Ao entender quantos anos vive um cachorro Vira Lata, alguns tutores podem se assustar do ponto de vista positivo e negativo.

Do ponto de vista negativo, é que se não cuidado, o Vira Lata pode viver pouquíssimo tempo. E do ponto de vista positivo, é que ele pode ser muito resistente quando bem cuidado.

Isto é, não existe uma regra e nem uma conta exata que vai indicar quantos anos vive um cachorro Vira Lata. No entanto, há como estimar com alguns critérios na balança.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre quantos anos vive um cachorro Vira Lata.

Continue lendo e saiba mais.

Quantos anos vive um cachorro vira lata

Expectativa de vida do Vira Lata – Foto: Freepik

Quantos anos vive um cachorro Vira Lata?

Um cachorro Vira Lata pode viver até 16 anos quando bem cuidado.

No entanto, isso não é regra e tampouco uma condição exata. Afinal, alguns SRD podem viver apenas 2 anos, enquanto outros vivem 7 e alguns outros chegam a 10.

Isto é, tudo vai depender de uma série de fatores que estão relacionados ao bem-estar e dia a dia do dog.

Assim sendo, quanto mais o seu cachorro tiver todos os dispositivos para uma vida tranquila e saudável, mais ele poderá viver, estatisticamente.

Agora, precisar exatamente o quanto, é algo impossível, já que cada organismo é único e a anatomia do cachorro, como a genética, devem ser levadas em consideração.

Um SRD, quando bem cuidado, tem todas as possibilidades de ser um cão extremamente ativo e saudável por muitos anos. Basta que o tutor siga todas os critérios de manutenção de saúde do dog.

No entanto, os cães que vivem na rua ou não tem os cuidados necessários, podem sofrer mais e, portanto, terão uma expectativa de vida muito menor.

O ambiente não define por completo a expectativa de vida do cachorro. Mas ele influencia bastante.

Os cães SRD são mais resistentes do que outros cães?

Isso não é algo comprovado cientificamente, já que todos os cães possuem uma expectativa de vida baseada no seu bem-estar, cuidados e dia a dia.

Quanto mais bem cuidado o dog, maiores as chances de vida longa.

E com o Vira Lata, o mesmo acontece. Isto é, quanto mais bem cuidado ele for, maiores são as chances de ele viver por longos e felizes anos junto com seu tutor.

Portanto, não há como afirmar que um SRD vive mais do que outros cães, de outras raças.

No entanto, ele pode ser mais resistente com relação a doenças e até mesmo genética, já que o seu organismo tem que se acostumar com situações adversas na rua.

Isto é, pode ser que o SRD tenha mais resistência para uma dor de barriga ou algo do tipo, por exemplo.

Mas isso não quer dizer que ele seja, de fato, mais “forte” do que um cão de qualquer outra raça, já que a expectativa de vida depende de muitos fatores.

Inclusive, temos um artigo sobre esses cães, veja depois: Características do vira-lata:Esse cão é pra você?

Quantos anos vive um cachorro vira lata

Tutora com o cão – Foto: Freepik

Como aumentar a expectativa de vida de um Vira Lata

Para aumentar a expectativa de vida de um Vira Lata, é preciso entender que esse cão precisa de atenção especial, igual qualquer outro cão, de qualquer outra raça.

Isto é, o SRD pode até ser mais resistente em alguns aspectos, mas isso não significa que seja o suficiente para ele viver por muitos anos ao seu lado.

Portanto, o tutor deve agir ativamente para garantir qualidade de vida, saúde e segurança para o seu dog.

Abaixo, veja algumas dicas de como aumentar a expectativa de vida do Vira Lata:

  • Vacinação e prevenção.
  • Castração.
  • Alimentação saudável.
  • Rotina de idas ao veterinário.
  • Gasto de energia.
  • Recinto seguro.

Continue lendo!

Vacinação e prevenção

A vacinação e a prevenção de doenças são muito importantes para qualquer cão. E com o SRD, não seria diferente. Afinal, com vacinas e prevenções ele pode facilmente ter uma vida mais tranquila e saudável.

Portanto, se você pensa em adotar um Vira Lata, saiba que ele precisa dos mesmos cuidados que qualquer outro cão de raça.

Leve-o para fazer todas as vacinas necessárias quando filhote ou mesmo já quando adulto. Depois, faça todas as prevenções contra fungos e parasitas para ele não adoecer.

Simplesmente vacinando o cão, você garante que ele tenha uma qualidade de vida muito superior. Afinal, as vacinas protegem, garantem saúde e protegem também outros cães.

As vacinas criam uma espécie de “bolha” e assim isolam muitos vírus e doenças contagiosas.

Castração

A castração é também um fator decisivo para garantir mais saúde e bem-estar para o seu cão Vira Lata. Afinal, ao castrar, o cachorro tem uma redução de estímulos de ir para a rua, por exemplo.

Além disso, a castração auxilia as fêmeas a viverem mais, pois desestimula uma série de doenças, como o câncer de mama em cadelas.

Castração é muito importante para todos os cães. Ao fazer a castração, o cão fica menos ansioso, menos estressado e a redução desses níveis garante mais qualidade de vida.

No longo prazo, a castração ajuda a fazer o seu dog viver mais tempo, pois ele terá uma vida mais equilibrada.

