Sabemos que os cães dão alguns sinais quando estão com dor ou mesmo desenvolvendo alguma condição mais grave de saúde.
No entanto, parar de “cantar” não está exatamente nas dicas de atenção que os veterinários oferecem aos seus tutores em seus consultórios.
Mas foi o sinal que Jax, um Border Collie de cinco anos, deu para seus tutores quando parou de interagir com as músicas da Shania Twain, famosa cantora canadense de grandes sucessos como “Man! I Feel Like A Woman”.
O que acontece é que Jax, fã da cantora, costumava uivar durante algumas músicas da Shania. Possivelmente o tom das notas musicais da cantora aguçavam o seu ouvido, fazendo com que ele reagisse com uivos.
Mas em determinado momento, Jax simplesmente parou de interagir com as músicas e parou de cantar junto com Shania. Além de parar de cantar, o cão começou a tossir e em seguida perdeu a voz. E isso, claro, chamou a atenção de seus tutores, que imediatamente entraram em contato com o veterinário do pet.
Após os exames, eis o que ocorreu: Jax havia engolido uma semente de capim, de cerca de 5cm, que ficou presa em seus pulmões. O resultado, claro, foi a perda da voz e também o desinteresse por curtir as músicas da sua cantora favorita.
Veja mais: Homem morre de raiva humana no Tocantins
O diagnóstico e tratamento
O tratamento de Jax envolveu uma broncoscopia, procedimento no qual os veterinários usaram uma câmera minúscula acoplada a um tubo para localizar e remover a semente de capim que estava alojada em seus pulmões.
Após o diagnóstico preciso com uma tomografia, que revelou a presença da semente de cinco centímetros, a intervenção foi realizada com sucesso, restaurando a saúde do Border Collie.
Segundo seus tutores, Jax recuperou rapidamente sua energia e, para alegria de todos, voltou a “cantar” ao som das músicas de Shania Twain, sinalizando que o procedimento foi efetivo e o desconforto ficou no passado.
A importância de prestar atenção nos sinais diferentes do seu cachorro
O caso de Jax nos traz um alerta importante, que é justamente a necessidade de prestar atenção no que acontece no dia a dia dos nossos pets. Entender a sua rotina, os seus movimentos, particularidades e singularidades, é fundamental.
Afinal, essa é a melhor maneira de identificar um problema de saúde grave, que pode se manifestar somente em estados mais complexos ou, às vezes, nem se manifestar.
Portanto, prestar atenção no seu cachorro e criar uma rotina adequada a ele faz toda a diferença para desconfiar das situações de urgência e levar ele a um veterinário o quanto antes.
Alterações sutis, como o desinteresse por atividades favoritas ou mudanças no comportamento, podem indicar problemas de saúde que requerem atenção.
Enriqueça momentos de interação, exercícios e descanso para o seu dog.
Isso ajuda no bem-estar do animal, mas também na identificação precoce de qualquer anormalidade, facilitando o diagnóstico e tratamento em tempo hábil.
Veja também: Cachorro com alergia a grama: sintomas, causas e tratamentos
Tenha sempre um veterinário na sua lista de contatos
E claro, uma dica muito importante para qualquer tutor: tenha sempre um veterinário de confiança na sua lista de contatos. É muito importante se comunicar rapidamente com um especialista ou agendar um atendimento de urgência quando necessário.
O caso de Jax nos mostra que um simples comportamento “engraçadinho”, pode ajudar a indicar um caso grave que precisa de atenção veterinária.
Cuide do seu dog!
Conteúdo revisado por: M.V. Leticia Vianna (CRMV- RJ 18426)
Veja agora: 9 Razões pelas quais os cães são os melhores animais de estimação