Se o cachorro está tremendo enquanto dorme, a maioria dos tutores fica preocupada, uma vez que isso por ser absolutamente normal, mas também por ser motivo de preocupação.

Sendo assim, é importante conhecer as principais causas desses tremores e, assim saber quando é preciso se preocupar e, quando não.

Nesse post vamos falar sobre quais são as principais causas de tremores em cães e, assim você vai saber quando se preocupar se o cachorro está tremendo enquanto dorme.

Cachorro tremendo enquanto dorme: de onde vem o problema?

Cachorros filhotes

Cachorros filhotes – Foto: Freepik

Grande parte dos tutores se preocupa muito quando vê que o cachorro está tremendo enquanto dorme.

Isso porque a primeira coisa que vem em mente é que seja um quadro de convulsão. Mas se você já vai logo ficando ansioso com isso, tenha calma.

É normal que um animal tenha tremores durante o sono. Os tremores podem ser nas patas, nos olhos e, existem os pets que até uivam durante o sono.

Tudo isso é muito comum e, na maioria das vezes não tem porque se preocupar. Assim como acontece com os humanos, um cão pode tremer durante o sono.

Basicamente, existem três estágios, que são: o sono de ondas leves, o movimento lento dos olhos e, o movimento rápido dos olhos.

De acordo com especialistas em sono canino, os cachorros sonham justamente nesse estágio de movimentação rápida dos olhos.

Nessa etapa eles começam a ter vários tipos de movimentos involuntários. Só não se sabe bem o que eles sonham, mas é provável que seja com fatos do dia a dia.

Estudiosos sugere, que os cães tremem enquanto dormem porque sonham com fatos já ocorridos e, então começam a se movimentar de maneira descontrolada.

Assim, é bem comum ver que os pets comecem a mexer as suas patinhas realmente como se estivessem correndo por aí.

Entendendo que cada animal é único

Cachorro dormindo de barriga para cima

Cachorro de barriga para cima – Foto: Freepik

Cachorro tremendo enquanto dorme é uma situação bastante comum, mas ao mesmo tempo, essa é uma manifestação que acontece apenas no sono profundo.

Então, você não verá o animal se movimentar assim sempre, mas sim quando ele estiver com a musculatura completamente relaxada.

Esse estado avançado de relaxamento é mais comum quando o cão fica deitadinho de lado e, por isso, é comum ver o animal tremer bastante quando está nessa posição.

E mesmo que o seu pet costume mesmo dormir de lado, não é certo que ele vá tremer como se estivesse correndo por aí.

Esses tremores em geral são mais comuns em alguns momentos da vida do animal do que em outros.

Os filhotes, por exemplo, costumam relaxar muito mais durante o sono, uma vez que não ficam tão alertas. Por isso, eles têm uma maior tendência ao relaxamento.

Os animais idosos também podem apresentar um maior nível de relaxamento e, costumam sonhar bem mais.

Nesses casos, pode ficar tranquilo porque é super normal o cachorro estar tremendo enquanto dorme.

Mas se por acaso você achar que o cachorro está tendo um comportamento estranho e, que pode haver um problema, você pode chamar ele de maneira tranquila.

Tente não dar um susto no cachorro porque ele pode até passar mal com isso. Mas chame o nome dele e, se ele parar de tremer para olhar para você, é porque só estava mesmo sonhando.

Cachorro tremendo enquanto dorme: pesadelos

Você sabia que, assim como os humanos, os cães também podem ter pesadelos? Sendo assim, existe a possibilidade de o animal também tremer de medo.

Se você achar que pode haver algum problema, pode tentar fazer o mesmo teste e chamar o seu animalzinho pelo nome.

É importante avisar que nesse caso é melhor só ir falando o nome do cachorro, mas não passar as mãos nele. Isso porque se o pet se assustar, pode acabar te mordendo.

É preocupante se o cão treme dormindo?

Nesse estágio de sono profundo, é normal se o cão está tremendo enquanto dome. E quando isso acontece, geralmente tende a parar logo.

Esse estágio de movimentos rápidos dos olhos costuma ter duração de apenas alguns minutos. Então, essas tremidas tendem a passar bem rapidamente e, então o cão se acalma.

