Curiosidades

Desobediência canina – Por que acontece?

Se você é um tutor de primeira viagem ou está pensando em adotar um cãozinho, é preciso entender algumas coisas de comportamento.

Afinal de contas, o comportamento canino depende muito das ações do tutor e também do ambiente em que o cão vive.

A desobediência canina, muitas vezes, está atrelada totalmente ao fato de que o seu cão não tem um ambiente adequado para viver. 

Todos os cães agem de maneira parecida: eles aprendem o que pode, o que não pode e vão se condicionado a isso com o tempo.

Condicionamento é a palavra-chave para que você encontre a solução para um cão desobediente. E por isso, é preciso entender mais sobre consistência.

Ou seja, fazer com que seu cão entenda perfeitamente o que pode, o que não pode e o que ele deve fazer, não é algo rápido. É preciso muita paciência e, acima de tudo, consistência.

Portanto, sempre que você começar um novo treinamento ou ensinamento, é preciso ter consistência. Ou seja, se hoje pode, amanhã tem que poder também.

E o mesmo vale ao contrário: se o cão não pode uma coisa, ele precisa continuar não podendo. Caso contrário, isso gerará inconsistência, o cão ficará confuso e vai agir de modo desobediente.

Exemplo: se você deixar o cão subir no sofá e depois de um tempo mandá-lo sair, isso vai gerar confusão na mente do dog. Ele vai se sentir confuso e não vai saber qual comportamento seguir.

Portanto, não brigue, ofenda ou use violência física com seu cão desobediente. Ele não é desobediente para provocar. Mas sim, por falta de outros estímulos, adestramento e consistência no processo.