Se você é dono de um gatinho ou é apenas uma pessoa curiosa, certamente você já deve ter pensado: será que os gatos precisam passear?
Os donos de cães sabem que os cachorros precisam fazer passeios frequentes. Mas, e os gatos?
A resposta para essa pergunta divide especialistas em dois grupos de opiniões opostas. Apesar de o gato não precisar obrigatoriamente de passeios frequentes, a prática pode oferecer muitos benefícios para os seus pets e, dessa forma, talvez seja interessante tentar levar o seu gatinho para dar uma volta.
Passear é uma necessidade do seu bichinho, mas alguns gatos preferem passar o dia todo em casa. Para entender melhor se o seu gato precisa passear ou não, continue lendo o artigo.
Os gatos de apartamento precisam passear?
Os gatos que vivem em apartamentos podem ter pouco espaço para explorar, brincar, estimular os próprios sentidos, ter contato com o mundo humano e descobrir novas coisas.
Assim, se você mora em apartamento, é interessante que você tente levar o seu gatinho para passear. Os passeios não são obrigatórios, mas saiba que um passeio ao ar livre e em um espaço grande pode fazer muito bem para o seu pet, que pode estar se entediando com a mesmice e o espaço pequeno do apartamento.
Além disso, o confinamento pode afetar o comportamento do seu pet, além de poder provocar o desenvolvimento de inúmeras doenças.
Dessa maneira, passear com o seu felino pode ser benéfico para a saúde física e mental dele. Os gatos podem se sentir também estimulados em ambientes novos e abertos, com novas pessoas e novos animais: outro ponto positivo dos passeios ao ar livre!
Os gatos que escapam precisam passear?
Se o seu gato gosta muito de sair para a rua e passar longos períodos fora de casa, talvez você precise levá-lo para um passeio.
Ainda, se ele é um daqueles felinos que adoram ficar olhando a paisagem do lado de fora e o movimento de animais e pessoas que vêm e vão, levá-lo para um passeio pode ser muito benéfico para o bichano.
O seu gato pode estar querendo estimular mais a própria curiosidade. Assim, levá-lo para um passeio em um lugar diferente pode ser muito positivo para ele.
Durante o passeio, ele irá explorar muito os sentidos, principalmente ao entrar em contato com novos rostos, cheiros e gostos.
É importante que você acostume o seu gato com passeios frequentes ao seu lado (e sempre na coleira!).
Caso você deixe de passear com o seu gatinho, pode ser que ele queira explorar o mundo lá fora por conta própria, o que pode não ser uma boa ideia.
Dessa forma, se o seu gato gosta de sair de casa com frequência, tente acostumá-lo com passeios para que ele explore as ruas, parques e jardins com você e não sozinho.
Benefícios de passear com gatos
Levar o seu gato para passear pode gerar muitos benefícios para ele, especialmente relacionados à saúde do mesmo.
Em primeiro lugar, devemos ter em mente que os gatos precisam realizar exercícios físicos com frequência.
Eles são muito importantes para a saúde dos felinos e a falta deles pode ocasionar uma predisposição maior à uma série de doenças e à obesidade.
Assim, se o seu gato não possui o hábito de se movimentar com frequência ou se você vive em um lugar que não permite com que ele corra e se movimente, criar o hábito de passeios frequentes pode ser muito benéfico para o seu pet e pode prevenir o aparecimento de doenças no futuro.
Ainda, se o seu felino for muito agitado ou muito ansioso, o hábito de passear com frequência pode diminuir esses sentimentos e comportamentos, fazendo com que ele viva uma vida muito mais confortável e saudável.
Por fim, devemos dizer que os ambientes externos estimulam o instinto de curiosidade dos felinos, o que é positivo para eles.
Durante os passeios, o seu gato irá explorar o próprio lado de “aventureiro” e irá, sem dúvidas, se manter entretido durante todo o tempo.
Escolha da coleira
Você deve sempre levar o seu gato para passear com uma coleira adequada. Existem inúmeros modelos de coleiras, mas é desejável que você use um peitoral e não uma coleira de pescoço.
Os gatos tendem a não se acostumar tão facilmente com as coleiras de pescoço, uma vez que eles podem sentir uma sensação muito estranha com o objeto.
Para escolher um peitoral para o seu pet, experimente diversos tamanhos até escolher aquele que está mais adequado.
