Hoje o artigo é sobre o cachorro Gran Danés. Conheça quais são as características dessa raça, com informações sobre seu surgimento e personalidade que diversifica o universo canino.
Temos certeza que você já deve ter visto esse grandão. Principalmente as pessoas que assistiam aos desenhos como Scooby-doo. Sim, o Gran Danés é a raça do Scooby! Porém, de medroso esse cachorrão não tem nada, sendo um ótimo cão de guarda. Então, continue a sua leitura para entender tudo sobre esta raça.
Vamos lá?
Cachorro Gran Danés – Tudo sobre essa raça
O cachorro Gran Danés ou Dogue Alemão como é conhecido aqui no Brasil, é um grandão com patas longas e é classificado como uma das maiores raças do mundo. Em 2016, um dos títulos de maiores cachorros do mundo foi para um grandão dessa raça, o Freddy, medindo 2,24 metros aos 7 anos.
Portanto, se o seu interesse é saber mais sobre essa raça de cachorro gigante, continue a leitura desse artigo!
Origem da raça Gran Danés
O Great Dane ou Gran Danés é considerado um antepassado do Dogue Alemão, por isso, em alguns países eles são chamados dessa maneira. É considerada uma raça independente, resultado de uma comissão que ocorreu no ano de 1878 em Berlim, Alemanha.
Neste evento se uniram todos os cães que eram chamados de “Dogue”, termo que define-os pelo tamanho grande, decidindo manter o Gran Danés como uma raça independente. Naquela época esses grandões eram usados como cachorros caçadores, pela sua personalidade obediente e forte para apanhar a presa.
Características do cachorro Gran Danés
Além do tamanho inesquecível do Great Dane, outras características são marcantes no pet, como a cor, estrutura da sua pelagem e personalidade carinhosa. A pelagem do dogão é bem grossa, curtinha e brilhante. Já as cores são diversas como o branco, preto, tigrado, detalhes com manchas pretas, listras escuras e tons acinzentados ou azulados.
Contudo, é um cachorro com uma expectativa de vida mais precoce, podendo viver de 6 a 8 anos em média, que é considerado um tempo curto se comparado a outros grandões.
Personalidade do dogão
Apesar do tamanho de dar medo, o cachorro Gran Danés é bem dócil, sendo um pet para viver em casa com famílias carinhosas. Além disso, se adapta aos diversos tipos de ambientes, desde que seja feita a socialização quando filhote, pois ele pode estranhar se não for educado.
Se você tem crianças em casa, saiba que o gigante adora brincar. Inclusive, se dá muito bem com os pequenos, desde que sejam supervisionados por um adulto. Um alerta é para as crianças maiores, pois elas podem querer subir nas costas do Gran Danés, já que ele é um cão bem grande (lembrando até mesmo um cavalo!). Atitudes como essa podem lesionar a coluna do animal.
Comportamentos e necessidades do grandão
Alguns cuidados serão necessários para manter a saúde do cachorro dessa raça, entre eles estão os exercícios físicos, carinho e adestramento. Como é um cachorro ativo e bem grande, não é recomendado para viver em apartamento, apesar de se comportar dentro de casa.
Os treinamentos podem ser inclusos na rotina de exercícios do cachorro, sendo eles inteligentes e ágeis para atender aos comandos do tutor. Portanto, separe pelo menos 90 minutos do seu dia para realizar passeios, ensinar truques e praticar adestramento com seu cão.
Saúde da raça Gran Danés
Assim como todo cachorro, é preciso adotar medidas que mantém a saúde da raça. Entre elas estão os cuidados com alimentação, exercícios muito intensos e consultas ao veterinário. Se o tutor investir em uma alimentação rápida e exagerada, o cachorro pode apresentar problemas no estômago, como o desenvolvimento de torção gástrica.
A quantidade precisa ser observada, pois, independente do tamanho do cachorro, ele deve manter o seu peso ideal para sua estrutura.
Essas foras as características sobre o cachorro da raça Gran Danés. Considere cada uma delas antes de adotar um grandão. Mantenha sempre a qualidade de vida do doguinho em dia, de forma que ele possa viver longos e felizes anos ao seu lado. Afinal, tudo o que você fizer para que ele seja um cão feliz e saudável, vai ajudar o animal a ter uma vida boa.