Você já se perguntou alguma vez se o pavão perde as penas da cauda elas voltam a crescer?
Esse é um animal que chama muito a atenção pela sua beleza e pela grande quantidade de cores presentes nas suas penas.
Mas o que talvez você não saiba é que o termo Pavão se refere a um grupo de aves composto por três espécies integrantes.
Outra coisa interessante é que são os machos que possuem aquelas plumagens super coloridas e que chamam tanta a atenção.
Essa beleza é ainda mais pronunciada nas espécies asiáticas, que utilizam todo o poder de encantamento da sua plumagem como parte do ritual de acasalamento.
Mas as funções da cauda dos pavões podem ser diversas e, a ciência ainda não tem uma resposta exata sobre esse tema.
Nesse texto falaremos mais sobre essas aves e, você vai descobrir mais sobre a plumagem e vai descobrir se um pavão perde as penas da cauda e elas voltam a crescer.
Conheça melhor as características dos pavões
Antes de falarmos sobre o que acontece se um pavão perde a cauda, vale a pena comentar sobre as características gerais desse grupo de animais.
E algo bem interessante aqui é ressaltar que enquanto os animais machos são maiores e bem mais vistosos, as fêmeas são pequenas e possuem penas simples, que não chamam a atenção.
Nos animais machos, a cauda também pode ser chamada de trem e, nela não estão presentes apenas as penas de cauda mais simples.
Aqui é possível encontrar também as penas de sobre cauda, que são extremamente longas e complexas.
Nessas penas mais longas existem ocelos, que se tornam muito bem visíveis quando o animal faz a tradicional abertura em leque.
Me todas as espécies de pavão, observa-se que tanto os animais machos quanto as fêmeas possuem uma pequena crista de penas sobre a cabeça.
Em relação às cores predominantes, essas aves possuem colorações bastante variáveis, seja entre as espécies ou entre os animais parecidos.
Algo interessante de se comentar é que já foram relatados casos nos quais indivíduos fêmeas acabam desenvolvendo o padrão de penas dos machos por conta de mudanças ambientais e hormonais. De qualquer maneira, isso é bem difícil de ocorrer.
Se um pavão perde as penas, elas voltam a crescer?
Os pavões são conhecidos mundialmente pela beleza das suas penas, não é mesmo? Esses animais não podem ficar sem elas, pois assim tudo perderia a graça.
Mais do que isso, os próprios animais teriam uma série de prejuízos quando estivessem em ambiente natural.
O pavão macho é conhecido pela sua aparência colorida e brilhante, da qual ele se beneficia para chamar a atenção das fêmeas na época do acasalamento.
Mas talvez você nunca nem tenha imaginado que existe um período no qual esses animais começam a perder as suas penas.
Grande parte das aves passa por um processo de troca de plumagem, que é conhecido como muda. E esse é o caso também dos pavões.
Ao final do verão, conforme os pavões sacodem a cauda as suas penas vão se soltando aos poucos.
Isso é necessário porque as penas das aves envelhecem e, com isso começam a perder a sua beleza e deixam de ser funcionais.
A importância disso é porque as penas das aves não se regeneram sozinhas e, por isso, devem ser completamente substituídas de tempos em tempos.
Dessa maneira, as aves passam por um processo de muda que pode ser de alguma forma comparado ao que acontece com as serpentes quando elas trocam de pele.
Todo o processo é regido por uma cascata hormonal, que acontece logo após o período de acasalamento.
Pavão perde as penas da cauda – As penas nascem novamente?
A resposta para essa pergunta é sim. Sempre que um pavão perde as penas da cauda elas começam a crescer novamente.
No entanto, para que toda a cauda dos machos possa voltar a ser vistosa e atraente novamente, o animal tem um enorme gasto energético.
Dependendo do animal, as penas podem levar até sete meses para nascerem novamente e se tornarem belíssimas como antes.
Outra curiosidade sobre essas aves é que a cada muda as penas nascem mais bonitas e longas, de modo que o animal tem a sua plumagem mais vistosa e chamativa por volta dos seis anos de idade.
nessa fase da vida, as penas da cauda dos animais machos podem chegar a ter até um metro e meio de comprimento.
E são essas penas enormes que fazem com que o pavão seja colocado entre as maiores aves que existem em todo o mundo.
No entanto, com o envelhecimento do animal, as suas penas começam a regredir aos poucos, tornando-se um pouco menos atrativas.
