Passar um lindo verão com cachorro é uma das coisas mais legais que você, tutor, pode fazer. Afinal, o verão é um período de muito sol, dias bonitos e convidativos para passeios e brincadeiras ao ar livre. E por isso, é um momento em que os cães mais se sentem felizes e animados, uma vez que é neste momento que eles se aproximam ainda mais de seus tutores e gastam muita energia.

Por isso, no texto de hoje, vamos ver 10 dicas muito legais que você poderá colocar em prática para ter um verão 2021 incrível com seu dog. Acompanhe!

cachorro no verão

Tutora com cachorro no verão – Foto: Freepik

Verão com cachorro – Como aproveitar melhor o verão de 2021?

O verão com cachorro é, geralmente, um momento de muitas brincadeiras e diversão para todos: tutor e cão. Só que para que tudo saia como planejado e o animal não sofra com o calor excessivo, algumas dicas de saúde precisam ser levadas em consideração. E a partir destes critérios de cuidados, listamos uma série de atividades legais que você pode fazer com seu cãozinho na estação mais colorida do ano.

Veja abaixo!

Faça passeios no parque em horários alternativos – antes das 10h e depois das 16h

Cuidar do cachorro no verão é fundamental. Esta é uma estação muito rica em brincadeiras e gasto energético. Só que para que tudo funcione perfeitamente, é muito importante considerar e respeitar alguns aspectos de segurança, como o horário do sol. Por isso, nossa primeira e mais importante dica para que você possa curtir o verão com seu dog, é: evite horários ruins de sol.

Faça seus passeios e caminhadas em momentos que os raios UV já não estão mais tão fortes, que é antes das 10h ou depois das 16h. Fora destes horários, o sol é realmente muito forte e pode machucar a pele do seu cachorro quando não bem protegida.

Aproveite sombra e água fresca – Cães adoram brincar na água (piscina ou banho de mangueira)

Nossa segunda dica, é: aproveite a sombra e a água fresca para brincar com seu cachorro. Cães adoram água em qualquer estação e horário. Para eles, tudo é uma grande diversão. Então, aproveitar essas características de diversão no verão é ainda mais legal. Portanto, dê banhos de mangueira (sem desperdiçar água) e também deixe seu cão mergulhar na piscina. Com certeza ele vai adorar!

Dica: nunca deixe seu dog sem supervisão na piscina, ok? Esteja sempre junto dele.

Praia pode ser uma alternativa – Desde que seja permitida a entrada de cães

Você já pensou em levar seu cãozinho para praia? Esta é uma alternativa bastante comum e muito útil para o pet, visto que na praia ele poderá se refrescar na água e ainda aproveitar um ventinho litorâneo. Mas nunca deixe de verificar se a praia realmente permite a entrada de animais antes de levar seu cão, ok?

Além disso, dê os vermífugos necessários para que o cão não contraia nenhum desses invasores e nem passe para outros animais que eventualmente estiverem na praia. Leia também: Qual o melhor vermífugo para cães?

cachorro no verão

Cão na praia – Foto: Freepik

Em dias muito quentes, opte por brincar em cômodos com ar condicionado

Se você não é tão fã do sol ou do ar livre nestes dias mais quentes de verão, uma boa dica é aproveitar o dia com seu cão em um ambiente com ar-condicionado. Por mais que os cães gostem muito do verão, o clima pode ser bastante desgastante para eles, caso você não ofereça a energia necessária para que eles possam ter dias leves e refrescantes. Então, ficar no ar-condicionado pode ser uma grande ideia.

Brinque com os melhores brinquedos do seu dog e se divirta com ele, mesmo que dentro de casa.

A tosa pode ajudar a refrescar – Mas sempre peça orientação veterinária (pois o pelo também é térmico)

Tosar o cachorro é algo bem interessante no verão, principalmente para aqueles cães mais peludões. Então, para aproveitar o verão com cachorro, deixar os pelinhos do seu cão bem aparadinhos pode ser algo bastante refrescante para ele. Só que para fazer isso, sempre busque uma supervisão veterinária, de modo que o cão não sofra com a exposição ao sol.

A pelagem é, também, uma forma de proteger a pele do cachorro dos raios UV. Além de que o pelo é também um poderoso isolante térmico. Então, por mais que a gente ache que o cão está incomodado com os pelos no calor, saiba que há sim uma proteção que faz eles ficarem mais fresquinhos.

Use toalhas molhadas ou úmidas para seu cão deitar e relaxar

Você já pensou em usar a técnica da toalha úmida? Esta é uma estratégia bastante divertida e muito refrescante para o cachorro no verão. Tudo que você precisa fazer, é molhar algumas toalhas (de modo que fiquem encharcadas ou bem úmidas) e estender no chão. O cão poderá passar boas horas do dia ali deitado, visto que a água vai refrescá-lo bastante.

cachorro no verão

Cão na praia – Foto: Freepik

Verão com cachorro: Dê cubos de gelo para o cão roer (e se refrescar)

Outra boa técnica de diversão no verão, é oferecer cubinhos de gelo para o cachorro roer. Ele vai achar que é uma espécie de osso refrescante e vai perder boas horas do dia ali, deitado, roendo um cubo de gelo. Isto ajuda a reduzir a carga de energia do animal no verão, sem que ele se sinta exausto ou extremamente cansado e ofegante devido ao forte calor. Ele vai adorar se refrescar com um cubo de gelo.

Verão com cachorro: Use sempre protetor solar canino para qualquer brincadeira externa

Esta é uma dica bem importante para passar o verão com cachorro: protetor solar! Nunca esqueça de passar protetor solar canino toda vez que você quiser sair com seu cãozinho. Por mais que o protetor deva ser usado em todas as estações do ano, é no verão que a tendência a ter queimaduras são mais altas.

Sempre use produtos feitos para pets, ok? Nunca use protetor solar humano em cachorros, pois isto pode ser bem prejudicial para eles.

Verão com cachorro: Faça um check-up geral do seu cãozinho antes e depois do verão

Outra dica bem interessante e que você, tutor, deve levar em consideração, é: faça sempre um bom check-up do seu cãozinho antes e depois da estação mais quente do ano. O verão é um momento bem propício para que diversos tipos de viroses e bactérias se desenvolvam. Por isso, estes cuidados são muito importantes para que você mantenha seu cão sempre muito confortável e saudável.

cão com sua tutora

Tutora com cachorro no verão – Foto: Freepik

Verão com cachorro: As almofadinhas precisam de um cuidado extra em caso de dias muito quentes

E por fim, não podemos esquecer que as almofadinhas do cachorro estarão em contato direto com a superfície, seja em uma brincadeira na praia ou em um passeio no parque. Portanto, tome muito cuidado para que não hajam queimaduras que possam machucar as patinhas do seu dog, impossibilitando ele de aproveitar o verão com mais tranquilidade.

Se preciso for, utilize um tipo de botinha nas patinhas para que as almofadinhas não queimem. Mas, de maneira geral, evite calçadas quentes, areias escaldantes ou qualquer superfície que tenha o contato do sol o dia inteiro.

Cuide bem do seu dog e bom verão!