A educação dos gatos não é um processo simples: pelo contrário. Os donos de felinos precisam dedicar muito tempo e dedicação para conseguir educar os seus pets da melhor forma possível.
O processo de educação de gatos é muito importante para que a relação entre você e o seu pet seja saudável. Sofás destruídos, urina em lugares errados e miados noturnos podem ser evitados por meio de uma boa educação.
Para que você consiga educar o seu gato de uma forma menos complicada, o artigo de hoje trouxe alguns erros que podem ser cometidos na educação dos gatos e as estratégias que você pode usar para evitá-los.
1. Achar que um gato não deve ser educado
Muitos donos de gatos acham que os eles não devem ser educados porque eles conseguem, supostamente, “se virar” sozinhos ao longo de suas vidas.
Esse pensamento é um grande erro e agir dessa forma irá, sem dúvidas, prejudicar a sua relação com o seu pet.
Os gatos devem entender o funcionamento da casa em que vivem para conseguirem construir uma convivência com os habitantes do lugar. Porém, isso só pode acontecer por meio de uma educação adequada e que não acredita que o gato consegue aprender tudo sozinho.
A independência não significa que eles não precisam de educação
Educação dos gatos – Todos nós sabemos que os gatos são animais muito independentes e que gostam de agir por conta própria dentro de casa. Mas, isso não significa que eles não precisam de educação: muito pelo contrário!
Deixar com que o seu pet aja da forma como ele quiser e sem nenhum tipo de educação pode prejudicar a relação de vocês no futuro.
2. Tentar educar o seu gato como se ele fosse um cachorro
As pessoas estão muito mais acostumadas com os processos de educação e de treinamento de cachorros, isso é um fato que pode ser comprovado até por meio da observação das inúmeras fontes existentes sobre o assunto em livrarias e na internet.
Assim, é claro que as pessoas estão muito mais acostumadas com a educação de cachorros para que eles se tornem obedientes. Porém, você não deve de jeito nenhum tentar educar o seu gato como se ele fosse um cão: isso é um grande erro que pode atrapalhar o processo de educação e de adaptação do seu gatinho.
Educação dos gatos: cães e gatos são muito diferentes
Educação dos gatos – Você deve ter em mente que cachorros e gatos são muito diferentes e que, dessa forma, você não pode tentar aplicar o mesmo processo de educação e treinamento aos dois.
Os cachorros são muito mais aptos à domesticação do que os gatos. Assim, é muito mais simples ensinar truques e determinados comportamentos ao seu cão, o que não acontece no caso dos felinos.
Mas, isso não quer dizer que os felinos não podem ser educados: eles podem e devem passar por um processo de educação. O que queremos dizer aqui é que esse deve ser diferente daquele usado com cachorros.
Se você tentar educar o seu gatinho como um cachorro, o processo será extremamente frustrante, além de insatisfatório.
Um dos principais motivos que podem explicar isso é a diferença na natureza dos cachorros e dos gatos. Os gatos preferem viver de modo independente e, com isso, a sua obediência ao dono estará sempre relacionada aos seus próprios interesses. Dessa maneira, você não pode esperar que um gato desenvolva, por meio de um processo de educação e de treinamento, a mesma obediência incondicional de um cachorro. Isso não irá acontecer.
Educação dos gatos – 3. Usar agressões físicas
Educação dos gatos – Utilizar violência física dentro do processo de educação de um gato é extremamente errado.
Você deve ter em mente que os gatos não são capazes de entender o que eles podem ter feito de errado para que você o agredisse.
A única coisa que a agressão física provoca no gato é o medo e o receio contra aquele que a praticou. Assim, o seu gato não vai aprender nada com a violência, pelo contrário: ele ficará com medo de você e irá se afastar.
As agressões físicas podem, como você deve ter percebido, comprometer muito a relação dos felinos com os seus donos.
Assim, não tente usar violência física como repreensão para um gato. Com elas, o seu pet irá gerar emoções negativas contra você. Ainda, esse tipo de repreensão também não funciona para resolver o problema que ocasionou a sua raiva.
Educação dos gatos – O que fazer para educar um gato?
Educação dos gatos – Usar agressões físicas para repreender ou para educar um gato é extremamente errado e ineficiente. O seu felino não vai aprender nada por meio de agressões. O único resultado que elas irão provocar é o sentimento de medo contra aquele que praticou as atitudes violentas.
