Raças de cachorro mini são apreciadas por muitas pessoas. Aqui no Brasil, a moda de cães pequenos não passa, apenas as preferências sobre as raças mudam.

Na década de 1960, pequinês e pinscher miniatura estavam extremamente na moda, um pouco mais tarde malteses, nos anos 90 houve um boom para yorkie e shih-tzu, e agora uma das raças mais populares é o chihuahua.

Ao longo dos séculos, os cães menores realizaram várias tarefas para as quais foram criados. Se você estiver procurando por mais conselhos e inspiração sobra cachorro mini, continue a leitura!

1 – Yorkshire Terrier: um cachorro mini caçador de ratos

yorkshire terrier

Foto: Pixabay

Provavelmente nem todos os amantes de Yorkshire Terriers sabem que foram criados para caçar ratos em bairros pobres das cidades inglesas.

Yorkies modernos, apesar de seu tamanho muito pequeno, têm um grande instinto de caça e ainda podem substituir um gato em casa. Eles também podem lidar perfeitamente com ratos. Yorkies pequenos nascem todos pretos e a cor muda com a idade.

2 – Pinscher Miniatura

Pinscher Miniatura preto

Pinscher Miniatura – Foto: Freepik

Uma vez bastante popular, hoje os pinschers miniatura são considerados cães enérgicos e alegres. No entanto, não se pode esconder que eles têm a natureza de ladradores incansáveis. Além disso, seu caráter teimoso se faz presente quando queremos convencer o cão a algo que ele não deseja. Apesar disso, as pessoas ativas que procuram um pequeno companheiro para atividades esportivas devem se interessar por essa raça.

3. Poodle miniatura: cachorro mini muito inteligente

Poodle mini

Poodle – Foto: Freepik

Estes cachorrinhos encaracolados são frequentemente escolhidos como companheiros de família e isso não é surpreendente. Talvez, graças à sua aparência sofisticada e requintada, muitas pessoas não percebam que o poodle é uma raça muito inteligente de cães.

Ele gosta de aprender e voluntariamente participa do treinamento. Se você está procurando um cão pequeno e ativo, o poodle será perfeito para você.

4. Dachshund: cachorro mini teimoso

cão salsicha

Cão salsicha no quintal – Foto: Freepik

Esses cachorrinhos, uma vez extremamente populares, adoram diversão. Dachshunds se dão bem com crianças e outros animais. Eles são legais, amigáveis ​​e engraçados, mas também defendem seus entes queridos sem hesitar.

Eles vêm em três versões: o dachshund pode ser de pelo curto, áspero ou de pelo comprido. Cada uma dessas variedades tem uma personalidade ligeiramente diferente.

De todo o trio, o dachshund de pelo curto é o mais teimoso. Essa raça de cães é ótima para apartamento pequeno, mas fora do apartamento, o Dachshund explorará os arredores com prazer.

5. Shih tzu

Shih-tzu

Foto: Freepik

É um cão de companhia. Shih tzu é um cão confiante, afetuoso e sociável. Além disso, eles são animais com uma disposição encantadora e conquistam o coração de muitos amantes de cachorro mini. O Shih tzu ficará feliz em passar tempo se divertindo e andando. Esses cachorrinhos se orgulham de seu temperamento aristocrático, e às vezes podem ser teimosos.

6. Chihuahua

tapete higiênico para cães

Foto: Freepik

Eles são os menores. Esta raça de cachorro mini é encontrada com muita frequência. O Chihuahua é um cão extremamente leal. No entanto, estes não são cães para todos, eles não são adequados para casa com crianças pequenas, por exemplo. Graças à socialização e ao treinamento, os chihuahuas podem se tornar companheiros maravilhosos e dedicados.

7. Schnauzer miniatura

Schnauzer Miniatura

Schnauzer Miniatura – Foto: Freepik

Devido à sua sensibilidade, esses cachorrinhos se dão perfeitamente bem com crianças e idosos. Sua natureza vigilante e instintos defensivos naturais fazem desse cão um bom guarda.

O Schnauzer miniatura é um cão enérgico com uma personalidade amigável, mas forte. Este cão é muito leal à sua família e se sente responsável por ela. No entanto, também gosta muito de latir e, portanto, requer uma base sólida de treinamento.

8. Bulldog Francês

personalidade do buldogue francês

Foto: Freepik

Outro cachorrinho que gosta de brincar. Eles ficarão felizes em relaxar com o dono no sofá ou tirar uma soneca com ele. Devido ao focinho encurtado, eles têm problemas respiratórios, especialmente no verão. Portanto, caminhadas curtas, mas regulares, são suficientes para fazer o bulldog se sentir feliz.

9. Boston Terrier

boston terrier

Foto: Freepik

Apesar de sua pequena estatura, o Boston é forte e divertido. Além disso, a cor da pelagem desta raça se assemelha a um smoking elegante, o que acrescenta seriedade. Os Bostons são sensíveis, inteligentes, leais, equilibrados e energéticos.

Eles gostam de jogar, mas também gostam de passar o tempo no colo do dono. Alguns cães desta raça podem ser teimosos, mas geralmente querem aprender. Eles ficam felizes em estabelecer um relacionamento profundo com seu companheiro.

10. Maltês: cachorro mini para quem sofre de alergias

maltês

Foto: Freepik

Cães desta raça são enérgicos e estabelecem um forte vínculo com seus donos. O maltês é adequado para quem sofre de alergias, ao contrário das raças de subpelo. Esses cachorrinhos são amigáveis ​​e geralmente se dão muito bem com outros cães ou gatos. Eles foram criados como cães de companhia, e é por isso que eles não gostam de ficar sozinhos em casa por um longo tempo.

11. Cavalier King Charles Spaniel

orelhas do cachorro

Foto: Pixabay

Cavalier é caracterizado por sua fofura. Eles são fofos, engraçados, leais e afetuosos. Eles são perfeitos para ser o primeiro cão de qualquer pessoa.

Esses cachorrinhos não são apenas ótimos companheiros, mas também são fáceis de treinar. Eles são caracterizados por uma atitude amigável em relação a outros cães e estranhos, mas são os que mais encaram seu tutor. Cavaliers gostam de cheirar e correr, portanto, é altamente recomendável diversificar suas caminhadas diárias com diversão interessante.

12. Bichon Frise

cachorros italianos

Foto: Freepik

Bichon Frise, por sua vez, é um representante típico do grupo IX (cães de companhia). Desde o início, esses cachorrinhos brancos como a neve desempenharam o papel de cachorros decorativos, mas não apenas. Eles também foram usados ​​como cães de circo.

São alegres, adoram brincar com crianças pequenas (a menos que elas incomodem) e odeiam a solidão. Eles aprendem rápido e voluntariamente, e além disso, adoram mostrar os truques aprendidos!