O Lulu da Pomerânia é um cachorro extremamente inteligente, delicado, ativo e companheiro. Essa raça é muito popular por ser considerada muito fofa e por se parecer com um ursinho de pelúcia. Vamos conhecer os tipos de tosa no Lulu da Pomerânia.

Além disso, o Lulu da Pomerânia se adapta facilmente à rotina dos seus donos e também vive muito bem em apartamentos.

Lulu da Pomerania

Lulu da Pomerania – Foto: Freepik

Porém, o pelo dessa raça requer uma série de cuidados. Com sua pelagem sedosa, longa, densa e brilhante, você deve saber que se não receber os devidos cuidados, o Lulu pode desenvolver muito problemas.

A importância da Tosa

O principal cuidado, além da própria escovação que deve ser feita por seus donos, é a tosa.

Mas a tosa do Lulu da Pomerânia não pode ser feita de qualquer maneira. Essa raça precisa de cuidados especiais na sua tosa e, dessa forma, ela não pode ser feita por qualquer pessoa.

É extremamente desaconselhável que você tente fazer a tosa do seu Lulu em casa sozinho.

Isso porque essa raça possui uma pelagem dupla.

Isso mesmo: além da camada de pelos longos e densos que nós conseguimos ver, eles possuem ainda uma camada denominada de subpelo, que são pelos muito mais curtos e mais finos. Eles servem como isolante térmico.

Dessa maneira, o Lulu da Pomerânia fica aquecido no inverno e não passa calor excessivo no verão. Esse subpelo também protege o Lulu de insolações e de problemas de pele.

Assim, a tosa do Lulu deve ser sempre feita com tesoura, nunca com máquina.

A máquina, se for usada de forma incorreta ou por uma pessoa que não é profissional, pode estragar pra sempre a subcamada do pelo do Lulu da Pomerânia e, dessa forma, ele vai sofrer com uma série de problemas para o resto da vida.

Existem diversos tipos de tosa que podem ser feitos nessa raça. No artigo de hoje vamos conhecer os principais e mais conhecidos.

Tosa Tradicional para Lulu da Pomerânia

A Tosa Tradicional é o tipo de tosa mais comum entre cachorros da raça Lulu da Pomerânia.

O principal objetivo dessa tosa é manter o formato natural do pelo do Lulu, apenas dando alguns retoques com o uso de uma tesoura, deixando o seu pelo mais arrumado e mais bonito.

É um tipo de tosa bem simples, mas que deve ser feito com um profissional.

Essa tosa alivia um pouco a quantidade de pelos que o Lulu da Pomerânia tem, mas mesmo assim você ainda vai precisar escová-lo diariamente para evitar nós e demais problemas.

Tosa Leão para Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerania

Lulu da Pomerania – Foto: Freepik

A Tosa Leão é muito comum entre os donos de Lulu da Pomerânia no Brasil. Como o próprio nome já diz, ela tem como objetivo deixar o seu cachorro parecido com um leãozinho.

Nesse tipo de tosa, o pelo do corpo do Lulu é aparado quase próximo da pele, deixando-os bem curtinhos.

Os pelos do pescoço, do peito e da cabeça, porém, devem ser deixados mais longos e compridos, para criar uma espécie de juba parecida com a dos leões.

O profissional pode optar por deixar um pouco de pelo no rabo do Lulu da Pomerânia também.

A Tosa Leão tem um objetivo estético de dar uma aparência específica ao Lulu da Pomerânia. Porém, ela também acaba ajudando na parte higiênica, já que diminui a quantidade de pelos no corpo do Lulu.

Dessa forma, a possibilidade de formação de nós é menor e a de surgimento de doenças também.

Se você quiser manter esse tipo de tosa por um tempo, vai precisar levar o Lulu várias vezes no pet shop para fazer pequenas manutenções com a tesoura.

Tosa Bebê para Lulu da Pomerânia

A Tosa Bebê tem como objetivo deixar o seu Lulu da Pomerânia com uma aparência parecida com a que ele tinha quando era filhote.

Com esse tipo de tosa, o Lulu fica muito fofinho e com uma aparência arredondada.

O profissional deverá cortar o pelo do Lulu da Pomerânia e deixá-lo com apenas de 2 a 3 centímetros de comprimento em todo o corpo.

Lulu da Pomerânia segurando a flor e sentada na cadeira amarela – Foto: Freepik

Não tente fazer esse tipo de tosa sozinho em casa, pois ele deve ser feito com tesouras específicas. Além disso, ele demanda também certa habilidade por parte da pessoa que vai fazer a tosa.

Essa tosa diminui bastante a quantidade de pelos, mas não dispensa a necessidade de escovação semanal.

O único ponto negativo da Tosa Bebê é que ela demora bastante para ser feita, pois todo o processo deve ser manual e com a tesoura e eles podem ficar irritados com essa demora.

Além disso, ela é também difícil de manter, já que logo os pelos crescem e você vai precisar levar de novo o seu Lulu no pet shop.

Esse tipo de tosa é bem parecido com a Tosa Ursinho que vamos ver logo abaixo. A diferença é que na Tosa Bebê o pelo do Lulu fica com o mesmo comprimento em todo o corpo e a cabeça não fica tão redonda quando no tipo Ursinho.

Tosa Ursinho para Lulu da Pomerânia

A Tosa Ursinho é também chamada de Tosa Urso de Pelúcia. Ela é bem parecida com a Tosa Bebê e muitas pessoas confundem as duas.

Na Tosa Ursinho, o Lulu da Pomerânia fica com a cabeça e as patas bem arredondadas. Todo o processo deve ser feito de forma cuidadosa com o uso de tesouras específicas e de um profissional habilidoso.

Além da vantagem estética, deixando o Lulu muito fofo, esse tipo de tosa ajuda também na higiene e nos cuidados do cachorro, já que os donos vão ter que escovar bem menos o seu pelo.

Conclusão

Lulu da Pomerania – Foto: Freepik

Existem muitos tipos de tosa que você pode escolher para o seu Lulu da Pomerânia.

Porém, independentemente do tipo de tosa escolhido, você deve saber que o seu Lulu vai precisar de cuidados constantes e diários.

O seu pelo é muito delicado e graças à existência do subpelo, você não pode usar de nenhuma forma a máquina no seu Lulu, pois corre o risco de machucá-lo.

Por fim, o ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional para cuidar do pelo do seu Lulu da Pomerânia.