9 razões para ter um cachorro: O que não faltam são razões para se ter um cachorro e, as evidências científicas estão aí para provar isso.

Cachorros podem ser engraçados, meigos, extremamente leais e, não se importam com bens materiais ou aparências.

Além disso, as pessoas que convivem com animais de estimação, geralmente são mais felizes, tranquilas e, tendem a sofrer menos com a depressão.

Tanto a saúde física quanto mental melhora quando se tem um cão e, nesse texto vamos falar justamente sobre quais são as principais razões para ter um cachorro. Acompanhe!

Melhora da saúde é uma das razões para ter um cachorro

quanto tempo passear com cachorro

Cão caminhando – Foto: Freepik

9 razões para ter um cachorro: Para a maioria das pessoas é indiscutível que conviver com um cachorro é algo incrível, uma vez que esses animais são mais do que simples companhias.

Além de extremamente divertidos, esses pets são muito sensíveis e, por isso, são capazes de compreender o seu humano de forma especial.

Por isso, esses animais têm papel de suporte emocional, contribuindo em quadros de depressão, tristeza e solidão por exemplo.

Além disso, a presença de um animal de estimação beneficia a saúde física do indivíduo, aumentando os níveis de atividade física e, melhorando quadros de alergia.

Outro ponto mais delicado e específico é que com o treinamento correto, animais farejadores são capazes de perceber quando a pessoa está doente.

Entre as razões de se ter um cachorro, pode-se citar a melhora do humor. Isso ocorre porque brincar com um cão eleva os níveis de hormônio da felicidade e reduz os níveis de cortisol, associado ao estresse.

Além disso, os cães são ótimos em perceber mudanças no humor dos humanos, apenas observando a sai forma de agir e linguagem corporal.

Mas não é só isso. Existem ainda outras razões para ter um cachorro e, falaremos sobre elas a seguir:

1. Quem tem um cachorro faz mais exercícios

9 razões para ter um cachorro: Quem tem um cão deve se responsabilizar por estimular o animal a praticar atividades físicas, uma vez que ele precisa gastar energia.

Sendo assim, uma das principais razões para ter um cachorro, é que o animal vai te estimular a ter uma rotina bem mais saudável.

O ideal é que você saia diariamente para fazer caminhadas com o animal e, consequentemente você mesmo vai acabar se exercitando com frequência.

Isso ajuda a diminuir os níveis de colesterol, de açúcar no sangue e melhora a saúde cardiovascular.

Outro ponto positivo é que quando você sai com o seu animal, fica bem mais propenso a conhecer novas pessoas e estabelecer amizades.

2. Ter um cachorro te prepara para ter um filho

o primeiro mês de um cão em casa

Dois filhotes – Foto: Freepik

9 razões para ter um cachorro: Se você pensa em um dia ter filhos, uma boa ideia pode ser um cãozinho para ter uma ideia de como essa experiência pode ser.

Com certeza, cuidar de um cachorro é uma grande responsabilidade. Por isso, vai te dar uma boa ideia de como poderia ser ter uma criança que dependa de você.

Caso planeje ter um filho no futuro, mas imagine que dá muito trabalho e não sabe exatamente como vai ser, ter um cãozinho pode te ajudar a entender as responsabilidades de cuidar de alguém.

Outra questão interessante é que se você tiver que cuidar de um pet, poderá ter uma boa ideia sobre qual é o seu perfil como cuidador.

Você vai se acostumar a ter responsabilidades e compromissos com o pet, uma vez que será responsável por todos os cuidados com a alimentação, saúde e bem estar geral do animalzinho.

3. Razões para ter um cachorro: desenvolvimento das crianças

cachorro grande em apartamento

Criança com seu cão – Foto: Freepik

Se uma das 9  razões para ter um cachorro se refere a treinar para ter um filho, após o nascimento da criança isso continua sendo muito benéfico.

Isso porque a relação entre cães e crianças costuma ser bastante estreita quando os dois são devidamente socializados.

Existem raças de cães brincalhões e travessos que se dão ainda melhor com os pequenos e, que podem contribuir em muito com o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Crianças que crescem com cachorros, desenvolvem um senso de empatia e lealdade bem melhor.

