O vinagre de maçã é um remédio tradicional muito eficaz, capaz de tratar várias doenças em cães e gatos, como infecções da bexiga, coceira na pele, várias inflamações e muito mais. Mas podemos usar vinagre de maçã para dermatite canina? Descubra agora!

Na internet, podemos encontrar muitas opiniões conflitantes sobre o uso do vinagre de maçã. Alguns elogiam seus efeitos milagrosos, mesmo capazes de curar o câncer, outros, no entanto, citam a tese do FDA de que o vinagre de maçã não tem nutrientes.

Vinagre de maçã: reduz o açúcar no sangue?

Vinagre de maçã – Foto: Freepik

O vinagre de maçã para dermatite canina também é eficaz na redução do açúcar no sangue, um inimigo dos diabéticos. De acordo com estudos mais específicos, este produto contém traços de vitaminas e minerais, com exceção do potássio.

O vinagre de maçã tem fortes benefícios para a saúde de pessoas e animais; isso é graças às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Essas propriedades podem ser exploradas no cuidado diário e na limpeza de nossos amigos de quatro patas. De fato, é um produto totalmente seguro para cães e gatos, pois é composto apenas de maçãs e água.

Seu PH é levemente ácido, varia entre 3,1 e 5, o que lhe confere propriedades calmantes para o trato digestivo dos animais. É possível dar uma colher de chá de vinagre de maçã ao gato ou cachorro (isso dependerá do peso), basta adicioná-lo à água contida em sua tigela.

Vinagre de maçã para dermatite canina funciona?

Se nosso animal tem pele irritada, o vinagre de maçã também pode ser usado após o banho. Os parasitas não gostam da acidez do vinagre de maçã, portanto, a aplicação tópica de uma mistura de vinagre de maçã, tanto para gatos quanto para cães, pode matar pulgas, ácaros e micose.

Esta mistura também pode limpar completamente a pele, eliminando os alérgenos que causam acne e coceira. No entanto, o componente ácido do vinagre de maçã pode ser abrasivo para a pele delicada de um gato, especialmente se jovem; por isso, certifique-se de diluí-lo bem.

Vinagre de maçã – Foto: Freepik

Os cães geralmente desenvolvem infecções fúngicas nas patas. Assim, é possível curar essa doença mergulhando as patas do animal em vinagre de maçã.

Os cães com coceira geralmente vivem desconfortáveis ​​e às vezes ficam muito nervosos. Cães com coceira intensa podem desenvolver pontos quentes , áreas de pele inflamada causadas por arranhões excessivos. Pulverizar a solução diretamente nos pontos quentes pode trazer alívio.

No entanto, se a pele estiver muito inflamada, o vinagre de maçã pode aumentar a irritação. Consulte o seu veterinário antes de pulverizar o vinagre de maçã em pontos quentes altamente inflamados.

Possíveis efeitos colaterais

Quando, no entanto, a dose de vinagre de maçã para dermatite canina é excedida, podem ocorrer efeitos colaterais, como, por exemplo, vômitos. Se esse sintoma for ignorado a longo prazo, poderá levar a um aumento da cárie e a uma diminuição da saúde óssea.

O vinagre de maçã é um excelente desinfetante, muito delicado para a pele de nossos amigos de quatro patas. No entanto, alguns sinais de alergia ao vinagre de maçã podem ocorrer, incluindo vômitos, pele avermelhada e/ou com coceira.

Vinagre de maçã para dermatite canina: como deve ser o banho?

Cachorro tomando banho – Foto: Freepik

Diluído em água e aplicado com um pulverizador ou esponja, o enxaguamento com vinagre de maçã remove os resíduos de sabão após o banho. Além disso, ajuda a aliviar a caspa e a coceira e deixa a pelagem brilhante e macia.

Para usá-lo como um preventivo contra a caspa, você precisa esfregar a solução diluída na pele do cão ou gato, pouco antes de tomar um banho.

Conclusões

Apesar desses benefícios, os proprietários de cães e gatos não precisam considerar o vinagre de maçã como uma “receita milagrosa”. Os cães podem desenvolver sérios problemas médicos que requerem medicação e o uso de produtos naturais, em vez desses medicamentos, pode colocar os cães em risco de sofrer mais doenças.

Sempre consulte seu veterinário se você quiser usar este remédio natural para cuidar do seu cão ou se notar reações adversas.