A ansiedade para levar um filhote para casa Ă© enorme. Todos os donos de pet jĂĄ passaram por isso. Sejam adotados ou adquiridos em canis especializados, sejam os donos adultos ou crianças, sejam os cĂŁes SRDs ou de raça… a vontade de tĂȘ-los animando nossa rotina Ă© grande demais e, algumas vezes, queremos fazer o tempo correr mais rĂĄpido e pegar o filhote como estĂĄ para darmos todo o carinho do mundo. PorĂ©m, essa vontade, se concretizada, pode fazer mal ao filhote e afastĂĄ-lo da mĂŁe e da ninhada antes do tempo pode prejudica-lo em mais aspectos do que vocĂȘ imagina.

Filhotes de cachorros

A ansiedade para levar um filhote para casa Ă© grande, pois Ă© uma fase realmente adorĂĄvel.

Antes de levar um filhote para casa

É importante ressaltar primeiro que o aspecto psicolĂłgico do cĂŁo funciona diferente do humano. Se o processo for levado da forma natural, sem maus tratos e com o tempo certo, a tendĂȘncia Ă© que o cĂŁo nĂŁo crie traumas, pois, os cĂŁes nĂŁo vivem no passado – eles vivem o presente.

Claro que experiĂȘncias fortes e agressĂ”es podem gerar inseguranças e reaçÔes instintivas como consequĂȘncia, porĂ©m, se tudo for feito de forma saudĂĄvel, o cĂŁo nĂŁo ficarĂĄ lembrando da mĂŁe ou dos irmĂŁos com saudades – isso Ă© coisa de humanos!

Filhotes de cachorros

Se feito de forma natural e com carinho, a tendĂȘncia Ă© que o filhote se adapte facilmente Ă  nova famĂ­lia.

PorĂ©m, isso nĂŁo quer dizer que vocĂȘ o tratarĂĄ com indiferença ou descuido. Pelo contrĂĄrio: vocĂȘ deve cuidĂĄ-lo com carinho e amor para que ele se adapte rapidamente ao novo ambiente e se sinta confiante na nova rotina e com os novos membros da sua pequena matilha.

A insegurança, no inĂ­cio, Ă© normal, pois os cheiros sĂŁo novos, as pessoas sĂŁo novas, o ambiente Ă© novo. Mas, se tratados com carinho, disciplina e atenção, a tendĂȘncia Ă© que se adaptem rapidamente no dia a dia da famĂ­lia sem maiores transtornos.

Quando levar um filhote para casa?

Hå quem diga que o prazo ideal para levar retirar um cão da ninhada é de 40 dias. Porém, este prazo é questionåvel, principalmente quando se considera a amamentação e a sociabilização e interação do cão que são aprendidos com a mãe.

Sociabilização

Sim, muitas questÔes comportamentais båsicas como a sociabilização são aprendidas cedo, com a mãe dos filhotes. A mãe controla håbitos dos cães e lhes impÔe limites. Quem jå teve a oportunidade de observar uma ninhada de filhotes recém-nascidos, jå deve ter percebido movimentaçÔes interessantes. Por exemplo: a mãe se levantar quando cansa de se amamentar. Ou a mãe rosnar e latir rapidamente quando os filhotes estão muito efusivos ao seu redor. Ou, ainda, apanhå-los com a boca para retirå-los de algum lugar no qual, segundo ela, o filhote não deveria estar.

Cachorros Filhotes

As mĂŁes ensinam muito aos seus filhotes

Este Ă© um tipo de disciplina quase insubstituĂ­vel, pois, sĂł os cĂŁes conseguem se comunicar da forma que se comunicam. Os limites impostos pela mĂŁe e a forma que elas os exige Ă© muito mais fĂĄcil para a compreensĂŁo dos cĂŁezinhos do que o nosso “nĂŁo!”. Enquanto eles irĂŁo se esforçar muito para nos entender, com a mĂŁe, a mensagem Ă© captada mais facilmente e ela, como lĂ­der dos filhotes, a obediĂȘncia vem quase que imediatamente.

AlĂ©m da mĂŁe, existe a convivĂȘncia com os irmĂŁos de ninhada que tambĂ©m ensina muito. Entre eles, Ă© trabalhada a segurança e a coragem nas brincadeiras. Um cĂŁozinho inseguro pode ser um problema sĂ©rio para os futuros donos. HĂĄ adestradores que digam que um cĂŁo inseguro Ă© atĂ© mais perigoso que um cĂŁo agressivo, pois, vocĂȘ nunca sabe o que pode despertar uma reação indesejada dele.

Cachorros Filhotes

IrmĂŁos podem se ensinar muito na ninhada.

Por isso, essa convivĂȘncia com os irmĂŁos Ă© muito importante para garantir que o filhote nĂŁo tenha medo de outros cĂŁes e saiba interagir em bando sem agressividade ou medo.

Amamentação

É fundamental que os cĂŁezinhos estejam bem de saĂșde. Por isso, o leite materno Ă© vital para que o sistema imunolĂłgico deles esteja com tudo em cima. AtravĂ©s do colostro da mĂŁe, as substĂąncias necessĂĄrias para o fortalecimento da imunidade dos filhotes sĂŁo transmitidas e garante um desenvolvimento forte para todos da ninhada.

TambĂ©m Ă© importante cuidar da saĂșde da mĂŁe neste perĂ­odo. Garantir que ela amamente em um lugar calmo, arejado e tranquilo para que tenha paciĂȘncia ao amamentar os seus filhotes (jĂĄ imaginou aquela ninhada de 10 filhotes?).

Cachorros Filhotes

Amamentação é fundamental para criar a imunidade dos filhotes

PorĂ©m, como jĂĄ foi citado, ela mesma sabe seus limites – no entanto, fique atento! Existem cadelas que se negam a dar de mamar por motivos de estresse ou de saĂșde. Se o tempo de distĂąncia entre a cadela e os cĂŁezinhos começar a se prolongar demais, procure um veterinĂĄrio.

No fim das contas…

Somando o tempo mĂ©dio de amamentação – a maioria das cadelas costumam alimentar os filhotes atĂ© os dois meses (pouco mais ou menos) – com o tempo de educação e socialização com irmĂŁos e mĂŁe, podemos dizer que trĂȘs meses Ă© o ideal para levar o filhote para casa com segurança e tranquilidade de que estĂĄ pegando um cĂŁozinho seguro por dentro e por fora.

Cachorros Filhotes

Levado na hora certa, o filhote irĂĄ se adaptar perfeitamente na sua nova famĂ­lia!

Mantendo os cuidados da mamĂŁe e o amor dos irmĂŁos caninos, com certeza o filhote irĂĄ se incorporar Ă  sua famĂ­lia humana com muita facilidade!