Será que cachorro chora com lágrima? No post de hoje, do Portal do Dog, vamos trazer informações sobre essa dúvida que muitos tutores e amantes dos pets possuem, principalmente, porque a lágrima está ligada à demonstração de sentimentos e emoções para os humanos.
Os humanos são seres racionais capazes de saber desde o nascimento a expressar suas emoções e sentimentos.
Por isso, muita gente acredita que no reino animal chorar com lágrimas não existe, aliás, muitas pessoas têm dúvidas da racionalidade dos pets.
Na verdade, os cães são, sim, racionais, porém com alguns limites, explicam alguns veterinários e pesquisadores da área.
Mas será que no mundo pet funciona assim: as lágrimas são sinais de sentimentos e emoções? Então vamos entender se o cachorro chora com lágrima.
Cachorro chora com lágrima – Entenda esse fenômeno
Para adiantar a resposta para essa pergunta, o cachorro chora com lágrima, sim. Contudo, nem sempre o pet chora com lágrimas, às vezes o choro acontece sem os olhos lacrimejarem.
Outro ponto importante é que as lágrimas do cachorro também podem estar relacionadas às condições físicas e não aos sentimentos do animal.
Um estudo recente apontou que os cães derramam lágrimas quando se reencontram com seus tutores.
Essa pesquisa, feita pela Revista Científica Current Biology, mediu as lágrimas do cachorro usando o teste Schirmer.
O resultado foi um nível elevado de lágrimas quando o cãozinho encontra seu tutor. Isso acontece devido à relação entre tutor e seu pet, produzindo assim um cachorro que chora com lágrima.
Motivos por que o cachorro chora
Nem sempre o choro do cachorro se remete às lágrimas e existem vários motivos pelos quais o cachorro chora.
Como vimos acima, os cães têm sentimentos e emoções, podendo ser regulados na relação entre pet e seu tutor.
No caso das lágrimas, elas podem indicar vários fatores importantes. Destacamos o porquê cachorro chora com lágrima a seguir.
Veja também o que fazer se uma cadela no cio não para de chorar.
Condições físicas do cão
Uma das explicações do cachorro chorar com lágrimas está relacionado às condições físicas do cão.
Muitas vezes, saem lágrimas dos olhos do cachorro para ajudar a lubrificar a região, já que a secagem da retina pode causar cegueira em cães.
O olho do cão lacrimejando também é sinal de proteção da região, já que o contato com poeira, vento e pequenos objetos pode acontecer com frequência.
Repulsa à nova situação
Outro sinal do cachorro chorando é a repulsa à nova situação, como por exemplo, do filhote ficar longe da mãe pela primeira vez.
Neste caso, os choros de latidos são mais frequentes do que a presença de lágrimas no olho do cachorro.
É durante à noite que episódios de cachorro chorando podem acontecer, por isso, o tutor precisa de paciência e carinho para ensinar o pequeno que aquele local também é seguro para ele.
Choro de fome ou atenção
Em outros casos o cachorro age com choro de fome ou atenção, visto que o doguinho não está inserido na linguagem como o humano.
De alguma forma, o doguinho precisa se comunicar, sendo assim, através do choro e uivo do cachorro um sinal que algo não vai bem.
No entanto, é preciso ficar atento aos comportamentos de choro do cachorro, muitas vezes eles podem aprender que este é um modo de ganhar comida a todo momento. Afinal, eles aprendem rápido.
Veja também: Cachorro sempre com fome: O que está acontecendo?
Ansiedade por separação
Outro motivo do porquê o cachorro está chorando é a ansiedade pela separação, um fenômeno vivido por muitos pets apegados aos tutores.
Os cães ansiosos criam uma espécie de dependência dos tutores, reagindo a partir de comportamentos como lambedura em excesso, latidos e até uivos.
O comportamento destrutivo do cachorro também é um sintoma de ansiedade em cães, assim como o choro quando os tutores saem de casa.
No estudo que trouxemos acima, o cachorro chora com lágrima quando reencontra o tutor, antes disso, o choro pode acontecer sem os olhos lacrimejarem.
Dores físicas e desconfortos
As dores físicas e desconfortos também são indicados por meio do choro do cachorro, que normalmente acontece sem lágrimas.
Sendo assim acompanhados por outros comportamentos como apatia e falta de apetite que indicam que algo na saúde do cachorro não vai bem.
Observe as mudanças dos comportamentos dos cães e, se necessário, procure um veterinário para investigar a origem do problema.
Dicas para acalmar cachorro chorando
Um cachorro chorando com lágrima é uma forma de demonstrar carinho pelo tutor, porém, o choro em si também indica várias outras questões.
Algumas dessas questões estão relacionadas à doença, mudanças e modos de o cachorro lidar com elas.
O cachorro uivando e chorando pode ser desconfortável para o tutor, por isso, trouxemos dicas para acalmar o cachorro chorando.
