Depois de um tempo desde que você viu o filhote de cachorro de um amigo, provavelmente ficará surpreso com o quanto ele mudou. Muitos pelos de cachorro mudam consideravelmente de quando são filhote para a adolescência canina. A mudança pode incluir não apenas cores, mas também padrões de pelagem. Confira alguns detalhes sobre a cor do cachorro e sua pelagem!
Por que se importar com a cor do cachorro?
Existem diferentes razões pelas quais você pode estar interessado nas cores do pelo do cachorro. Pode ser simplesmente uma consideração estética, mas também uma seleção, por exemplo no contexto da criação de cães.
- Importância estética: A cor da pelagem de um cachorro tem um grande impacto em sua aparência. Um mestre muitas vezes pode preferir um cão dessa ou daquela cor. A cor de um cachorro também pode inspirar confiança ou não. Ao adotar um cachorro, você pode perguntar sobre as diferentes cores dos pelos.
- Importância na seleção de cães: Outro critério, que pode ser ainda mais importante, é simplesmente a seleção de cães. O padrão da raça de um cão geralmente impõe cores precisas da pelagem. Consequentemente, um cão cujo pelo não atenda exatamente ao padrão pode receber a confirmação recusada. Portanto, é óbvio que um criador canino prestará muita atenção à cor de um cachorro ao procurar um criador.
Principais cores do cachorro
Seria impossível listar com precisão todas as cores dos pelos existentes de um cão, pois as raças são numerosas e as cores são diversas. No entanto, é interessante aprender sobre as cores e os pelos mais comuns em cães.
A cor de um cão depende diretamente de sua raça. Algumas raças de cães admitem várias variedades, de cores diferentes. Se as cores da pelagem de um cão são tão numerosas quanto variadas, as variações dos pelos do cachorro geralmente oscilam em torno das seguintes cores:
- Branco: O branco é a ausência de pigmentação do pelo. É uma pelagem característica de certas espécies.
- Preto: É uma pelagem muito comum entre os cães.
- Azul : Pelagem azul é chamada para designar um cinza preto ou mais claro.
- Areia: A cor da areia é uma diluição do fulvo castanho, e pode ter tonalidades que variam de areia para vermelho.
- Fígado: Uma pelagem de cor fígado oscila entre preto e marrom. Também falamos sobre pelagem de chocolate.
Muitas outras cores oscilam em torno desses tons diferentes. É bom saber que como na maioria das espécies animais, existem cães albinos, caracterizados pela ausência de pigmentação nos pelos e na pele.
Pelos do filhotes
O American Kennel Club observa que, quando os filhotes nascem, eles têm uma única pelagem macia. Uma raça de pelagem única perde a pelagem do filhote e o pelo adulto cresce, mas as raças de pelagem duplas desenvolvem sua segunda pelagem à medida que amadurecem.
Não é incomum que a cor da pelagem adulta do filhote acabe com uma tonalidade diferente da pelagem de quando o cachorro era filhote. Enquanto o pelo adulto é mais escuro que o pelo do filhote em muitas raças, existem aqueles em que o pelo adulto é mais leve.
A maioria dos filhotes perde seus pelos aos seis 6 de idade. Mas há algumas raças, como o Lulu da Pomerânia que podem não ter seu pelo adulto completo até os 2 anos de idade.
Mudanças na pelagem dos cachorro
Como a maioria dos filhotes cresce muito na idade adulta, as mudanças em seus pelos são visíveis. Esse não é o caso de certas raças, nas quais as mudanças à medida que desenvolvem peles maduras são realmente impressionantes. A mais conhecida dessas raças é o dálmata.
Os Dálmatas nascem com pelos brancos e as manchas não são aparentes até que tenham várias semanas de idade.
Filhotes de Bedlington terrier nascem com pelos azuis ou de cor fígado. Mas à medida que envelhecem, o pelo se torna uma mistura de pelos macios e duros. Assim, muitos Bedlingtons ficam parecidos com cordeiros.
O Kerry blue terrier é nomeado por seu pelo azulado, mas os filhotes nascem negros e não alcançam seu novo tom de pelo até que tenham entre seis e 18 meses de idade.
Depois, há o Shih Tzu. Se você ama a raça, mas quer uma cor específica, adote um cachorro mais velho. Pois um Shih Tzu em preto e branco manterá a cor do pelo com o qual nasceu. Mas com o resto, depende de genes.
O Beagle pode ter um total de 25 combinações de cores. No entanto, a mudança de cor pode ocorrer rapidamente na infância e com frequência. O AKC permite que um criador de beagle mude a cor no registro de um filhote de cachorro até três vezes antes de se tornar final. O proprietário ainda pode acabar com um cachorro cuja cor não corresponde ao seu registro.
A cor do cachorro importa?
Se você deseja obter um cão de raça pura com um certo tom ou padrão e é uma raça com uma cor sujeita a alterações, não precisa esperar e comprar um cão adulto. Em vez disso, pergunte ao criador se os pais já tiveram ninhadas anteriores.
Se a resposta for sim, peça para ver fotos desses filhotes quando eles eram jovens e depois de amadurecerem. Assim, você pode ter uma ideia de como serão os atuais filhotes da ninhada quando crescerem, embora o método não seja infalível.
Por Vanessa das Neves Martins
Olá, eu encontrei uma cachorra muito parecida com um filhote que perdi a uns anos atrás. A unica caracteristica que não bate é que tinha uns pelinhos brancos nas patas e a que achei não tem. Por isso vim pesquisar pra saber se é possivel essa mudança conforme os anos.