Esses também aprendem a lidar com as suas responsabilidades quando ajudam os tutores a cuidar dos pets.

A saúde física de maneira geral também melhora consideravelmente, visto que crianças que convivem com cães têm o sistema imunológico mais forte.

De maneira geral, isso contribui para a prevenção de problemas respiratórios e alergias, além de fortalecer as barreiras do organismo contra diversos patógenos.

Por fim, não se pode ignorar o quanto um pet pode fazer bem para que uma criança se sinta mais feliz e bem menos sozinha.

4. A lealdade dos cães

A lealdade dos cães é surpreendente – Foto: Reprodução / Google

Para os cães, as pessoas que convivem com eles são como membros da família e, estes vêm os humanos como amigos para todos os momentos.

O melhor de tudo é que, ao contrário de muitas pessoas, um cão sempre estará ao seu lado, seja em momentos tristes ou alegres.

Este amor incondicional do cão é, sem dúvidas, incrível. E esta certeza de ter um serzinho que vai fazer de tudo para te deixar feliz é bastante confortante.

Com um pet ao seu lado vai ser muito mais fácil encarar os acontecimentos da vida, sejam eles bons ou ruins.

E se você quer ter um companheiro ainda mais próximo, pode escolher uma das raças mais leais e inteligentes que existem.

5. Razões para ter um cachorro: companhia para idosos

cachorro ajuda no envelhecimento saudável

Casal de idosos com seu cão – Foto: Freepik

Hoje em dia já existem vários estudos que demonstram que os cães idosos podem proporcionar muitos benefícios para a vida dos idosos.

Existem inclusive raças que são ainda melhores para a terceira idade e, que são ainda mais eficientes em melhorar o estado físico e emocional dessas pessoas.

Por ter que cuidar do animalzinho e ser responsável por ele, o idoso é obrigado a se lembrar de fazer coisas como colocar comida, água e, limpar o espaço onde o animal fica.

Com isso, acaba trabalhando a sua memória e, também se movimentando mais em relação a pessoas que não têm pets.

Além disso, ao cuidar do animalzinho, o idoso acaba adquirindo uma consciência bem maior de que também precisa cuidar de si mesmo.

6. Razões para ter um cachorro: melhora nas interações sociais

Cães são seres sociais e, que também ajudam o seu tutor a se socializar no dia a dia. A pessoa que tem um cachorro precisa sair para passear com o pet.

Só isso já torna a pessoa mais sociável e aberta a novas relações. Mas ao perceber que se tem a paixão por cães em comum com outros indivíduos, é comum que as pessoas interajam bastante, inclusive para a troca de experiências.

7. Cães oferecem suporte emocional

9 razões para ter um cachorro

Abraço de tutora em cão- Foto: Reprodução

Existem raças de cães de apoio e suporte emocional, que são excelentes na interação com os humanos.

Apesar disso, qualquer cachorro é capaz de apoiar emocionalmente as pessoas que convivem com ele.

Hoje em dia, já existem muitas pesquisas que demonstram que os cães ajudam a elevar a autoestima e, no desenvolvimento do sentimento de pertencimento.

Sendo assim, em qualquer momento em que você se sentir mal e, especialmente rejeitado, tenha a certeza de que o seu cachorro poderá fazer você ficar bem melhor.

8. Cães diminuem os níveis de estresse

Não é uma grande novidade que só de acariciar um cão você já se beneficia em relação à diminuição dos níveis de estresse.

Quando uma pessoa entra em contato com um cachorro, a ansiedade dela diminui e, consequentemente ela fica mais tranquila.

Não é a toa que muitos tipos de terapia se baseiam justamente no uso dos cães para o manejo do estresse e ansiedade.

Muitas empresas hoje em dia estão liberando a entrada de animais de estimação por acreditarem nos benefícios que isso proporciona.

9. Razões para ter um cachorro: diminuição de alergias

9 razões para ter um cachorro

Filhotes de Bichon Frisé – Foto: Freepik

Muita gente pensa que os cães provocam alergia nas pessoas, de modo que escolhem entre as raças de cães hipoalergênicos.

Esses animais que provocam menos reações alérgicas até são vantajosos, mas de qualquer forma, é comprovado que as pessoas que possem animais de estimação possuem menor risco de sofrerem com alergias.

