O cão é considerado o melhor amigo do homem, mas este não é o caso do lobo. Embora eles tenham ancestrais em comum, eles têm grandes diferenças. Diferenças menos importantes no caso de cães nórdicos ou híbridos, é claro, mas a linha que separa os cães dos lobos ainda é bastante acentuada. Por isso, explicaremos quais são as diferenças entre cães e lobos.

Lobos e cães são da mesma espécie, mas…

Você sabia que cães e lobos pertenciam à mesma espécie? Ambos são membros da Canis lupus, uma espécie à qual todos os lobos pertencem, bem como o cão doméstico, cujo nome latino é Canis lupus familiaris.

A espécie de Canis lupus é formada por diferentes tipos de lobos, por exemplo:

  • O lobo euro-asiático
  • O lobo ibérico
  • O lobo russo

Embora a espécie seja a mesma, essa classificação de subespécies nos mostra a diferença entre o cão doméstico e o lobo atual. E essas diferenças se devem principalmente ao processo de domesticação implementado em cães, o que não é natural nos lobos e causou grandes diferenças fisiológicas entre os dois.

As diferenças físicas entre cães e lobos

cães e lobos

Foto: Freepik

  • Diversidade de tamanhos. O tamanho do lobo varia muito pouco de um espécime para outro, enquanto em cães há grandes diferenças de tamanho entre certas raças.
  • Focinho. Muitas raças caninas têm focinho curto, o focinho dos lobos sempre será alongado.
  • Orelhas.  Algumas raças de cães podem ter orelhas caídas, isso nunca será o caso de lobos que têm todas as orelhas levantadas quando adultos.
  • Pelagem. O lobo tem pelagem mais curta e cores menos variadas que o cachorro.
  • Estômago. Tanto o cão quanto o lobo são carnívoros. No entanto, devido à domesticação e à dieta variada dos cães, certas mudanças fisiológicas no sistema digestivo foram observadas ao longo dos anos. A adição de carboidratos à dieta do cão permitiu que eles digerissem amido, algo que não é possível para um lobo que terá problemas para absorver nutrientes de muitos alimentos para cães.
  • Dentes. Tanto os lobos quanto os cães têm o mesmo número de dentes, mas eles, junto com o crânio e a mandíbula, são maiores e mais fortes no lobo.
  • Face. Os cães têm rostos mais redondos e olhos maiores que os lobos.
  • Patas. Os lobos têm patas enormes em comparação com as de um cachorro, e os dois dedos da frente e do meio são muito mais longos que os laterais. Com isso, eles podem saltar dos dedos dos pés, flexionar os tornozelos mais longos, manter os cotovelos juntos e saltar a distâncias incríveis. É assim que um lobo pode economizar energia e ir tão longe em comparação com um cachorro.

Diferenças de comportamento entre cão e lobo

O comportamento do lobo e do cachorro mostra diferenças importantes, por exemplo:

Cães são sociáveis

malamute do alaska

Foto: Freepik

Os cães agora são sociáveis ​​e gostam da companhia de outros animais e de seus amigos humanos. Os lobos são muito mais territoriais e são cautelosos e temerosos em situações que não conhecem ou consideram perigosas. por exemplo, a presença de humanos.

Os lobos não latem

Os lobos não latem, mas rosnam e uivam para a lua, como a lenda popular diz tão bem.

Laços familiares do lobo

Embora esses dois animais avancem em bandos, os lobos mantêm uma estrutura social muito complexa. Além disso, dentro da matilha, um par reprodutor é estabelecido e nunca se separa, a menos que um dos membros do casal morra ou desapareça.

Os lobos são independentes

Os lobos são auto-suficientes por natureza e desenvolvem um instinto predatório muito mais forte que o cão. Da mesma forma, eles nunca se reproduzem em tempos de escassez de alimentos. O cão, por outro lado, está totalmente acostumado a um ambiente família.

Lobos amadurecem mais rápido que cães

cães e lobos

Foto: Freepik

Os filhotes de lobos e cães domésticos são desmamados em cerca de 8 semanas. No entanto, filhotes de lobo selvagem amadurecem muito mais rápido que cães domésticos.

Estudos comparando a capacidade de cães e lobos mostram que filhotes de lobo podem resolver quebra-cabeças em uma idade muito mais jovem. E isso faz sentido. Eles precisam amadurecer mais rapidamente para poder sobreviver na natureza, enquanto os filhotes de cães domésticos nos pedem para cuidar deles.

Quando seu cão completar 2 anos de idade, provavelmente ainda será seu companheiro fiel e ao longo da vida. Especialistas dizem que os lobos serão um bom companheiro por cerca de seis meses, momento em que podem se tornar difíceis de lidar.

Lobos e cães se reproduzem de maneira diferente

Ao contrário dos cães que podem se reproduzir várias vezes ao longo do ano, os lobos se reproduzem apenas uma vez por ano. Eles também têm uma estação de reprodução rígida. Ocorre de fevereiro a meados de março, com os filhotes nascendo em abril e maio.

Seus tamanhos de ninhada também diferem. Um lobo te uma média de quatro a cinco filhotes, enquanto as ninhadas de cães podem variar.

Embora as mães de lobos e cachorros cuidem de seus filhotes, os cães cuidam dos filhotes sem a ajuda do pai. Já as matilhas de lobos são compostas por uma mãe e um pai lobo e seus filhos. Os cães, por outro lado, não formam grupos familiares da mesma maneira.

Nutrição canina x nutrição do lobo

cães e lobos

Foto: Freepik

Cães são onívoros que evoluíram para comer o que comemos. Por outro lado, o sistema gastrointestinal de um lobo pode processar carnes cruas, ficar mais tempo sem refeições e absorver nutrientes de uma maneira diferente da de um cão doméstico. Eles também comem mais do que os cães.

Lobos são tímidos. Os cães geralmente não são!

Apesar de serem retratados em alguns veículos como cruéis, os especialistas dizem que os lobos são realmente tímidos e evitam as pessoas. Também é incrivelmente raro que um lobo ataque uma pessoa.

A importância de proteger os lobos

A população de lobos está se tornando mais fraca e isso se deve claramente à presença de homens. Apesar da existência de algumas áreas onde são consideradas espécies protegidas, em muitas outras são caçadas e/ou cruzadas com cães.

Essas diferenças entre cães e lobos apenas nos mostram quanto os lobos devem permanecer livres em seu habitat natural e que é nosso dever protegê-los.

Dados esses fatos sobre os lobos, se você tem o coração voltado para a aparência de lobo, os especialistas recomendam a adoção de uma raça como Akita, Malamute do Alasca, Samoieda, Husky e Pastor Alemão.