Um cachorro que nasceu com deformidade nas patas da frente encontrou uma nova esperança na vida com próteses feitas em impressora 3D.
O cão Derby nasceu em agosto de 2013 no estado de Alabama, nos Estados Unidos. Por conta dessa condição, seus tutores pensaram em levar o cão para ser sacrificado.
Mas, ao invés disso, ele foi abandonado no abrigo da ONG Peace and Paws Dog Rescue, que fica no estado de New Hampshire e tem uma política contra a eutanásia.
Em abril, Derby foi morar em um lar temporário com Tara Anderson, que trabalha em uma empresa especializada em impressões 3D.
No começo, o cão recebeu uma espécie de cadeira de rodas para conseguir se locomover sozinho. Mas Tara decidiu planejar as próteses em 3D para que ele pudesse correr e brincar com mais liberdade.
Com a ajuda de seus colegas, ela começou a desenhar e fazer testes.
Em junho, Derby foi adotado por um casal chamado Dom e Sherry Portanova, que mora na Pensilvânia. E eles levavam o cachorro regularmente para Tara continuar os testes do processo de elaboração das próteses.
Após diversos experimentos, o cão usou suas próteses feitas em impressora 3D pela primeira vez em novembro.
Agora ele corre de 3 a 4 quilômetros todos os dias com seus tutores.
Sherry contou ao Daily Mail UK que Derby ficou muito feliz quando colocou as próteses pela primeira vez e logo saiu correndo.
Tara espera que a tecnologia possa ajudar outros cães.
Fonte: Daily Mail UK