Assim como acontece com os humanos, esses tremores são normais e, no máximo indicam que o pet está em um sonho mais agitado. No entanto, não indica problemas de saúde mais sérios.

Em geral, ao chamar o cão ele vai logo parar de tremer para te atender. Mas se isso não acontecer, você pode começar a pensar que a causa da tremedeira seja outra.

Entenda os estágios do sono

cachorro tremendo enquanto dorme

Cachorro dormindo – Foto: Freepik

Em geral, os cachorros que dormem mais encolhidos, ficam com a musculatura tensionada e rígida. Isso faz com que tremam menos.

Por outro lado, os pets que entram em sono profundo e dormem de lado ou de barriga para cima tendem a relaxar e tremer bem mais.

Mas é importante conhecer os principais estágios do sono dos cães, que são NREM, o REM e o SWS.

O estágio NREM é quando o animal está em um estado de sono em que os seus olhos se movimentam de maneira mais lenta.

Por outro lado, o REM é quando o pet move os olhos muito rapidamente. Os dois estágios são de sono profundo e relaxamento intenso.

Já o estágio SWS é quando acontecem reações bem mais brandas durante o sono do pet. Isso geralmente acontece quando o animal está só cochilando e, não há tremor nesse caso.

De acordo com os especialistas, se o cachorro está tremendo enquanto dorme significa que ele provavelmente está no estágio REM.

Podem ocorrer casos mais graves

Ver o cachorro tremendo enquanto dorme geralmente é bem normal, mas também é possível que isso tenha causas e significados totalmente diferentes.

Se você der uma olhadinha no pet e perceber que além de tremer muito forte ele ainda está com a respiração muito ofegante, então é possível que se trate de um caso de convulsão.

Se por acaso isso realmente estiver acontecendo com o seu cãozinho, você vai perceber que o corpo dele também vai se tornar enrijecido

Além disso, em caso de convulsão o animal fica sem consciência e, por isso não consegue responder aos diferentes estímulos do ambiente.

Mesmo que isso possa assustar e, que esta realmente seja uma situação bem mais delicada o seu cachorro precisa de você tranquilo para que possa ajudar ele.

Nesse caso, o melhor que você pode fazer é entrar imediatamente em contato com o veterinário responsável pela saúde do pet e, levar o animalzinho imediatamente ao consultório.

Somente o médico veterinário poderá diagnosticar o seu pet adequadamente, verificando se por acaso se trata de um caso de epilepsia.

Outro motivo que comumente leva os animais a tremerem enquanto dormem, é a hipoglicemia. Nesses casos, há uma queda significativa nos níveis de açúcar no sangue do animal e, isso leva à convulsões.

Por mais que isso possa acontecer por diferentes motivos, o mais comum é que o animal não tenha uma alimentação adequada.

Então, em caso de hipoglicemia, deve-se fazer um bom acompanhamento com o médico veterinário.

O frio também pode fazer o cachorro sonhar enquanto dorme

piloerecao do cachorro

Cachorro com frio – Foto: Freepik

Se o seu cachorro está tremendo enquanto dorme, você deve pensar em considerar a temperatura ambiente.

Algumas raças de cachorro possuem uma sensibilidade bem mais elevada ao frio e, com isso, podem tremer mais.

Sobretudo os animais de pelagem curta, menos densa e, os que possuem percentual reduzido de gordura corporal podem tremer muito mais.

Para evitar isso, sobretudo durante a noite nos dias mais frios, procure oferecer ao seu pet uma cama confortável e uma roupinha quente.

Isso vai evitar a situação do cachorro tremendo enquanto dorme e, proporcionar um momento de sono muito mais confortável e prazeroso para o pet.

Como saber quando o cachorro está com convulsão?

rottweiler deitado

Cachorro fazendo pose. Foto: Freepik

As convulsões em geral ocorrem por uma série de problemas de saúde e, por isso, se você perceber que a questão é essa, é preciso levar o animal imediatamente a um atendimento veterinário.

Geralmente, os tremores do cachorro enquanto dorme se deve a mudanças no estágio do sono.

A maior diferença é que nesse caso o animal vai apresentar um certo grau de consciência, o que não acontece em casos de convulsão.

Além disso, os tremores de uma convulsão são muito intensos e, o cão não consegue se movimentar por conta própria nesse caso.

