Curiosidades

Xoloitzcuintle: A raça que é o tesouro nacional do México

Xoloitzcuintle é o dono de uma aparência extravagante, que recebeu o título de Tesouro Nacional do México.

Segundo a lenda, esses cães protegem a casa do dono dos espíritos malignos.

Além disso os Xoloitzcuintles eram considerados curandeiros de quatro patas que podiam levar a doença com eles durante a noite.

Os povos antigos consideravam esses animais incomuns como guias para o outro mundo e os tratavam com o devido respeito.

Existem três tipos de Xoloitzcuintle: standard, médio e mini, portanto a raça é adequada para morar em um apartamento de qualquer tamanho.

Eles tendem a considerar apenas uma pessoa como dono, embora também tratem o resto da família com amor, incluindo outros animais de estimação.

Não é recomendado ter um Xolo para famílias com crianças pequenas: os cães podem se comportar de forma imprevisível na companhia de uma criança.

Os cães sem pelos mexicanos são únicos em todos os aspectos. Pois eles estão entre os sortudos que formaram uma raça separada devido a uma mutação genética comum

Os animais mostraram-se mais adaptados ao clima do México. Além disso, carrapatos, pulgas e outros parasitas não tem interesse nessa raça

Em 1887, o Xolo foi oficialmente reconhecido pelo American Kennel Club (AKC). Assim, o primeiro animal registrado foi uma cadela chamada Mi Tu.

Os Xoloitzcuintles têm uma personalidade equilibrada e amigável, com um temperamento forte. Os filhotes são inerentes à brincadeira excessiva

Eles são saudáveis e alegres. Cria-se facilmente em qualquer zona climática, mas a baixas temperaturas precisa de “roupas” adicionais.