Filme Flow ganha Oscar de melhor animação; conheça o gatinho protagonista!

“Flow”, um filme de animação da Letônia, acaba de conquistar o Oscar de Melhor Animação em 2025! Mas, o que torna essa história tão especial? 

Um gatinho protagonista é a chave para um enredo cheio de emoção, superação e uma mensagem importante. 

Fique por dentro do que torna esse filme uma grande conquista, e venha saber mais sobre o felino que conquistou o mundo.

Veja também: Cachorrinha do filme Ainda estou aqui vence o Oscar dos cães atores confira!

Conheça o filme Flow

Filme Flow
Cena do filme Flow. Foto: Divulgação.

“Flow” é uma animação da Letônia que traz uma narrativa sobre superação e comunidade. O filme conta a história de um gato, normalmente solitário, que se vê em uma situação inesperada após a destruição de seu lar por uma grande inundação. 

Desamparado, o felino encontra refúgio em um barco que serve de abrigo para diversas espécies de animais. Logo, ele se vê obrigado a conviver com esses outros animais e, para sobreviver, precisa aprender a colaborar com eles, apesar das diferenças naturais entre eles. 

O filme vai além da simples história de um gato e pode ser visto como uma metáfora sobre como, em momentos de crise, as diferenças podem ser superadas quando existe a vontade de trabalhar em conjunto.

Veja também: Conheça Suri e Ozzy, os pets do filme Ainda Estou Aqui!

Filme Flow tem como protagonista um gato preto

O protagonista de “Flow” é um gato preto, e isso é relevante no contexto atual, pois a visibilidade de gatos pretos no cinema ajuda a combater estigmas e preconceitos associados a eles. 

Ao longo dos anos, muitos gatos pretos foram injustamente ligados a superstições e crenças negativas, como serem símbolos de azar ou mau presságio. No entanto, a escolha de um gato preto como protagonista desse filme ajuda a trazer uma mensagem de empoderamento e quebra de estigmas. 

Ele é um personagem encantador e forte, e um símbolo de que, independentemente de sua aparência, todos os animais têm o direito de ser amados e aceitos.

Além disso, a visibilidade de gatos pretos em filmes e na mídia em geral tem um papel importante no combate à adoção seletiva de gatos com base em preconceitos. Muitos gatos pretos ainda enfrentam dificuldades para serem adotados em abrigos devido a essa associação negativa que existe na sociedade. 

Ao destacá-los como protagonistas em histórias de sucesso, como o de “Flow”, podemos ajudar a mudar a percepção que as pessoas têm sobre esses felinos e, assim, promover a adoção de gatos sem discriminação.

A presença de um gato preto em “Flow” também reforça a importância de respeitar e valorizar todos os animais, independentemente de sua cor. 

O filme, ao escolher esse protagonista, traz à tona questões de aceitação e empatia, e lança luz sobre um tema relevante e muitas vezes negligenciado na sociedade: o preconceito contra animais com características físicas específicas.

Veja também: Top 10 filmes de cachorro mais populares

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Piloto da F1: Charles Leclerc faz pedido de casamento para namorada de um jeito diferente com ajuda de seu cão. Veja como foi!
O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, surpreendeu ao pedir a influenciadora Alexandra Mleux em casamento de forma criativa, com a...
Na Argentina: Cachorro idoso é resgatado após dias preso em esgoto e ganha nova vida. Leia o desfecho!
Um cachorro idoso, surdo e quase cego, foi resgatado de um esgoto na cidade de Goya, na Argentina, após uma...
Rafael Vitti adota Leôncio, cachorro de três patas do filme “Caramelo”
Rafael Vitti adotou Leôncio, um cachorro de três patas que participou das filmagens do filme Caramelo, da Netflix. O animal,...
Salvador terá Instituto Médico Legal Veterinário pioneiro. Veja detalhes
Nova unidade especializada em perícias com animais será a primeira do Brasil no Instituto Médico Legal Veterinário...
Img de rastreio

Localize algo no site!