Causas de o cão estar tremendo

Além de questões que fazem o cachorro tremer enquanto dorme, existem muitos motivos para os tremores no dia a dia.

Sendo assim, se você perceber que o seu cachorro está tremendo, deve tentar observar outros sinais que possam ajudar a mostrar exatamente o que está acontecendo com ele.

É importante ter em mente que isso pode acontecer tanto por conta de problemas psicológicos quanto físicos.

Então, é preciso ter bastante cautela para avaliar corretamente o que está acontecendo com o pet.

Como saber se o cachorro está tremendo de dor?

cachorro está tremendo enquanto dorme

Filhote de cachorro dormindo – Foto: Freepik

Frequentemente o cachorro tremendo pode estar com uma dor muito forte e, isso pode ser bastante preocupante.

Uma das melhores maneiras de saber se o cachorro está tremendo de dor é fazendo apalpações leves pelo ser corpo e, ir observando como o pet reage.

Agitação, respiração ofegante e uma diminuição significativa no apetite são sinais importantes de que o cão está com dor. Ele pode também fazer vocalizações.

Verifique se o cachorro está tremendo de febre

A febre pode acontecer por conta de uma série de motivos e, a melhor maneira de saber se o animal está tremendo por esse motivo é levando-o ao veterinário para medir.

Ainda assim, existem alguns sinais bem claros de que um animal está com febre e, os seguintes pontos indicam isso:

Então, se juntamente com os tremores surgirem também alguns desses sinais, você precisa começar a pensar se o animalzinho está realmente com febre.

Muitos tutores costumam tentar identificar a febre pela temperatura do focinho ou das orelhas, mas o mais adequado é fazer a medição retal.

Cachorro tremendo enquanto dorme pode ser cinomose

cachorro está tremendo enquanto dorme

Cão deitado – Foto: Freepik

A cinomose canina é mais um dos motivos pelos quais o cachorro pode apresentar tremor enquanto dorme.

Infelizmente, essa é uma doença infecciosa grave, que é causada pelo vírus da família Paramyxovirus, o Morbilivírus.

Ela afeta cães não vacinados e, é extremamente contagiosa. Sendo assim, é fundamental manter a vacinação do pet em dia.

Os primeiros sinais da cinomose costumam ser diarreia e vomito, uma vez que o sistema digestório é acometido com frequência.

Com o passar dos dias a doença evolui rapidamente e, começam os tremores, além de secreções amareladas na região dos olhos e nariz do cão.

Em animais acometidos pela cinomose, os principais sinais observados são os seguintes:

  • Perda de apetite
  • Diarreia
  • Apatia
  • Vômito
  • Febre
  • Pus
  • Secreções oculares (remela)
  • Convulsões
  • Paralisias
  • Falta de coordenação e tremores

Cachorro tremendo por causas psicológicas

cachorro está tremendo enquanto dorme

Cão com medo – Foto: Freepik

Muitas vezes, se um cachorro está tremendo enquanto dorme ou, até mesmo quando está acordado, pode ser que ele esteja com problemas psicológicos.

Isso pode acontecer por uma série de motivos e, é preciso avaliar as situações com bastante cuidado e atenção para tentar descobrir exatamente o que o animalzinho tem.

São muitos os sentimentos que podem ocasionar tremores nos animais e, os principais são os seguintes:

  • Medo: pode ocorrer por vários motivos, como barulhos altos, como de musica, trovões, fogos de artifício e, até mesmo de pessoas e outros animais. Nesse caso o pet pode não ter sido devidamente socializado;
  • Ansiedade: é comum que os animais sofram de ansiedade, inclusive por conta da separação em relação ao tutor;
  • Estresse: um cão estressado pode apresentar tremores intensos. É comum que isso aconteça quando a rotina do animal é inadequada ou, quando não há uma rotina bem estabelecida;
  • Agitação excessiva: o cachorro também pode tremer muito quando está agitado.

Nesses casos de tremor psicológico é importantíssimo identificar as causas e, então tomar atitudes adequadas que ajudem a reverter o problema.

Conclusão

Se o cachorro está tremendo enquanto dorme, é bem provável que ele esteja apenas sonhando.

Mas se você achar que pode ser algo mais grave, leve o animal ao veterinário.