Conhecido mundialmente, o Rough Collie é uma raça de cães pastores, isto é, são cães com grandes habilidades de pastoreio de rebanhos.

Rough Collie

Rough Collie – Foto: Freepik

Ficaram muito famosos após o surgimento de um filme com um cão da raça, o filme “Lassie”, que mostra a aventura de um cãozinho fêmea que ao perder seu dono em um acidente de carro acaba sendo adotada por uma família do campo, porém ela acaba surpreendendo a família com sua inteligência.

O filme soube descrever bem a grande qualidade do Rough Collie, pois os cães da família Collie são conhecidos por serem os mais inteligentes do mundo.

Os cachorros desta raça se apresentam de forma bastante energética, são bem humorados e costumam se divertir com toda a família, e isso inclui as crianças.

Eles possuem uma pelagem bastante densa, além disso. Os tutores dos cães desta raça precisam de um ambiente bem espaçoso, e por isso o ideal é que o animal viva no campo, e desta forma ele poderá viver e se exercitar bastante.

Conhecendo a raça Rough Collie

Os cães desta raça são bastante dóceis, costumam brincar e são extremamente inteligentes, capazes de entender os comandos e a linguagem de seus familiares de forma surpreendente.

Eles se assemelham bastante com os cães da raça Border Collie, e se diferenciam principalmente pela sua pelagem, que no Rough Collie é maior, e por isso é conhecido como “Collie de Pelo Longo”.

Rough Collie deitado

Rough Collie deitado – Foto: Freepik

Eles são bastante energéticos, o que indica que precisam se exercitar bastante durante o dia. Além disso, os cães desta raça costumam se dar bem em atividades aquáticas, e desempenham um ótimo papel de salva vidas. 

Além disso, costumam se dar bem com outros animais na casa, porém podem ser um pouco territorialistas. Não é comum ver cães desta raça com histórico de agressão, e se surgir é reflexo do tratamento que receberam de seus donos.

Principais especificações de Cores do Rough Collie

Os cachorros Rough Collie possuem uma pelagem com algumas variações de cores, porém as cores mais comuns são Azul merle, Marta e Branco e também tricolor. Cores mais escuras podem surgir, além de pelagens com mechas brancas.

Características da Raça

São considerados cães de médio a grande porte, dependendo de seu peso e sua altura. Mas a média de peso dos cães desta raça varia de 18 kg a 29 kg, e essa máxima é mais comum em cachorros machos. Já a média de altura é de 51 cm a 66 cm.

Rough Collie sentado na grama

Rough Collie sentado na grama – Foto: Freepik

Os cachorros desta raça costumam ser conhecidos pelo seu olhar penetrador, e com este olhar eles são capazes de intimidar qualquer presa ou ameaça. A sua musculatura é magra, porém bem definida, e isso lhes permite correr da forma mais leve e rápida possível.

Cabeça

A cabeça se apresenta em forma de cone, a parte superior da cabeça é plana. As sobrancelhas são arqueadas, as narinas são pretas. O seu rosto é bem afilado, e isso é um grande diferencial dos cães da raça.

Pelagem

A pelagem é em forma dupla. Uma camada mais longa e espessa cobre todo o seu corpo e lhes fornece uma ótima proteção contra o frio, mantendo a friagem mais distante de seu corpo. A pelagem curta também cobre todo o seu corpo e funciona como um isolante térmico eficaz contra o frio, porém em locais quentes faz com que o cãozinho fique ainda mais quente, e portanto, os cachorros desta raça não se adaptam em locais acima de 25º C.

Cauda

A cauda deles é bastante espessa, de tamanho médio e também possui isolante térmico contra friagem. A cauda os ajuda no equilíbrio do corpo, facilitando na sua locomoção em alta velocidade sem perder o equilíbrio.

Corpo

O corpo é razoavelmente magro e fino, além do que o pescoço destes cães é bastante alongado. 