O que acontece com as penas que caem dos pavões?
Além de serem lindos e extremamente elegantes, os pavões sempre foram considerados animais majestosos.
Em alguns locais, esses animais foram retirados do seu habitat natural e foram levados para dentro de palácios, sobretudo na Índia e em países próximos.
Por lá, esses animais são protegidos nacionalmente, além de serem considerados verdadeiramente sagrados para a religião Hindu.
Entre as espécies de pavões, existe uma grande diversidade de cores de penas, incluindo as azuis, verdes, brancas e roxas. Mas o mais comum é encontrar penas verdes e azuis.
Mas respondendo ao que acontece quando as penas caem, não é difícil entender que as pessoas as pegam para a comercialização, uma vez que elas são belíssimas.
E por mais que existam relatos de extração forçada da plumagem, as penas usadas na indústria da moda e decoração em sua maioria são provenientes de criadores que recolhem as penas durante a muda e as comercializam.
Por que o pavão abre as penas da cauda em leque?
Há vários séculos que as belíssimas penas dos pavões fascinam a humanidade e, não é à toa que elas são usadas em várias situações.
É comum ver roupas, acessórios e objetos de decoração que possuam penas de pavão bem coloridas.
Esse leque é realmente muito bonito, não é mesmo? Mas você já imaginou o que leva o pavão a abrir a sua cauda em formato de leque dessa maneira?
Por que a coloração delas é tão marcante? Chamar a atenção é um sinal de adaptação desses animais?
São muitas perguntas a serem solucionados, não é mesmo? Mas a base de tudo é a reprodução e sobrevivência da espécie.
Nessa espécie, enquanto a fêmea precisa cuidar bem dos seus filhotes e garantir a sobrevivência deles, o objetivo dos machos é de acasalar e se reproduzir o máximo que conseguir.
É absolutamente possível que os machos cheguem a copular pelo menos três vezes dentro de uma mesma estação.
Inclusive, é bem importante salientar que o fato de esses animais serem chamativos é um ponto que pode prejudicar em partes a sobrevivência, uma vez que também atraem predadores.
Esse é mais um dos motivos pelos quais apenas os machos de maneira geral costumam ter as penas tão atraentes.
Sendo assim, isso realmente deve valer muito a pena para essas espécies tão belas. A seguir discutiremos algumas questões sobre isso.
Pavão perde as penas da cauda – Por que o pavão abre a cauda?
Se você parar para pensar, a cauda do pavão é uma estrutura bem maior do que o corpo do animal, propriamente dito.
Sendo assim, é fácil entender que essa é uma estrutura que causa bastante incomodo, seja na movimentação deles no chão, seja na hora do voo.
Mas os motivos pelos quais o pavão possui penas enormes e vistosas são nobre e justificam todo esse incomodo.
O primeiro deles é o cortejo dos machos em relação às fêmeas, algo que já falamos superficialmente aqui.
Basicamente, o que o macho faz é se mostrar para a fêmea, abrindo a sua cauda com o intuito de provar ser um animal forte e saudável.
De acordo com pesquisas, as fêmeas não se interessam pela cauda em si, mas sim pelo contraste existente entre as cores verde, azul e preta. Além disso, avaliam toda a demonstração e não apenas a cauda.
Entretanto, os machos também abrem a cauda para outros machos. O motivo por trás desse comportamento é bem diferente, sendo preferencialmente a defesa territorial.
Ao fazer isso, o exemplar de pavão fica com uma aparência bem maior e mais forte, intimidando o seu oponente.
Algumas curiosidades sobre a cauda do pavão
A cauda do pavão encanta a humanidade há séculos e, existem muitas curiosidades sobre essa belíssima estrutura. Veja algumas delas a seguir:
- A cauda do pavão pode apresentar até 150 penas;
- As maiores penas chegam a até 1,5 metros de comprimento;
- As manchas ovais se chamam ocelos, justamente porque possuem o formato semelhante a olhos;
- As penas da cauda do pavão são essencialmente ornamentais, não sendo adequadas ao voo;
- Mesmo com caudas bem menores, as fêmeas também vibram a sua cauda em resposta aos machos.
Conclusão
Como você viu, se um pavão perde as penas da cauda elas nascem novamente e, isso é extremamente importante para garantir que esses animais usem essa estrutura para a reprodução ou defesa do território.