Provavelmente você já se perguntou em algum momento quantos anos vive um gato, para saber durante quanto tempo o seu amiguinho pode estar ao seu lado.
Com os avanços da ciência e medicina veterinária, cada vez mais a expectativa de vida dos animais aumenta.
Em julho de 2018, o felino Rubble completou 30 anos de idade e, com isso ficou conhecido como o gato mais velho do mundo na atualidade.
Apesar disso, o livro dos Recordes tem o registro de que o gato que viveu durante mais tempo foi Crème Puff, que alcançou os 38 anos e 3 dias de vida.
Por mais que essas marcas pareçam ser ótimas, esses são animais que fogem do padrão. Mas afinal, quantos anos vive um gato doméstico comum?
Continue lendo esse post para saber mais sobre isso e descobrir qual é a expectativa de vida do seu pet.
Um gato vive muito e é uma grande responsabilidade
Antes de saber quantos anos vive um gato, é muito importante ter a ideia de que ao levar um animal para casa, você estará assumindo uma enorme reponsabilidade.
É preciso pensar muito bem antes de adotar um animal, visto que os pets domésticos possuem expectativa de vida muito longa.
Hoje em dia a medicina veterinária e as tecnologias em geral estão muito avançadas, proporcionando assim muito mais opções de tratamentos para diversos problemas de saúde.
Com isso, a vida dos animais está cada vez mais longa e, é preciso ter a certeza de querer assumir essa responsabilidade antes de levar um gato para a sua casa.
Pense na rotina em longo prazo. Considere também a possibilidade de fazer uma mudança de casa ou na chegada de um bebê.
Isso porque essas são questões que podem influenciar diretamente na vida do gato e, também na sua relação com ele.
A partir do momento em que você escolher ser tutor de um filho de quatro patas, todas as suas decisões deverão levar em consideração o bem estar geral do animal, ok?
É preciso que cada tomada de decisão seja extremamente consciente, evitando gerar estresse e qualquer tipo de prejuízo ao gatinho.
Quantos anos vive um gato, afinal?
De acordo com estatísticas, atualmente a média de expectativa de vida de um gato doméstico é de 15 anos.
Essa média vale para qualquer gato que viva em ambiente doméstico controlado, até mesmo os animais sem raça definida.
Em partes, isso derruba o mito de que os gatos sem raça definida são os mais resistentes. O que acontece é que muitas vezes esses não possuem uma probabilidade de ter mutações genéticas como os animais de raça.
Entretanto, a raça não é tão importante quanto o estilo de vida para a longevidade dos animais. Para que o gato viva muito, é preciso que ele receba os principais cuidados com a sua saúde.
De acordo com pesquisas, no caso de animais de rua, os fujões e, aqueles que possuem algum tipo de problema genético grave, o tempo médio de vida é bem menor, entre 3 e 10 anos.
Existem muitas dicas interessantes que você pode colocar em prática para aumentar a longevidade do seu bichano.
- Veja também: Miado do Gato: aprenda a entender o seu felino
A idade dos gatos é diferente da dos humanos
Como você viu, a expectativa de vida do gato depende muito do ambiente onde ele vive e, também dos cuidados que recebe.
Mas há ainda mais uma coisa interessante de se saber sobre os felinos, que diz respeito à equivalência de idade em relação aos humanos.
Como você viu no tópico anterior, o gato doméstico vive em média quinze anos. Nessa fase, o animal já é bastante idoso e possui várias limitações.
Entretanto, para os humanos essa idade é considerada o auge da adolescência. E se para o homem dois anos são poucos, para os felinos essa já é uma idade equivalente à vida adulta.
Então, veja a seguir as faixas de idade dos gatos domésticos:
- Gato filhote – 6 a 12 meses
- Gato adulto – 1 a 7 anos
- Gato idoso – 8 a 12 anos
- Gato geriátrico – Após os 12 anos
Aprenda a calcular a idade dos gatos
Antes de mais nada, é importante deixar bem claro que não existe uma fórmula específica para o cálculo de idade dos gatos.
Muita gente usa a fórmula dos sete anos que funciona bem no caso dos cachorros, mas para os gatos isso é um pouco diferente.
Para os gatos, existe uma outra regra, mas é importante deixar bem claro que não há nenhum embasamento científico para ela.
Independentemente da raça do animal, use a seguinte regra para determinação da idade:
- Ao final do primeiro ano de vida, o animal terá o equivalente a 14 anos para os humanos;
- Ao final do segundo ano, ele terá 10 à mais. Ou seja, terá uma idade equivalente a aproximadamente 24 anos para os humanos;
- A partir do terceiro ano de vida, a cada aniversário se deve somar mais quatro anos;
- Assim, aos três anos de idade ele terá o equivalente a 28 e, aos 4 terá 32, assim por diante.
Fatores que diminuem a longevidade do animal
Quando se fala em longevidade dos animais, existem vários fatores que contribuem para aumentar isso e, outras que levam à redução da expectativa de vida do gato.
É muito comum que os tutores permitam que os seus felinos fiquem livres e tenham acesso à rua.
No entanto, na rua os animais estão expostos a muitos fatores de risco e, esse é um dos principais encurtadores do tempo de vida.
Além da possibilidade muito maior de contrair doenças infecciosas, nas ruas os animais estão muito mais propensos a brigas e acidentes.
Por isso, o ideal é que os gatos domésticos fiquem em casa. E mesmo assim é preciso ter uma série de cuidados para evitar acidentes.
Sobretudo em apartamentos, deve-se ter muito cuidado com janelas e sacadas, colocando telas de proteção que evitem acidentes.
- Veja também: Como fazer brinquedos para gatos?
Conclusão
Quando se fala em quantos anos vive um gato, isso depende muito das condições. Em geral, animais bem cuidados, que não tenham problemas genéticos e que não tenham acesso à rua podem viver em média 15 anos ou mais.