Lembre-se de que a coleira não pode estar muito larga, uma vez que o seu pet poderá escapar, mas também não pode ficar muito apertada, já que isso pode provocar ferimentos no seu gatinho.
Para escolher a melhor coleira para o seu pet, você também deve levar em consideração o material da mesma.
Ele deve ser resistente, mas não pode ser duro. Lembre-se de que a coleira deve garantir a segurança do seu pet, mas também o conforto do mesmo. Se o material for muito duro, ele pode se sentir incomodado e, com isso, não vai querer fazer os passeios ou vai fazê-los sob muito estresse, o que deve ser evitado.
Por fim, você deve lembrar de que o seu gato deve se acostumar com o peitoral. Afinal, imagine que você está colocando uma coisa nova no corpo do gatinho e que ele, a princípio, estranhe a coleira.
Para fazer isso, deixe o seu gato cheirar o peitoral e se acostumar com ele. Se ele quiser brincar com a coleira, pode deixar ele fazer isso. O importante é que ele se familiarize com o objeto e não associe aquilo à uma coisa/experiência negativa.
Você também pode deixar o seu gato com o peitoral dentro de casa (sem a guia, é claro). Com isso, ele poderá se familiarizar com o objeto enquanto ainda está em um ambiente familiar (a sua casa) e não em um ambiente externo e estranho.
Essa atitude também deve ser tomada quando você trocar a coleira do seu pet, mesmo que ele já esteja acostumado com passeios frequentes.
Dicas para passear com o seu gato
Se você nunca levou o seu gato para passear e quer saber como pode fazer isso, confira as dicas que separamos para tornar o passeio com o seu pet muito mais agradável e simples.
Escolha um lugar tranquilo para os primeiros passeios
Os gatos são animais independentes e reservados. Dessa forma, para que ele consiga se acostumar aos passeios, é importante que você o leve para lugares tranquilos durante as primeiras práticas da atividade.
Parques tranquilos e jardins são boas opções para os primeiros passeios do seu pet. Evite lugares muito cheios e barulhentos ou, ainda, com muitos outros animais, especialmente cachorros. O seu gatinho pode ficar assustado e nunca mais conseguir se adaptar com os passeios.
Observe o comportamento do seu gato
Gatos precisam passear: Como mencionado, levar os gatos para passear pode ser uma atividade muito benéfica para o animal. Porém, o comportamento do seu gato deve ser observado ao longo dos passeios.
Observe a forma com que o seu felino se comporta durante os passeios. Se você perceber que o seu gato está se acostumando com os passeios e gostando da experiência, continue até que ele se adapte completamente.
Mas, se você perceber que a experiência de passear está sendo estressante para o seu gato, então não vale a pena continuar com os passeios.
O estresse pode acontecer principalmente em gatos adultos e que nunca foram acostumados com passeios. Nesse caso, a melhor opção é estimular os sentimentos de exploração e de diversão do seu gato dentro da sua própria casa ou no quintal.
Gatos precisam passear – Nunca leve o seu gato para passear sem coleira
Nunca leve o seu gatinho para passear sem uma coleira adequada!
A coleira deve ser utilizada em todos os passeios com o seu gato, principalmente para garantir a segurança dele mesmo.
Sem a coleira, ele pode se assustar com alguma coisa na rua e correr para longe de você. Ele pode ainda, encontrar um outro animal e ir em direção à ele.
Inúmeros perigos podem afetar o seu felino se ele estiver na rua sem coleira, mesmo que esteja acompanhado por você.
Dê tempo para o seu gato
Gatos precisam passear – Dê tempo para que o seu gato se acostume com os passeios e, principalmente, com a coleira. Acostumar um gatinho com passeios, principalmente quando ele não é mais um filhote, é um processo que exige paciência e dedicação por parte do dono ou por parte do tutor.
Mas não desista! O processo pode ser um pouco longo, mas será muito benéfico para o seu gatinho e também para a relação entre vocês.
Conclusão
Como você deve ter percebido, passear com gatos não é obrigatório, mas pode ser muito benéfico para os felinos por uma série de motivos. Assim, tentar introduzir o seu bichano no mundo externo pode ser interessante.
O mais importante é ter paciência para acostumar o seu pet com os passeios, começando em lugares tranquilos e deixando ele se familiarizar com a coleira e com o hábito novo.