Curiosidades

Hipertermia canina – O que é isso e como ajudar o cão

Afinal de contas, a hipertermia canina é uma das maneiras mais “fáceis” de o cão ir parar no veterinário, caso não haja os cuidados necessários e básicos para evitar o problema.

No entanto, um cão com hipertermia pode ser tratado rapidamente e estará recuperado em até uma hora, desde que receba os cuidados pontuais e na hora.

A hipertermia canina nada mais é do que o superaquecimento do corpo do cachorro. Ou seja, o cachorro entra em um estado crítico de temperatura que, se não tratado com agilidade, pode levar ao óbito do animal.

A hipertermia pode acontecer por inúmeros motivos diferentes. E por isso, é fundamental que você se atente aos sinais.

Os principais efeitos da hipertermia canina no organismo do animal, quando em estado grave e avançado, é fazer os órgãos pararem de funcionar.

Os sintomas da hipertermia canina podem ser confundidos com uma simples sensação de calor do cachorro.

Ou seja, se o cãozinho sentir calor, ele vai deitar em lugares frescos, vai ficar com a língua de fora, etc.

Passeios em horários de pico de sol são muito prejudiciais. Portanto, você deve sempre considerar o manejo das situações para não comprometer a saúde do cachorro.

Cães que estão sofrendo com excesso de temperatura corporal, tendem a ofegar de maneira muito significativa. Ou seja, você vai perceber que o cão está ofegando diferente.

Outro sinal evidente de que o cão está com hipertermia canina, é a coloração das gengivas e da língua. Elas vão ficar com um aspecto avermelhado muito acima do normal.

E por fim, outro sinal claro de que o cão está passando por uma sensação exaustiva de calor, é a saliva grossa e pegajosa.