Este guia é dedicado a você e a seu amigo de quatro patas. Se o seu cão sofre de algum problema associado à pele, como alergia, descamação e comichão descubra qual remédio caseiro para coceira no cachorro.

Como já vimos muitas vezes, os cães podem sofrer alergias (mais leves ou mais agressivas) e se coçar muito, sempre dependendo da situação. Existem vacinas, shampoos, pílulas e muito mais que reduzem os sintomas da alergia e a coceira, mas às vezes um remédio caseiro natural pode complementar esses tratamentos e aliviar o desconforto de maneira mais eficiente e menos dolorosa para o seu filhote.

Hoje compartilhamos métodos caseiros para ajudar a pele do seu cão, especialmente para aliviar a coceira e evitar irritações na pele. Confira!

As causas de coceira em cães

Coceira em cães – Foto: Freepik

A coceira em cães não depende de um único fator; pode estar ligado a diferentes causas, reconhecíveis com base na frequência, na área afetada e outras características.

  • Causas psicogênicas: Diretamente relacionadas ao nível psicológico, as causas psicogênicas incluem estresse ambiental e problemas relacionados ao comportamento ou controle da ansiedade.
  • Infecções bacterianas da pele: O mais comum é o pioderma, uma infecção cutânea causada por uma bactéria infecciosa.
  • Doenças metabólicas: Ligadas ao metabolismo do cão, essas doenças incluem insuficiência renal, diabetes, hipotireoidismo e hiperparatireoidismo.
  • Doenças tumorais: As doenças tumorais mais frequentes em cães são: carcoma de tecidos moles, tumor de mastócitos, câncer de mama e neoplasias testiculares.
  • Parasitas: Ligadas diretamente à presença de ácaros e pulgas, as doenças mais comuns são sarna vermelha e sarna.
  • Dermatite alérgica: Essas doenças podem derivar de diferentes fatores internos (alergias alimentares ou ambientais) e externos (picadas ou contato com mofo e ervas selvagens).

Remédio caseiro para coceira no cachorro

Cachorro se coçando – Foto: Freepik

Vitamina E

A vitamina E é excelente para tratar a pele seca. É também um dos principais remédios caseiros contra erupções cutâneas em cães. Abra uma cápsula de vitamina E e esfregue o óleo na área afetada. Enquanto massageia a pele, seu cão relaxa os músculos, facilitando a penetração do óleo na área afetada.

Iogurte

Alimentar regularmente o seu cão com iogurte desnatado é definitivamente um ótimo remédio caseiro para coceira no cachorro. O iogurte não apenas promove a presença de boas bactérias no intestino, mas também combate infecções fúngicas.

Ao mesmo tempo, também contribui para aumentar as defesas imunológicas que agem contra os radicais livres que podem afetar adversamente a pele e os ouvidos do cão.

Azeite

O azeite tem muitos benefícios e não apenas na cozinha. De fato, pode ser considerado um ótimo remédio caseiro para coceira no cachorro.

  1. Pegue uma colher de chá de azeite e aplique o óleo diretamente na área afetada
  2. Ou simplesmente adicione-o à comida do seu amigo de quatro patas 3 vezes por semana

Mas observe que os cães grandes precisam de mais de 1 colher de chá de azeite de oliva para poder se beneficiar do alívio imediato desse óleo. Use o azeite como parte integrante da dieta do seu cão para se livrar rapidamente de qualquer forma de coceira ou alergia.

Vinagre de maçã um ótimo remédio caseiro para coceira no cachorro

Vinagre de maçã – Foto: Freepik

Um dos melhores remédios caseiros para alergias de pele em cães é o vinagre de maçã. Assim, faça uma mistura composta por 50% de vinagre de maçã e os 50% restantes de água. Misture tudo bem e despeje em uma garrafa com um dispensador de spray. Use o distribuidor para aplicar a mistura nas erupções cutâneas.

Escovar seu cão diariamente

O hábito clássico de escovar seu cão todos os dias pode até eliminar a possibilidade de ter uma pele irritada e com coceira. Isso ocorre porque escovar o cabelo do cão libera regularmente a pelagem de todos os pelos mortos/perdidos.

Além de ajudar a eliminar a caspa, também inibe o acúmulo de óleo ou células mortas no nível da pele, um ambiente perfeito para o crescimento de bactérias. A escovação pode estimular a pele e melhorar a circulação sanguínea, o que ajudará a se livrar de quaisquer toxinas presentes sob a pele e que pode irritá-la.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio – Foto: Freepik

  1. Prepare uma pasta composta por 50% de bicarbonato de sódio e os 50% restantes de água.
  2. Em seguida, aplique a mistura nas áreas afetadas da pele do seu cão.
  3. Deixe por cerca de 20 minutos e enxágue.

Outra maneira de usar o bicarbonato de sódio é dissolvê-lo na água que você usará para banhar seu amigo de quatro patas, dessa maneira você pode aliviar, em geral, a sensação de coceira.

Alecrim é um bom remédio caseiro para coceira no cachorro

O alecrim também tem muitas propriedades benéficas que aliviam a coceira.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de alecrim seco
  • 1 litro de água

Procedimento

  1. Ferva um litro de água
  2. Quando ferver adicione as folhas de alecrim
  3. Em seguida, retire do fogo e deixe descansar por pelo menos 15 a 20 minutos com as folhas de alecrim
  4. Retire as folhas de alecrim e deixe esfriar
  5. Depois de lavar o seu cão com shampoo hipoalergênico, borrife a água com o extrato de alecrim e massageie especialmente nas áreas mais afetadas.

Camomila: remédio caseiro para coceira no cachorro

Camomila – Foto: Freepik

Como o chá verde, a camomila, mas também a calêndula, é eficaz para acalmar e reduzir as irritações da pele.

A principal técnica é deixar o chá de camomila de molho e depois colocar a preparação em um pulverizador. Deixe tudo esfriar na geladeira. Você pode pulverizar a mistura na área irritada do seu animal de estimação.

Suplementos alimentares

Um cão ou gato com coceira pode ter deficiência em ácidos graxos ômega-3, responsáveis ​​pela boa saúde da pele e pelagem. Sendo assim, não hesite em dar ao seu animal, além da dieta usual, óleo de linhaça, óleo de salmão ou azeite, rico em ácidos graxos ( 1 colher de sopa por dia durante 6 semanas).

As vitaminas A, C e E também são eficazes para aliviar a coceira. Seu amigo também pode ser alérgico a certas proteínas.