Para educar um gato, você deve tentar mostrar alternativas para que ele aja de uma outra maneira e não daquele que você está considerando errada. Você deve, assim, desencorajar o pet de tomar ações erradas, direcionando-o para o caminho certo.
Para fazer isso, você deve repreender o gato no momento em que ele está fazendo algo de errado. Não adianta tentar educar o seu pet depois do momento em que ele agiu de forma errada: os gatos não têm o poder de associar a sua bronca com uma coisa que eles fizeram anteriormente.
Assim, repreenda o seu gato no momento da ação por meio de um poderoso “não”. Um “não” expressado com firmeza irá fazer com que o seu gato entenda que ele está agindo de forma equivocada. Ele certamente irá parar de fazer aquilo que está fazendo e esse é o momento em que você deve mostrar qual é o caminho alternativo.
Com o tempo, ele irá entender que uma determinada atitude é errada e vai passar a agir da outra maneira (a que está sendo mostrada por você como alternativa).
Educação dos gatos – 4. Não agir de forma coerente
Você deve saber que o processo de educação do seu gato depende muito de você, mesmo que você esteja contando com a ajuda de um professor/treinador para te auxiliar ao longo do processo. Dessa maneira, a forma como você age irá influenciar muito o comportamento do seu felino e a mudança do mesmo (ou a falta de mudança) ao longo do processo de treinamento.
Assim, um dos grandes erros que você pode cometer é não agir de forma coerente. Você não pode, por exemplo, permitir que o seu gato aja de uma determinada forma às vezes e outras vezes não.
Se o seu gato arranhar os móveis, por exemplo, você deve repreender esse comportamento todas as vezes que o pegar fazendo isso. Você não pode agir de forma incoerente e deixar ele arranhar algumas vezes e outras não.
Saiba que um comportamento incoerente confunde a cabeça do felino e atrapalha totalmente a sua educação. Tente sempre desenvolver um processo de educação constante, o que envolve agir sempre da mesma forma, especialmente durante as repreensões.
Como evitar esses erros na educação dos gatos?
Para evitar todos os erros na educação dos gatos que foram mencionados nesse artigo, você deve primeiro compreender a natureza do seu gatinho.
Gatos são animais de natureza independente e que gostam de ter os seus próprios momentos solitários. Os felinos também preferem agir de acordo com os seus próprios interesses.
Isso não quer dizer, porém, que eles não podem ser educados: eles podem e devem passar por esse processo. Mas você deve ter em mente que, para evitar os erros mencionados e garantir um processo de adaptação mais agradável, você deve dar tempo ao seu pet.
Deixe que ele se acostume com as regras de convivência da casa. Com o tempo e com um treinamento educativo adequado, ele passará a se comportar da mesma forma que os demais habitantes da casa, o que inclui respeitar determinados espaços e também certos horários.
Outra coisa que é muito importante para evitar erros grosseiros durante a educação do seu pet é educá-lo desde filhote.
Os gatos adultos mantêm algumas das atitudes que eles tinham quando eram filhotes. Se você deixava o seu felino te morder quando ele era um filhote, você não pode esperar que ele não aja da mesma forma quando adulto.
O processo de educação deve, assim, começar desde a infância do gato. Evite o erro de começar uma educação tardia com o seu felino e tente treiná-lo a se acostumar com as regras da casa desde filhote e, certamente, o relacionamento dele com você e dentro da sua casa será muito mais saudável.
Conclusão sobre a educação dos gatos
Existem muitos erros que podem atrapalhar o processo de educação do seu gato e que, justamente por isso, devem ser evitados.
De forma geral, podemos dizer que você deve evitar as agressões físicas durante o processo de educação, uma vez que elas são ineficientes e violentas, podendo traumatizar o seu pet.
Você deve ter em mente também que o processo de educação dos gatos requer muito tempo e paciência por parte dos donos ou tutores. Dê tempo para que o seu gato se acostume com as regras da casa, com as atitudes que estão sendo ensinadas por meio dos treinamentos e dos processos educativos e com os próprios erros, que devem ser evitados.
Por fim, evite todos os erros que foram mencionados ao longo deste artigo. Eles podem atrapalhar a educação do seu gato e o relacionamento entre vocês.