Veja também: Cães latindo muito: Como acalmar?
Investigue a causa do choro
O primeiro passo quando o cachorro estiver chorando é investigar a causa do problema, só assim será possível acalmá-lo com assertividade.
A dica é manter a calma e não brigar ou muito menos bater no animal. Muitas vezes, o choro é a forma do pet se comunicar com seu tutor.
Portanto, observe se ele não caiu, foi picado por um inseto, está com dor em algum membro ou se machucou-se durante brincadeiras com outros pets.
Faça um check-up rápido no corpinho do cachorro, verificando todas as possibilidades da origem do choro.
Mantenha o dog em um local tranquilo e verifique outros comportamentos atrelados ao uivo o chorinho do animal.
Verifique o ambiente
Verifique o ambiente onde o pet está, muitas vezes, o próprio ambiente dá sinal que algo não vai bem com o cachorro.
Um exemplo é quando o cachorro sente frio, fome ou sede, aspectos fisiológicos que fazem o cachorro chorar e uivar com uma frequência.
Outros sinais também estão no ambiente, como por exemplo a presença de fezes com sangue, vômitos e o próprio sangue em si que indica que o dog está machucado e por isso, não para de chorar.
Confira o comedouro e bebedouro
Em alguns casos o choro do cachorro é por fome ou sede, verificar o local onde é colocada a ração e a água do animal indicam uma possível solução para o choro do cachorro.
Além disso, se o local está com insetos ou com sujeiras, o cachorro poderá estar avisando que precisa de uma limpeza.
Cachorro chora com lágrima – Passe um tempo com seu pet
Quando o cachorro chora com lágrima é sinal de saudade do tutor, segundo o estudo mencionado acima.
A dica para acalmar o cachorro chorando é que o tutor passe um tempo com o seu pet para gastar energias e fortalecer o vínculo entre ambos.
Os cães que ficam muito sozinhos em casa podem desenvolver comportamentos inadequados, muitas vezes, relacionados com a ansiedade canina e o estresse.
Essas emoções afetam o mundo canino também e pode ser prevenida com pequenas mudanças de comportamento como passar um tempo com o cachorro.
Como os cães demonstram emoções?
Os cachorros também possuem emoções e podem demonstrar, como nós vimos, por meio do choro com ou sem lágrimas, mas quais são as outras formas de os cães demonstrarem emoções?
Cachorro chora com lágrima – Abanar o rabo
Uma das formas mais perceptíveis do cachorro demonstrar emoções e sentimentos é no ato de abanar o rabo.
Normalmente isso acontece quando o cão está entusiasmado na hora do passeio, nas brincadeiras e quando está ansioso com algo.
Cachorro chora com lágrima – Uivo do cachorro
Um dos gestos mais intensos no mundo canino é o uivo do cachorro, que indicam uma emoção e sentimento intenso do animal.
Quando os cães estão muito tristes, como na solidão, ou com uma forte dor, costumam uivar, assim como para indicar um sinal de felicidade extrema.
Gemidos do pet
Os gemidos do pet também indicam sentimentos e emoções, geralmente demonstrando desconfortos e dores.
Quando estão sob um mal-estar físico e emocional, os gemidos são percebidos no pet para indicar que algo não está bem.
Cachorro chora com lágrima – Latido do cãozinho
O latido do cãozinho é um sinal de emoção, por exemplo, quando estão muito felizes podem latir em excesso como ao ouvir uma palavra que conhece, com exemplo da palavra “passear”.
Os latidos em excesso também indicam perigo quando o dog pretende proteger o lar e também é um sintoma da ansiedade canina.
Outros exemplos quando o cachorro está trancado em algum cômodo ou ouve a voz do tutor resultam em um latido em excesso do cãozinho.
Mudanças ao se alimentar
Os comportamentos do cãozinho mudam quando eles querem indicar algo, uma mudança bastante observável é durante a alimentação.
A compulsão ao se alimentar é sinal que algo pode não estar muito bem, sendo este um sintoma de ansiedade e depressão canina, por exemplo.
Já a perda de apetite está relacionada aos sintomas de algumas doenças e problemas de saúde, como vermes no cachorro.
Cachorro chora com lágrima – Energia do cachorro
Você poderá observar a energia do cachorro, assim como a perda de apetite ou compulsão, essa mudança de comportamento é bastante observável.
Os cães com alguma dor ou problema de saúde podem apresentar um comportamento mais apático, como a fraqueza e a sonolência.
Portanto, a forma do cachorro demonstrar sentimentos e emoções é por meio do seu comportamento, usufruindo dos seus sentidos caninos aguçados.
O tutor precisa observar tanto quanto o cachorro chora com lágrima como quando ele dá esses outros sinais importantes sobre os seus sentimentos e emoções.
Assim, poderá promover uma atmosfera mais saudável e feliz para o seu amigo de quatro patas.
Cuide do seu dog hoje e sempre!