Uma pesquisa feita por especialistas do Hospital Geral de Massachussets, nos Estados Unidos, com mães de crianças indicou algo muito interessante. A pesquisa apontou que o amor pelos pets é igual ao amor por crianças.
Isso significa que uma pessoa pode ter afeto por seu bichinho na mesma proporção que ama uma criança. As pessoas que participaram do estudo também são tutores de cães e seus filhos biológicos têm idades entre 2 a 10 anos.
Estudo comprova que Amor pelos pets é igual ao amor por crianças
Ao todo, 14 mulheres fizeram parte da analise. Na primeira fase, os especialistas questionaram as participantes como era a relação tanto com os filhos quanto com os pets. Posteriormente, os cientistas fizeram registros dos filhos e dos animais nas respectivas casas.
A partir daí, as mães passaram por uma série de testes de ressonância magnética. O objetivo foi avaliar a função cerebral enquanto assistiram diversas imagens. Incluindo fotos animais e dos filhos.
Os resultados mostraram que houve similaridade na maneira como as partes do cérebro reagiam as imagens do pet e da criança. Ou seja, as partes vinculadas a funções como emoção, recompensa, afiliação, processamento visual e interação social apontaram ação alta quando a participante via as imagens feitas na sua própria casa.
Resultados
De acordo com os dados divulgados pelo departamento de psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts, o estudo foi relativamente pequeno. No entanto, os resultados sugerem que uma área relevante para a construção e a manutenção do vinculo afetiva é disparada quando as mães olham fotos tanto de seus filhos quanto de seus pets.
Além disso, os especialistas salientaram que estudos futuros serão fundamentais para repetir essas descobertas em uma quantia maior de pessoas. Também é necessário ver se essa tendência se mantém em outras populações. Por exemplo, entre as mulheres sem filhos, os homens com filhos e/ou pais de crianças adotavas. E até mesmo em relação a outras espécies de animais.