não encontrá-lo, terá um objeto para depositar esperanças e manter-se um pouco mais calmo: exatamente, a identificação na coleira! Viu só como este item é tão importante não só para a saúde e segurança do animal, como também da sua? Ou seja, só há pontos positivos em ter uma placa de identificação no cão.

As pessoas olharão para o cão de forma diferente

Um cachorro de rua muitas vezes é passado despercebido. Afinal, no Brasil a realidade de animais sem dono nas ruas das grandes e pequenas cidades é muito triste. E por isso, eles acabam se tornando “paisagem” para a maioria das pessoas. Ou seja, se há um cão na rua, automaticamente as pessoas associam com um cão de rua e não ligam. O que é muito triste.

No entanto, caso o seu animal se perca e fique pela rua, a placa de identificação chamará atenção. Ou seja, se sem a placa as pessoas não ligariam, com a placa elas passam a perceber que este cachorro fugiu e é de alguém. E isto aumenta muito as chances de alguém parar, pegar as informações e acionar o dono!

coleira do cachorro

Foto: Freepik

Seja responsável e evite problemas maiores

A responsabilidade ao adotar um cão precisa estar alinhada a uma qualidade e segurança de vida para o animal. Por isso, ser responsável é um dos pontos mais importantes para quem nunca teve um cão e pensa em ter. Tomar cuidados básicos como a simples plaquinha de identificação, pode evitar uma série de dores de cabeça. Por isso, tome as devidas providências com seu animal e cuide bem dele!