O Scottish Terrier, também conhecido como o Terrier Escocês, é aquele cãozinho que todo mundo se apaixona.

Com suas pernas curtas e o corpo coberto por seus longos pelos, o Scottish vai chamar a atenção por onde quer que vá. Aliás, esse cãozinho já possui sua fama com grandes personalidades como a Rainha Victoria e dois ex-presidentes dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevt e George W. Bush.  

Scottish Terrier

Scottish Terrier – Foto: Freepik

Mesmo com um aspecto fofo o Scottish Terrier vai impressionar por sua coragem e agilidade, não é à toa que esse cãozinho é um ótimo cão de guarda e vai cumprir muito bem sua função. 

Conheça também as raças de cachorro pequeno que não crescem.

Conhecendo a raça Scottish Terrier 

Scottish Terrier

Scottish Terrier – Foto: Freepik

A raça de origem escocesa é um dos mais antigos do grupo Terrier. É um cão de companhia, muito leal aos seus tutores e que vai ser um grande companheiro mesmo não sendo aquele típico cão de colo, já que um Scottish gosta mais de ficar ao lado do que no colo do seu guia.

Ele engana quem só olha para o seu físico, pois esse Terrier é mais para um aventureiro e adora passar momentos explorando ao ar livre.  

Principais especificações 

  • Origem – Reino Unido 
  • Nome original –Scottish Terrier 
  • Peso – 8kg a 10kg. 
  • Tamanho – 25cm a 28cm 
  • Porte – Pequeno 
  • Pelo – Pelagem dupla, com pelo áspero, duro e de arame e o subpelo curto, denso e macio. 

Cores 

Pelo padrão da raça, um Scottish Terrier pode possuir as seguintes tonalidades: 

  • Preto 
  • Trigo 
  • Trigado em qualquer tonalidade 

Além disso, conheça também: raças de cachorros alemães.

Característica da raça  

As características físicas do Scottish Terrier são um dos aspectos que mais chamam atenção. Seguindo a padronização da raça, o cão deve seguir algumas características.  

O crânio e o focinho são de igual comprimento, com a cabeça longa sem ser desproporcional ao corpo, com o pescoço musculoso e de comprimento moderado.

A trufa é preta e grande, o focinho bem construído e profundo, os olhos amendoados e separados, com uma expressão viva e inteligente. As orelhas são pontudas, eretas e inseridas no topo do crânio. 

O tronco tem uma linha superior reta e nivelada, com o dorso curto e musculoso. O lombo musculoso e profundo e o peito amplo e profundo. Os membros são curtos e a cauda tem um comprimento moderado, sendo grossa na raiz e afinado para ponta. 

cachorro em pé

Scottish Terrier brincando – Foto: Freepik

Confira também as raças de cachorro mais dóceis.

História do Scottish Terrier

O Terrier Escocês possui uma origem incerta, o certo é que surgiu nas planícies escocesas e pode ser bastante antigo, já que existe relato de uma raça com aspectos parecidos com o Scottish datadas a 55 a.C.  

A popularização da raça começou quando o Rei James I, no século XVII, mandou para França diversos cachorros como presente para os monarcas do país.

Em 1800 os cães eram distinguidos entre dois tipos, os Terrier Escocês e o Terrier Inglês, mas no fim do século os cachorros foram divididos em Dandie Dinmont Terriers e Skye Terriers, sendo que o Scottish ficou no grupo Skye Terrier até 1870.  

O Terrier Escocês ficou sem uma definição até que J.B. Morrison em 1880 escreveu um padrão para a raça, que continua sendo o dos dias atuais. Em 1833 a raça foi levada aos Estados Unidos, sendo registrada ao American Kennel Club em 1884. Já pelo United Kennel Club a raça foi registrada em 1934.  

Temperamento do Scottish Terrier 

Esse é um cão brincalhão e amigável, um grande parceiro e fiel aos seus tutores. Ele é um cachorro independente e com uma personalidade forte, mas que pode ser resolvido com um bom treinamento.

Como é um cão de caça, ele pode acabar não convivendo bem com animais menores, já que seu extinto é caçar. O Scottish gosta da companhia do seu guia, mas ele também precisa do seu próprio espaço e não é um cão de ficar no colo.  