Alimentação saudável

A alimentação saudável é também um fator determinante para garantir que o seu cão seja, de fato, saudável. Afinal, a alimentação faz toda a diferença para a saúde (ou falta dela).

Ao oferecer rações premium, petiscos de qualidade e outras fontes de energia saudáveis, o cão se torna mais forte e resistente.

Nunca dê restos de comida ou mesmo carnes e outros pratos temperados com sal e temperos em geral. Isso faz muito mal aos cães, independente da raça.

Lembre-se que o seu Vira Lata é saudável de acordo com a qualidade de vida que você oferece a ele.

dog com a língua de fora

Cão observando – Foto: Freepik

Quantos anos vive um cachorro vira lata – Rotina de idas ao veterinário

As idas ao veterinário também influenciam bastante na qualidade de vida do seu cão. Afinal de contas, sem consultar um veterinário com uma certa frequência, é difícil entender como anda a saúde do seu dog.

Por exemplo, levar o cão pelo menos uma ou duas vezes por ano no veterinário, garante que o tutor entenda um pouco mais sobre a saúde ele.

O veterinário pode explicar situações, passar informações, sugerir ajustes na rotina, entre outras coisas importantes.

Gasto de energia

Outro fator determinante para garantir uma melhor saúde para o seu cão SRD, é gastar a energia dele com uma certa frequência. Afinal, o acúmulo de energia é maléfico para os comportamentos em geral e saúde física.

Um cão que não gasta energia com frequência pode ter uma rotina comprometida. Ele pode querer fugir, roer móveis, destruir objetos, pode ser agressivo, ansioso e estressado.

Logo, se há um gasto de energia constante, adequado, controlado e rotineiro, o cão tende a ser muito mais saudável no médio e longo prazo.

Quantos anos vive um cachorro vira lata – Recinto seguro

E ainda, outro fator que faz aumentar a expectativa de vida de um SRD, é o recinto. Isto é, o ambiente em que o cão vive.

Quanto mais dispositivos de segurança tiver o recinto em que o cão vive, melhor. Isso evita que ele vá para a rua, saia com outros cães, etc.

A expectativa de um cão que não sai para a rua aumenta bastante, justamente porque ele corre muito menos perigos no dia a dia.

cão com a língua de fora

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Estimativas para a longevidade de um SRD

Não há como prever quantos anos vive um cachorro Vira Lata. Mas há como criar estimativas com base no dia a dia, qualidade de vida, bem-estar e segurança.

Afinal, quanto mais investimento o tutor fizer em um ambiente controlado e seguro para o cão, mais ele poderá viver.

Outros fatores que influenciam na expectativa de vida de um SRD, são:

  • Tamanho.
  • Genética.
  • Alimentação.
  • Ambiente.

Entenda a seguir.

Quantos anos vive um cachorro vira lata – Tamanho

Você sabia que o tamanho também influencia na quantidade de anos que um cachorro Vira Lata pode viver? Pois é!

Acredita-se que quanto menor o cachorro, mais tempo ele pode viver. Isto é, os cães de grande porte têm uma redução na sua expectativa de vida.

No entanto, isso vai contra uma série de teses relacionadas a expectativa de vida geral dos mamíferos. Afinal, um elefante vive muito mais tempo do que um rato, por exemplo.

Mas no mundo canino, os cães de grande porte têm alguns problemas que podem reduzir a sua expectativa de vida, como problemas articulares.

Genética

A genética é outro fator que faz um cão viver mais ou menos. Afinal, a depender da genética, tudo pode mudar em um “piscar de olhos”.

Alguns cães que têm doenças genéticas ou pré-disposições, tendem a viver menos. Doenças como diabetes ou outras, podem reduzir a expectativa de vida de um SRD.

Portanto, esse é mais um motivo para você levar o seu dog ao veterinário com frequência, principalmente se ele tem alguma pré-disposição.

Quanto mais você conseguir entender o cão e sua condição, mais qualidade de vida pode oferecer a ele. Logo, mais expectativa de vida ele terá.

Quantos anos vive um cachorro vira lata – Alimentação

A alimentação é outro fator importante que faz toda a diferença para um cão viver mais ou menos tempo. Afinal, “a gente é o que a gente come”, certo? E os cães, também!

Portanto, oferecer uma alimentação balanceada, equilibrada e de acordo com as necessidades do seu cão, é importantíssimo para garantir a saúde ele.

Assim sendo, nunca dê petiscos temperados, comidas salgadas ou restos e rações de baixa qualidade. Prefira, sempre, alimentos feitos especialmente para o seu cão.

As rações super premium e de acordo com as necessidades do seu cão (peso, idade, porte, castrado ou não) devem ser consideradas.

Ambiente

E por fim, lembre-se que um ambiente adequado e confortável tende a garantir, e muito, uma boa expectativa de vida para o seu cão.

Ao entender quantos anos vive um cachorro Vira Lata, percebe-se uma série de ações e cuidados no dia a dia para garantir tal longevidade.

Nunca deixe o seu cachorro sair na rua sozinho. Deixe-o em um ambiente confortável e sem estímulos ruins.

Tudo isso faz com que ele possa ter uma qualidade de vida superior e assim viver mais ao seu lado.

Cuide do seu dog para que ele viva bem e feliz!