Será que cachorro é bom para criança? Muitas famílias têm essa dúvida e sonham em oferecer um bichinho para os pequenos, mas ficam com receio se realmente é uma boa ideia. Pensando nisso, o Portal do Dog reuniu informações bem legais sobre esse assunto.
Quem sabe depois de ler este texto você toma a sua decisão? Acompanhe e venha com a gente entender como os cães podem fazer bem às nossas crianças!
Cachorro é bom para criança?
Afinal, cachorro é bom para criança? Ele realmente proporciona benefícios?
A verdade é que quando a adoção acontece de forma responsável e os cuidados necessários são levados em conta, ter um pet pode, sim, ser muito bom para crianças.
Afinal, os pets podem auxiliar no desenvolvimento emocional, cognitivo e até mesmo fortalecer o senso de responsabilidade das crianças.
Além disso, os bichinhos também promovem o benefício de oferecer uma companhia constante e incondicional, que poderá ser muito benéfica para os pequenos ao longo do desenvolvimento.
Não há dúvidas de que a presença de um cão pode transformar a dinâmica inteira de uma família, o que é capaz de promover um ambiente mais alegre e harmonioso, no qual as crianças aprendem lições de vida enquanto se divertem.
No entanto, é fundamental que os pais estejam cientes das responsabilidades associadas a ter um animal de estimação e estejam preparados para orientar e apoiar seus filhos nesse processo.
Até porque, não basta apenas adota rum pet e esperar que a criança saiba agir da melhor forma, não é mesmo? É necessário aderir à chamada adoção responsável, ensinando os pequenos sobre os cuidados que devem colocar em prática, tanto para o bem-estar do pet quando deles mesmos.
Se você tem essa consciência, então não deixe de conferir o próximo tópico no qual explicamos os benefícios de ter um cachorro na infância.
Veja mais: Cachorro roubando as coisas: O que fazer?
Quais os benefícios de ter um cachorro na infância?
Como vimos, cachorro é bom para criança desde que a família se comprometa a fazer uma adoção responsável, é claro. Porém, o que torna essa amizade realmente interessante? Quais são os benefícios por trás dessa convivência?
Nos próximos tópicos, apontamos alguns dos fatores que fazem com que essa relação seja muito interessante para as crianças:
1. Cachorro é bom para criança porque promove a responsabilidade
Um pet exige uma série de cuidados importantes, que envolvem a alimentação, higiene, passeios, medicação quando necessário, e assim por diante.
Nesse cenário, quando as crianças assumem parte dessas responsabilidades, podem aprender a importância de cuidar de outro ser vivo.
Nessas atividades, elas podem entender o quanto seus atos têm consequências diretas na vida do animal, podendo, assim, desenvolver um senso de responsabilidade que pode ser transferido para outras áreas da vida, como os estudos e tarefas domésticas.
Assim sendo, delegar pequenas tarefas diárias, que tenham relação direta com o cuidado do cachorro, pode ajudar a criança a entender o compromisso e a constância necessários para cuidar de um ser vivo.
Veja mais: É normal meu cachorro babar em excesso?
2. Ensina empatia e compaixão
A convivência diária com o pet pode ensinar muito sobre sentimentos e necessidades do outro, no caso, do cachorrinho.
Assim, os pequenos podem desenvolver a empatia e a compaixão, que são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociabilidade mais equilibrada e saudável.
Ao observar o comportamento do cachorro e responder a ele de forma carinhosa e cuidadosa, as crianças podem aprender a lidar com os sentimentos dos outros, promovendo uma compreensão mais interessante das emoções humanas e a capacidade de se colocar no lugar do outro.
3. Proporciona companhia constante
Quem já teve um pet em casa sabe que cachorro é bom para criança que busca uma companhia incrível para brincar e conviver, não é mesmo?
Ter um cachorro na infância significa, muitas vezes, ter um melhor amigo sempre presente, que estará ao lado da criança durante as suas mais diversas atividades do dia a dia, inclusive dos momentos bons e ruins.
Essa companhia pode ser ótima em casos de mudanças na rotina ou quando a criança está passando por alguma enfermidade e ficando mais tempo isoladinha. Afinal, o cachorro pode se tornar um conforto emocional bem significativo.
Em muitos casos, a presença de um cachorro pode ajudar a reduzir sentimentos de isolamento e solidão, criando um ambiente de apoio e segurança emocional.
Veja mais: Como acostumar o cachorro a dormir sozinho?
4. Cachorro é bom para criança porque incentiva a prática de atividades físicas
Diversos estudos sugerem que crianças com pet em casa costumam ser mais ativas, afinal, brincam ao ar livre com o cachorro, passeiam, correm, etc.
Tudo isso ajuda a estimular a prática de atividades físicas com maior regularidade, espantando aquele excesso de sedentarismo que, muitas vezes, pode prejudicar o desenvolvimento dos pequenos.
Além disso, essas atividades podem fortalecer o vínculo entre a criança e o cachorro, tornando os exercícios uma parte divertida e essencial do dia a dia.
E ainda, essa prática diária faz com que a atividade física se torne um hábito consolidado no dia a dia desse pequeno, o que pode contribuir para que ele mantenha toda essa atividade no futuro. Legal, não é?
5. Reduz o estresse e a ansiedade
Você sabia que a interação com os nossos amigos peludos pode nos ajudar a concentrar a mente no aqui e agora e, ao mesmo tempo, promover um efeito praticamente calmante?
Por isso, cachorro é bom para criança poder se conectar emocionalmente e ficar mais presente no momento vivido, de modo a aliviar tensões causadas pelo estresse e ansiedade.