Entenda sobre a saúde do Scottish Terrier 

O Scottish Terrier é um cão resistente, com uma boa saúde, mas como qualquer outra raça esse Terrier também é propenso a algumas doenças como otite, luxação de patela, câncer e doença de von Willebrand. 

Otite

A otite é bem comum em cães da raça Scottish Terrier. Essa condição ocorre pela inflamação no conduto auditivo e pode ser causada por diversos fatores como fungos, bactérias e ácaros. Os principais sintomas são coceira na região da orelha, sensibilidade no local, secreção e odor na região das orelhas. 

O tratamento deve ser feito por um médico-veterinário, que vai indicar o tratamento correto para cada tipo de otite. Também é importante manter a região das orelhas sempre limpa e seca, isso previne o surgimento da otite no cão. 

cachorro preto

Scottish Terrier – Foto: Freepik

Luxação de patela

A luxação de patela é uma condição que pode ser congênita ou pode ocorrer após algum trauma. Essa condição é mais comum em raças de pequeno porte, mas pode ocorrer em qualquer tipo de cachorro.

A luxação da patela é caracterizada pelo deslocamento da rótula, um osso do joelho, que causa muita dor e incômodo no cão. O diagnóstico precoce é muito importante para evitar que o grau da luxação piore, em casos de grau 4 o cão tem que ser submetido a uma cirurgia de correção.  

Por isso, ao apresentar algum sintoma como dor, dificuldade para pular, apoio em uma das pernas e andar mancando o cão deve ser levado ao um veterinário de confiança para fazer o diagnóstico. 

Câncer

O câncer é uma doença que pode ocorrer em qualquer raça, mas algumas são mais suscetíveis a ela, como é o caso do Scottish Terrier. Na raça é mais propenso os cânceres de bexiga, intestino, estômago, pele e mama.

Como na maioria das vezes a doença não apresenta sintomas no estágio inicial o indicado é que o cãozinho tenha consultas periódicas, com exames de check-up o cão pode ter um diagnóstico precoce e ter uma melhor resposta ao tratamento.  

Doença de von Willebrand

A doença é um defeito do fator von Willebrand, uma glicoproteína que tem uma função na adesão e agregação da plaquetária.  A doença é congênita e é comum em algumas raças como o Scottish Terrier.

Essa condição apresenta 3 tipos, sendo o tipo 1 a mais comum e o tipo 3 a mais grave. O principal sintoma que o cão pode apresentar é hemorragias nas mucosas, mas alguns podem ser assintomáticos. O diagnóstico é feito por exames e o tratamento é paliativo. 

Atividades recomendadas para o Scottish Terrier 

Mesmo sendo um cãozinho pequeno, o Scottish Terrier é bastante ativo e precisa de um bom nível de atividades diárias. É importante que o guia procure atividades para o pet, isso ajuda a liberar a energia do cãozinho e também a cuidar da saúde física e mental.  

Scottish Terrier brincando na neve

Scottish Terrier brincando na neve – Foto: Freepik

O Terrier vai ficar muito satisfeito com passeios diários, que dependendo do cão pode ser mais de uma por dia. Ele também ama atividades ao ar livre, principalmente um lugar em que ele possa se divertir cavando. Outra opção são os diversos brinquedos que o mercado oferece, uma forma de manter o cão estimulado intelectualmente.   

Treinamento do Scottish Terrier

O Scottish Terrier é uma raça muito inteligente, que vai aprender com facilidade, mas só se ele quiser. Como é um cão independente, ele pode ser um tanto teimoso e vai querer fazer as coisas por conta própria.

O guia vai precisar de muita paciência e criatividade para treinar esse cãozinho, então quanto mais cedo começar o treinamento melhor o cão responderá.  O Terrier vai responder melhor a um treinamento que usa métodos positivos, já que é uma raça sensível aos gritos e punições. 

Para evitar o desinteresse do cão é importante sempre levar atividades novas e criativas, outra dica é recompensar o cãozinho quando ele corresponder ao treinamento. As sessões de adestramento também não devem ser longas.  

Principais cuidados 

Como qualquer outro animal, o Terrier Escocês precisa de atenção e cuidados, que são fundamentais para promover o bem-estar e a longevidade do pet. Então antes de adotar qualquer cão se lembre que ele vai precisar de uma certa dedicação e tempo do seu guia.  