Patas

As patas são pequenas e macias, porém possuem uma pelagem resistente ao frio, e lhes permite andar por locais muito frios sem maltratá-los. Elas possuem garras finas que funcionam como presas eficazes na hora da caça, além do que lhes permite cavar em terrenos arenosos.

Focinho

O focinho é mais longo e afilado, com narinas pretas que os ajudam a farejar em tocas em terrenos mais restritos.

História

Os cachorros da raça Rough Collie tiveram sua origem nos cães pastores mais antigos da Escócia. São da mesma família dos Collie, e sua real origem é um mistério até nos dias de hoje.

Antigamente não se tinha interesse em catalogar e estudar as raças de cães, e por esse motivo não é muito comum ver uma raça antiga com detalhes de seu surgimento. Mas nos dias atuais, as entidades cinológicas buscam detalhar o surgimento de várias raças de cães, e isso inclui os Rough Collie.

Rough Collie preto

Rough Collie preto – Foto: Freepik

Na Inglaterra, a Rainha Vitória ficou bastante interessada na raça Rough Collie depois de uma apresentação. Foi tanto entusiasmo que ela decidiu levar alguns exemplares para a sua mansão em Balmoral.

Após este ocorrido, alguns lordes e grandes donos de terras passaram a demonstrar interesse na raça, e com isso, a Inglaterra ficou bastante povoada com cães desta raça.

No século XIX, em Newcastle, na Inglaterra, houve a primeira exposição de cães pastores, organizada em classes, e isso fez com que muitos tutores de cães pastores passassem a adotar exemplares da raça.

Após isso, a raça Rough Collie ficou bastante conhecida no mundo todo, principalmente com a série de filmes “Lassie”, que contribuiu para o conhecimento da existência da raça e também para a demonstração de sua inteligência.

Expectativa de vida

Os Rough Collie possuem uma boa expectativa de vida devido à sua facilidade destes cães se exercitarem de forma saudável, além de sua genética. Eles vivem de 14 a 16 anos, porém o que realmente vai definir o seu tempo de vida é a vida que levam.

Por esse motivo, é importante que os tutores sejam capazes de cuidar bem dos seus amigos até o fim de suas vidas, mantendo sempre uma alimentação balanceada e com um a rotina de visitas médicas, a fim de prever o surgimento de doenças e problemas de saúde, facilitando no combate e resolução de forma prévia.

Temperamento do Rough Collie

Os cães desta raça possuem um temperamento bem dócil e bastante brincalhão. Eles são conhecidos por sua facilidade em se entrosar, além de sua simpatia e sua forma de se comportar. São bastante educados se assim forem acostumados, os cachorros desta raça costumam ser muito inteligentes para aprenderem a se comportar.

Uma das características que mais define os cachorros desta raça é o seu apego à família. Eles são cães bastante sentimentais, e por isso são bastante apegados aos seus tutores.

Ao serem deixados sozinhos podem desenvolver problemas de ansiedade, mudando o seu temperamento de forma mais rápida.

Rough Collie

Rough Collie deitado – Foto: Freepik

Quando são crianças, os Rough Collie costumam brincar com bastante frequência, e esse perfil perdura até a sua fase adulta. Mostram-se bastante amigáveis com outros cães, sendo uma ótima escolha para tutores que já possuem animais na residência.

Antes de tudo, devido à sua grande inteligência e suas habilidades de pastoreio, os cães da raça costumam desenvolver um comportamento de pastoreio com os humanos, e nestes casos é importante serem treinados e ensinados a não tentarem comandar os humanos.

Eles são bastante desconfiados quando estranhos entram na casa, e ao perceberem medo, eles podem desenvolver um perfil traiçoeiro para com quem percebe o medo. Para isso, o adestramento animal é importante, além do que eles devem ser acostumados a receberem visitas desde cedo, para não desenvolverem esse perfil.

Entenda sobre a saúde do Rough Collie

Os Rough Collie não costumam desenvolver problemas de saúde, porém alguns cuidados com os cães desta raça devem ser tomados para evitá-los, afinal, qualquer ser vivo pode adoecer.

Rough Collie – Foto: Freepik

Primeiramente, os tutores devem entender que os cães da raça possuem um isolante térmico natural, que é a sua pelagem. Portanto, eles precisam viver em ambientes frios ou que não sejam quentes, pois podem adoecer com maior frequência em ambientes quentes.

Um dos sinais é a perda de pelos de forma intensa, isso significa que eles estão sentindo calor, e por isso acabam trocando o pelo como se fosse verão, que é o período normal desse processo.

Outras doenças podem envolver o animal, e por isso devem ter uma rotina de visita médica de forma mais rotineira, a fim de não estranharem o veterinário e também prevenir doenças graves.

Além disso, os tutores devem ter um cuidado a mais quanto aos banhos, pois devido a sua dupla pelagem, os banhos não devem ser muito rotineiro, sendo necessário um banho em dois meses segundo algumas literaturas da raça, principalmente se viverem em ambientes frios, como em geleiras.

Atividades recomendadas para o Rough Collie

Os cães desta raça são bastante energéticos, e portanto, precisam manter atividades físicas sempre que possível. Eles possuem uma musculatura magra e bem definida, e devem ser mantidos assim através da atividade física.

Treinamento

O treinamento mais indicado para os cães da raça é a corrida. Isso porque eles possuem uma excelente aptidão para correr, além de que seu organismo é adaptado para correr de forma muito rápida e eficaz, além do que seus músculos fazem com que eles tenham resistência na hora da corrida.

Outra boa atividade é a natação. Uma curiosidade é que estes cães costumam ser usados como salva vidas, e são ótimos nestas atividades. É importante secá-los bem após estas atividades, pois eles podem pegar resfriados se ficarem muito tempo molhados, devido a sua pelagem dupla, que funciona como uma toalha.

Principais Cuidados

Rough Collie brincando – Foto: Freepik

Alguns cuidados devem ser tomados para a manutenção da saúde, bem como a sua preservação.

Higiene

A pelagem deve ser bem escovada sempre que possível, isso tira os nós formados e ajuda a mantê-los higienizados. Os banhos não devem ser muito rotineiros.

Alimentação

A alimentação dos Rough Collie deve ser rica em proteínas e com pouco teor de gordura. Isso irá manter a musculatura magra e ajudará a manter o peso ideal para as suas atividades caninas.

Curiosidades

O Rough Collie se adapta em apartamento?

Eles não são indicados para viverem em apartamentos. Pois eles precisam de bastante espaço para a prática de exercícios físicos. Sem essa rotina, eles costumam adoecer com maior facilidade e diminui a sua expectativa de vida.

O Rough Collie convive bem com as crianças?

Sim, eles são bons amigos de crianças e animais. Suportam brincadeiras de todas as formas, e por isso não costumam se irritar com algumas brincadeiras das crianças.

Rough Collie sentado – Foto: Freepik

O Rough Collie late muito?

Eles não costumam latir muito. Além disso, são cães mais calmos e concentrados na sua maior parte do dia, porém podem latir se perceberem algo ameaçador.

O Rough Collie apresenta algum tipo de problema ao ficar sozinho em casa?

Sim, eles costumam adoecer ao serem deixados sozinhos. Portanto, o ideal é que tenha alguém que lhes dê atenção e carinho durante todo o momento.

Mas algumas mudanças temperamentais costumam a aparecer ao serem deixados sozinhos, como roer objetos da casa, latir com maior frequência e também podem ficar mais deprimidos.

O Rough Collie é um bom cão de guarda?

Eles são excelentes cães de guarda, e os melhores cães pastores que alguém pode ter.

Um dono de estimação de primeira viagem pode adotar o Rough Collie?

Desde que o dono seja bem instruído quanto à saúde do cãozinho e também os cuidados a serem tomados, não há problema em donos inexperientes adotarem um Rough Collie.

Os cachorros da raça Rough Collie são inteligentes?

Os cães da família Collie são conhecidos por serem os cães mais inteligentes do mundo. Assim, eles entendem comandos complexos de forma muito simples e também conseguem aprender de forma muito rápida.