Não se pode negar que o cão Pug é inegavelmente fofo, não é? Esse cachorro é muito famoso entre as pessoas que desejam um animalzinho mais calmo para ser criado em um apartamento.

Aliás, a história do cão Pug é muito interessante. É provável que a raça tenha surgido por volta de 700 a.C. no império chinês. Há certos documentos que indicam, de fato, que esse cão fazia até mesmo parte da realeza da China Antiga.

A partir do século XVI, então, o cão Pug foi levado a países da Europa, devido aos comerciantes que negociavam com a China. Foi, enfim, nesse momento, que o Pug começou a se tornar popular. No Brasil, apesar de estarem presentes a partir de 1950, esses cães só ficaram populares no início dos anos 90.

Fatos sobre o Pug

Saiba um pouco mais sobre esses cãozinhos que, com certeza, encantam por onde passam:

1. O cãozinho da raça Pug possui uma estimativa de vida de uns 13 anos

Para ter um cãozinho desses, portanto, você tem que ter em mente que eles viverão, a princípio, em média o período de 13 anos. Pode acontecer de viverem mais, assim como pode acontecer de viverem menos.

2. O cão Pug apresenta uma saúde mais frágil

pug

Para ter um cãozinho da raça Pug, é, sobretudo, necessário estar ciente de que esses cães possuem uma saúde muito frágil. Eles tendem a desenvolver a obesidade, por isso a alimentação necessita ser balanceada.

Além disso, o cão pug precisa de cuidado com relação à respiração em épocas de muito calor, já que ele possui o focinho achatado.

Como o cãozinho Pug tem dificuldades nesse processo, ele acaba sendo muito afetado pelo calor. Além disso, esse calor pode ser prejudicial para a saúde do cachorro a ponto de levá-lo a morte.

3. Os Pugs são apegados aos seus donos

pug dormindo

Com efeito, ter um Pug é ter um cãozinho companheiro em todos os momentos. Aliás, eles adoram muito carinho e colo. Também são muito apegados aos donos e convivem de forma harmoniosa com todos.

Se você gostar de dar colo aos bichinhos, ter um Pug é uma boa pedida. Eles adoram mimo e colo. Mesmo os carinhos vindo de crianças.

4. O cão da raça Pug pode ser preguiçoso

Mas não se preocupe, eles adoram brincar por mais que não sejam tão fãs de atividades físicas. Aliás, eles se adaptam muito bem à apartamentos e à lugares menores.

5. Um cão Pug pode ser teimoso

O cãozinho da raça Pug é inteligente, mas com isso também vem a sua teimosia. Por isso, é importante que recebam comandos para que não dominem o lar.

6. É preciso limpar as ruguinhas do cão Pug

pug

Por mais charmosas que sejam, essa característica também acaba por ser um pouquinho problemática aos Pugs. Isso porque ali podem se desenvolver fungos e bactérias. Por isso, o mais indicado é limpá-las com um pano seco ou um lenço umedecido próprio para cães.

7. Seu cão Pug não tem a habilidade de nadar

As características do pequeno corpo do Pug fazem dele um péssimo nadador. Por isso, todo o cuidado é pouco com piscinas ou outros lugares nos quais esses fofinhos podem correr o risco de se afogar.

8. O Pug é muito sentimental

pug

Por ser um cãozinho muito apegado ao seu dono, ele acaba se magoando com muito mais facilidade quando é chamada a sua atenção. Ao contrário do que se pensa, eles percebem quando os donos estão chateados.

9. Não se engane com os pelos curtos, o seu cãozinho Pug pode soltar muito pelo

Uma boa alternativa é pedir ao seu veterinário indicação de produtos higiênicos que possam ser usados para o controle da queda. Além disso, escovar o pelo do seu cachorrinho todos os dias pode fazer com que não fiquem tão espalhados pela casa.

10. Eles podem sofrer de espirro reverso

pug

Logo, se você perceber que o seu cão Pug puxou o ar com muita rapidez e força e, além disso, emitiu um som semelhante a um engasgo, pode ser um espirro reverso. É normal se ocorrer eventualmente, especialmente em cães que tem o focinho mais achatado.

11. Não estranhe se o seu cão Pug inventar de fazer xixi “plantando bananeira”

No mundo dos cães, inesperadamente, quanto mais alta é a marcação de território, ou da urina, mais fica a impressão de que o cão que marcou é maior perante os outros. Como os Pugs são pequenos, eles acham essa forma de “burlar o sistema”.

12. Por mais que sejam preguiçosos, ainda é bom que seu cão Pug tenha alguns brinquedos

olfato do cachorro

Mesmo que não seja tão frequente, eles também têm as horas em que acham os chinelos ou quaisquer outros objetos à sua volta apetitosos. Para esses momentos, ter os próprios brinquedos fará com que o seu Pug poupe aquele livro que está em cima do sofá ou aquele chinelo que está por perto.

13. Eles necessitam de cuidados com os olhos

Por ter os olhos saltados, o Pug necessita de cuidados especiais. É importante que você sempre limpe os olhos do seu cachorrinho com soro fisiológico.

Além disso, caso você perceba a presença de algum machucado perto dos olhos do seu Pug, não pense duas vezes antes de levá-lo a um médico veterinário. Afinal, essas lesões podem levar á sérias complicações.

Quer comprar um cão da raça Pug?

É importante que você saiba que esses cães demandam tempo, dinheiro e, sobretudo, muitos cuidados devido a sua saúde frágil. Não se esqueça de que a partir do momento em que você decide fazer a compra de um animalzinho desses, está assumindo uma vida.

No entanto, tenha em mente que todo o cuidado, carinho e atenção que você terá que dispor ao seu cãozinho Pug voltará para você. Os Pugs, assim como outros cães, têm muito amor e carinho a oferecer. Cuide bem do seu bichinho de estimação!