Os crocodilos são um dos répteis mais antigos, são considerados os maiores répteis do nosso tempo. Mas quantos dentes um crocodilo tem?
Atualmente, 12 espécies de crocodilos são conhecidas, assim como várias espécies de crocodilos e jacarés intimamente relacionadas.
Mas quantos dentes um crocodilo tem?
Muitas vezes, crocodilos são confundidos com jacarés, embora na verdade eles tenham muitas diferenças, a mais importante das quais é a estrutura dos dentes.
Então, quantos dentes um crocodilo tem e como eles estão dispostos?
Quando a mandíbula de um réptil está fechada, o quarto dente é claramente visível de baixo – essa, aliás, é a principal diferença dos crocodilos – eles estão todos fechados.
Os dentes do crocodilo têm formato cônico com uma superfície interna oca na qual novos incisivos são formados.
As presas mudam aproximadamente uma vez a cada dois anos e podem ser renovadas até 50 vezes em toda a sua vida. A língua, ao contrário, está completamente encravada na mandíbula inferior, razão pela qual alguns acreditam que esse órgão não existe em um crocodilo.
Mas quantos dentes um crocodilo tem? Em média, são de 58 a 72, dependendo da espécie, mas todos têm exatamente a mesma estrutura.
Os dentes do crocodilo não estão adaptados para mastigar, ele só consegue arrancar grandes pedaços de sua presa e engoli-los.
É por isso que, se a presa for muito grande para engoli-la inteira, os crocodilos a arrastam até uma profundidade e começam a “torcer” pedaços de carne dela.
Quantos dentes um crocodilo tem – O que os crocodilos comem?
Um alimento frequente em seu “cardápio” é o peixe. Além disso, muitos invertebrados terrestres são comidos. Eles atacam qualquer animal que possam controlar. Há momentos em que um crocodilo pode comer outro crocodilo menor.
Os crocodilos podem enterrar comida. Mais de 50% de sua comida vai para a gordura. Isso os salva em longos tempos de fome. A propósito, eles podes viver sem comida por um ano inteiro.
- Veja também: Animais mais agressivos: Confira os 10 mais!
Quantos dentes um crocodilo tem – Estilo de vida do crocodilo
O estilo de vida dos crocodilos é peculiar. Eles passam a maior parte do tempo na água. Eles vêm à terra quando perseguem uma presa ou para se bronzearem ao sol.
O principal motor da água do crocodilo é a cauda. Agindo com sua cauda como um grande remo, o crocodilo pode atingir velocidades de até 30-35 km/h na água.
A cauda também desempenha o papel de leme, portanto, flutuando e submerso, o crocodilo pode alterar bruscamente a direção do movimento.
Em terra, esses répteis são lentos e um tanto desajeitados, mas quando atacam, fazem investidas muito rápidas.
Na posição normal, as pernas do crocodilo são bem espaçadas, mas ao correr, ele as carrega por baixo do corpo e pode, superar curtas distâncias a uma velocidade de até 18 km/h.
- Veja também: Calopsita: Como saber a idade de uma?
Fatos interessantes sobre crocodilos
- Algumas tribos da Nova Guiné classificam os crocodilos como animais sagrados, então os jovens mutilam deliberadamente sua pele para que as cicatrizes pareçam pele de réptil.
- Eles realmente choram enquanto comem, mas isso não acontece porque sentem pena da vítima, mas porque o ar é liberado pelas glândulas lacrimais dessa forma, que entra no crocodilo enquanto se alimenta.
- Apesar da mandíbula de um crocodilo ter muita pressão, os músculos responsáveis pela abertura da boca são bastante fracos. Basta segurá-lo com a mão para evitar que se abra.
- O crocodilo passa o ano sem comer.
- Em média, os crocodilos vivem cerca de 50 anos. Mas algumas espécies podem viver até 100 anos. Exteriormente, é muito difícil determinar a idade de um crocodilo.