Isso inclui alergias respiratórias em geral, inclusive a poeira e pelos de outros pets.

Estudos científicos

Se você adora animais de estimação, vai simplesmente amar esta notícia: um estudo de 2019 analisou quatro milhões de pessoas em vários países para verificar a relação entre ter um animal de estimação e a saúde delas.

De acordo com os resultados obtidos, ter um cachorro de estimação diminui em mais ou menos 24% a probabilidade de se morrer precocemente, independentemente da causa.

No caso de pessoas que já haviam passado por algum evento traumático, como infarto ou derrame, a presença de um cão foi ainda melhor. Nesse caso, a chance de o individuo morrer por doença cardiovascular foi 31% menor.

Na época em que as conclusões do estudo saíram, houveram diversas críticas porque a pesquisa não considerou outros fatores importantes, como estilo de vida das pessoas, poder aquisitivo, alimentação, entre outros.

Pouco tempo mais tarde ocorreu a publicação de um outro estudo, relacionado à saúde de pessoas que tinham doenças cardiovasculares.

Com um grupo de estudo mais bem delimitado, esta pesquisa se mostrou mais confiável e, conseguiu comprovar que os indivíduos que tinham cães de estimação tinham respostas bem melhores depois de um derrame ou ataque cardíaco.

Além disso, de acordo com a American Heart Association, a associação norte-americana do coração, pessoas que têm cães de estimação costumam levar eles para passear com frequência e, isso diminui os níveis de diabetes.

O suporte emocional que um cão fornece também é extremamente importante para essas pessoas, sendo muito benéfico para o controle da ansiedade e emagrecimento.

Pesquisa mostra que acariciar um cão é benéfico

9 razões para ter um cachorro

Cachorro recebendo carinho – Foto: Freepik

Entre as 9 razões para se ter um cachorro, a redução de estresse é uma das principais. De fato, um estudo da Universidade de British Columbia, no Canadá, e publicado no jornal Anthrozoös, demonstrou que o contato físico com cães melhora o bem estar de maneira geral.

Nesse caso, a análise foi realizada com 284 estudantes de curso de graduação. As análises foram divididas entre antes e após a visita de um cão.

Por mais que já se soubesse que estar com um cão de terapia era benéfico, os verdadeiros motivos disso eram desconhecidos.

Nesse estudo havia um grupo de controle e os participantes que acariciavam os cães, enquanto outros só podiam ver eles à distância.

Depois de se analisar diversos fatores, os pesquisadores perceberam que os alunos que acariciavam os cães tinham uma melhora significativa no seu bem estar geral, inclusive na saúde.

Mesmo que todas as pessoas que receberam a visita dos cães tenham melhorado pelo menos algum aspecto, apenas os que acariciaram os animais observaram melhoras em todos os parâmetros.

Isso é o suficiente para se confirmar que o contato corporal com cães é realmente muito bom em vários aspectos.

Alguns cães são mais adequados do que outros

Para se verificar as 9 razões para ter um cachorro e os benefícios obtidos com isso, muitos pesquisadores vêm realizando estudos longitudinais, que acompanham grupos grandes de pessoas durante longos períodos.

A ideia nesse caso é conseguir observar cães e os seus tutores e, determinar o porque algumas relações entre eles parecem ser bem mais eficientes e benéficas em relação a outras.

De maneira geral, pode-se dizer que o perfil do cão e do tutor devem se combinar. E quanto mais isso realmente acontecer, maiores sessão os benefícios obtidos com o contato.

Desta maneira, espera-se poder determinar perfis adequados de animais dependendo das necessidades do indivíduo.

Assim, a pessoa poderá adquirir um animal de raça específica, que seja o mais benéfico para ela e o seu bem estar geral.

É claro que isso não é verdade apenas para cães, mas também para outros tipos de animais de estimação.

Conclusão

Não faltam razões para se ter um cachorro de estimação, não é mesmo? Esses animais são companheiros, leais e, ainda estimulam os seus tutores a terem uma vida mais ativa.

Seja para crianças, adultos ou idosos, sempre existem muitos benefícios quando se convive com um cão, mas é melhor ainda se o animal for compatível com o perfil e as necessidades do indivíduo.