Higiene do Scottish Terrier

O banho é recomendado somente quando o cão estiver sujo, banhos em excesso podem ser ruim para a pelagem do animal. A escovação deve ser diária e com mais atenção na barriga, pernas e na barba. O cão dessa raça também precisa de pelo menos duas tosas ao ano.  

Dois Scottish Terrier

Dois Scottish Terrier – Foto: Freepik

Como é um cão ativo e que gosta de fazer atividades físicas, as unhas são desgastadas naturalmente, mas caso não ocorra o desgaste o animal vai precisar aparar as unhas.

A higiene bucal também precisa ser diária, isso evita o mau hálito e o surgimento de tártaros.

Outro cuidado é com os ouvidos, eles precisam estar secos e limpos para evitar otite, na hora do banho é importante ter cuidado para não deixar entrar água no canal auditivo, então use tampões ou algodão para evitar o contato da água com os ouvidos no banho. 

Para manter a higiene do seu cãozinho com segurança use sempre produtos que sejam indicados para o tipo da raça.  

Saúde do Scottish Terrier

Para manter a saúde do pet é preciso que ele tenha um acompanhamento médico desde filhote, então procure um veterinário de sua confiança para acompanhar o desenvolvimento do filhote até sua vida adulta.

Com um acompanhamento periódico também é possível o diagnóstico precoce de algumas doenças. Como o Terrier Escocês é predisposto a algumas doenças, o ideal é que tenha ao menos duas consultas por ano.  

O cão também precisa ser vacinado. Com a vacinação em dia seu cachorro fica protegido de doenças que podem ser até fatais. A vacinação também é uma proteção para aqueles que vivem junto com o cãozinho. 

 O cachorro também vai precisar de vermífugos e antipulgas para evitar a proliferação de mosquitos, pulgas e carrapatos. Essa é mais uma forma de manter o pet saudável e até uma forma de salvar a vida do cachorro. Procure um profissional para indicar o melhor produto para seu amigo de quatro patas. 

Alimentação 

A alimentação do Scottish Terrier precisa ser acompanhada de perto pelo seu tutor, como a raça possui uma tendência ao ganho de peso em excesso é importante que a alimentação seja balanceada e na quantidade adequada.

Então nada de petiscos em excesso e procure orientação com um veterinário para montar o cardápio ideal para o cão, já que a alimentação varia de acordo com fatores como a idade, o nível de atividade do cão, o sexo e o metabolismo. 

Curiosidades sobre o Scottish Terrier

1 – Qual é a expectativa de vida de um cão da raça Scottish Terrier? 

O cão da raça Scottish Terrier tem uma expectativa de vida de 11 a 13 anos de vida. 

2 – O Scottish Terrier se adapta em apartamento? 

Para quem procura um cãozinho para viver em apartamento o Terrier Escocês pode ser uma ótima escolha. Ele é pequeno e se adapta em diferentes tipos de moradia, mas precisa de passeios e de atividades físicas, já que é um cão muito ativo. 

cachorro na neve com frio

Scottish Terrier ao ar livre – Foto: Freepik

3 – O Scottish Terrier convive bem com as crianças? 

O Scottish possui uma personalidade muito forte e pode até ser teimoso, por isso não é indicado para famílias com crianças pequenas. Já com crianças maiores ele convive muito bem, o importante é a criança saber respeitar o espaço do pet.  

4 – O Scottish Terrier late muito? 

A raça costuma latir quando tem algo para avisar ao seu guia ou na presença de estranhos, mas quando fica frustrado, o Terrier Escocês pode ter latidos excessivos.  

5 – O Scottish Terrier apresenta algum tipo de problema ao ficar sozinho em casa? 

Ele é bastante independente e não precisa da constante presença do seu guia, o que faz com que possa ficar algum tempo só, mas nunca deixe o cãozinho por longos períodos sozinhos. 

6 – O Scottish Terrier é um bom cão de guarda? 

O Scottish é um ótimo cão de guarda. Ele é atento e inteligente, usa seu latido para alertar seu guia.  

7 – Um dono de estimação de primeira viagem pode adotar o Scottish Terrier? 

Um Scottish Terrier é um cão muito independente e com uma personalidade forte, por isso ele precisa de um guia com liderança, paciente e com pulso forte para evitar o mal comportamento do pet. 

8– Cachorros da raça Scottish Terrier são inteligentes? 

O Scottish Terrier é uma raça bastante inteligente, vai aprender com facilidade os comandos de voz do seu guia.