Da Rússia vem algumas imagens perturbadoras de cães totalmente tingidos de azul. Na paisagem congelada, a cor brilhante e incomum desses cães azuis se destaca em contraste com o branco da neve.
De onde vieram esses animais? Será algum tipo de mutação? Ou talvez seja apenas uma piada de mau gosto?
Desde que um grupo de residentes da cidade russa de Dzerzhinsk carregou as imagens na Internet, elas se tornaram virais. O impacto foi tal que o governo russo não teve escolha a não ser agir e investigar esta estranha descoberta.
De onde vem os cães azuis?
A matilha de cães com pelo azul foi vista perto da cidade de Dzerzhinsk e ainda representa um mistério. As imagens não deixaram ninguém indiferente e a Interfax, conhecida agência russa, lançou uma investigação.
Segundo a agência de notícias, as imagens dos cachorros são reais, mas resta saber se o tom azulado não é obra de algum engraçadinho.
No entanto, de acordo com o serviço de imprensa da administração de Dzerzhinsk, os cães foram encontrados no território da empresa privada Dzerzhinskoye Plexiglas.
Atualmente essa empresa não existe mais, suas fábricas estão fechadas e o acesso não é permitido devido aos resíduos químicos deixados na área. Em 30 de outubro de 2015, o Tribunal Arbitral da região de Nizhny Novgorod declarou a falência da Dzerzhinskoe Plexiglas JSC. Em 2017, as instituições de crédito encerraram a atividade económica da empresa e esta caiu no esquecimento.
Ao entrarem em contato com o ex-gerente para tentar esclarecer o ocorrido, ele disse que as fotos são falsas e é só uma piada de mau gosto. No entanto, essa mesma pessoa afirma que os cães podem ter sido contaminados com sulfato de cobre, um dos resíduos que sobraram da antiga fábrica.
Enquanto isso, as fotos dos cães azuis foram enviadas para um laboratório veterinário.
Após cuidadosa análise, os especialistas afirmaram que os animais parecem estar bem, apesar de uma possível contaminação com essa substância. Eles também afirmam que é necessário tentar capturar os animais para examiná-los adequadamente.
Toxicidade do sulfato de cobre
O sulfato de cobre pode irritar a pele e causar inflamação. No entanto, a toxicidade desse composto químico é muito maior do que você pensa, e se os cães foram expostos e se deleitaram com essa substância, eles não devem estar bem. Na verdade, eles nem deveriam ser capazes de andar.
Embora o tempo que leva para aparecerem os sintomas clínicos da exposição ao sulfato de cobre possa variar ligeiramente de indivíduo para indivíduo, eles geralmente começam dentro de 3 horas após a exposição.
Após esse tempo, a poeira inalada causa insuficiência respiratória aguda que progride rapidamente.
Com o tratamento adequado, o cão pode se recuperar em alguns dias – se não houver mais complicações – e não há necessidade de se preocupar. No entanto, sem cuidados médicos adequados, o cão pode morrer.
Embora haja muito pouca informação científica sobre o envenenamento por sulfato de cobre em animais de estimação – e mesmo em humanos – a evidência empírica mostra que pode ser fatal. Por esse motivo, há pouca chance de que os cães azuis tenham sido contaminados com esse composto.