Esses benefícios, em específico, podem impactar diversas esferas da vida da criança, criando uma rotina muito mais equilibrada e saudável.
Leia mais: Como entreter o cachorro quando o tutor está ocupado?
6. Facilita a socialização com outras crianças
Você sabia que os pequenos que têm cachorros podem encontrar outras crianças em parques ou visitas ao veterinário e, assim, aumentar o círculo de amigos?
Essas pequenas interações podem crescer com o passar do tempo, proporcionando a criação de laços que seguem para a vida inteira.
Além disso, ter um amigo peludo em situações ao ar livre pode fazer com que o pet aja como um verdadeiro quebra-gelo, facilitando a aproximação de crianças com outras.
Essas experiências sociais são fundamentais para o desenvolvimento de competências interpessoais e a construção de uma autoestima e autoconfiança saudável. Bacana, não é mesmo?
7. Ensina paciência e perseverança
Não temos dúvidas de que cuidar de um cachorro exige tempo e esforço.
Nesses cuidados, as crianças podem aprender que treinar um cão, ensiná-lo a obedecer comandos e cuidar de suas necessidades diárias não são tarefas que podem ser realizadas rapidamente.
Esse processo é capaz de ensinar lições de paciência e perseverança, mostrando à criança que muitas vezes é preciso tempo e dedicação para alcançar resultados positivos.
Aprender a lidar com a frustração e persistir diante de desafios é uma habilidade que será fundamental em diversas áreas da vida. Esse conceito de longo prazo pode ajudar na hora de manter a criança focada nos estudos, nos seus planos e objetivos, podendo torná-la mais bem preparada para o futuro.
Veja também: Como evitar que o cachorro desenvolva ansiedade de separação
8. Cachorro é bom para criança porque fortalece o sistema imunológico
Existem estudos que apontam que cachorro é bom para criança pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo as chances de desenvolver alergias e problemas respiratórios.
Isso porque, a convivência com o pet pode fazer com que a criança entre em contato com diversos microorganismos diferentes, estimulando o sistema imunológico para que ele aja de forma coerente.
9. Estimula o senso de rotina
Cuidar de um cachorro é uma tarefa que tem começo, meio e fim em um dia. Há o horário para alimentar, outro para higienizar, outro para brincar, e assim por diante.
Quando uma criança participa dessas atividades, ela pode começar a aprender sobre a importância de seguir uma rotina diária, o que pode contribuir para uma maior organização e disciplina em outras áreas da vida.
Afinal, estabelecer horários específicos para o cachorro pode ajudar a criança a desenvolver uma noção de tempo e a importância de cumprir compromissos, promovendo uma vida mais estruturada e organizada.
Veja mais: Cachorro que come rápido demais: Como evitar isso?
10. Cria memórias afetivas
Quem teve cachorro ou gato na infância sabe: esses bichinhos são super amáveis e nos ajudam a criar memórias afetivas que perduram por toda a nossa vida.
Momentos de brincadeiras, carinho e até mesmo os desafios de cuidar de um animal de estimação ficam gravados na memória, proporcionando lembranças que a criança levará consigo para a vida adulta.
Essas memórias podem contribuir para um desenvolvimento emocional saudável, criando uma base de experiências positivas que podem ser lembradas com carinho e que ajudam a formar a identidade e as relações futuras.
Afinal, quantas vezes lembramos de momentos da nossa infância que têm um impacto profundo em quem somos hoje e como agimos no dia a dia, não é mesmo?
11. Cachorro é bom para criança porque incentiva o amor pelos animais
Conviver com um cachorro em casa pode, sem dúvidas, despertar o amor e o respeito pelos animais.
A convivência diária e o vínculo afetivo que se forma entre a criança e o cachorro ajudam a desenvolver uma apreciação pela vida animal e um desejo de protegê-los e cuidar deles.
Essa relação pode inspirar um respeito mais amplo pela natureza e todos os seres vivos, incentivando atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente e aos animais em geral.
Ou seja, cachorro é bom para criança porque incentiva, na prática, um olhar mais humano e amoroso para com a nossa natureza como um todo.
Veja mais: Brinquedos reciclados para gatos: Confira a lista de ideias
12. Desenvolve habilidades motoras finas e grossas
A interação com os amigos peludos pode fazer com que os pequenos acabem desenvolvendo uma série de habilidades bem importantes.
Brincar de buscar objetos, escovar o pelo do cachorro e alimentá-lo são tarefas que exigem coordenação e destreza.
Essas atividades contribuem para o desenvolvimento motor da criança, melhorando tanto a coordenação geral quanto a precisão dos movimentos.
Além disso, a prática regular dessas atividades pode ajudar a aprimorar a força física e a agilidade. Tudo isso pode ser benéfico para o desenvolvimento do pequeno, enquanto o mantém longe de uma rotina sem estímulos ou focada apenas em telas, por exemplo.
13. Estimula a criatividade durante brincadeiras
Por fim, cachorro é bom para criança pois pode ajudar a estimular a criatividade nos pequenos. Por exemplo, inventar jogos, criar obstáculos e desenvolver novas formas de interagir com o cachorro estimulam a imaginação e a capacidade de resolver problemas de maneira criativa.
Esse tipo de interação ajuda a promover o desenvolvimento cognitivo e incentiva a criança a pensar fora da caixa, indo além na sua rotina e experimentando novas ideias e possibilidades durante as brincadeiras.
Super bacana, não é mesmo?
Mas lembre-se, todos esses benefícios só são garantidos se a criança realmente estiver diante de uma adoção responsável, na qual os adultos supervisionam, ensinam e orientam.
Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo de hoje. Até mais!
Veja agora: