Conhecer as características do Poodle é importantíssimo para conseguir lidar bem com esse cãozinho. Afinal, o Poodle é um cão com uma personalidade muito forte e que pode se impor em algumas ocasiões, caso você não alinhe a rotina dele.
Mas longe de ser um cão difícil de cuidar ou com problemas sérios de comportamento. As características dos Poodle são muito ligadas a sua inteligência, que faz ele ocupar a segunda posição do ranking mundial.
Ou seja, ele é um cão que “entende das coisas” e, por isso, vai sempre precisar de um gasto de energia grande para não culminar em comportamentos ruins.
Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre os Poodles e como você pode cuidar bem deles. Continue lendo!
Características do Poodle – Esse cão é pra você?
As características do Poodle podem ser as mais inúmeras possíveis. Afinal, esses cães são muito inteligentes e o comportamento deles geralmente está ligado a sua inteligência.
Para cuidar de um Poodle, você vai precisar demandar boas horas de prática de exercícios. Assim os cães poderão gastar a energia de maneira saudável e, por consequência, não vão ter comportamentos ruins.
Além disso, cada tamanho de Poodle tende a se comportar de uma maneira diferente. Os menores são mais elétricos, enquanto que o maior de todos é o mais calmo e sereno. Característica comum de cães grandes e pequenos.
Veja uma lista de características do Poodle:
- Um cão muito sociável.
- Pode se acostumar com outros cães e pessoas estranhas.
- Embora peludo, não perde muitos pelos.
- Um cão fácil de treinar e muito inteligente.
- Um ótimo cão para apartamento.
- Pode ser um exímio cão de guarda.
- Pode latir bastante em algumas circunstâncias.
- O Poodle pode ser teimoso se não adestrado.
- Precisam de muito gasto de energia.
A seguir, entenda mais sobre essas características do Poodle na prática.
Um cão muito sociável
Sim, o Poodle é um cão muito sociável. Se você deseja ter um cão que pode facilmente se dar bem com outras pessoas, o Poodle é o cão certo pra você.
No entanto, muita atenção aos comportamentos do doguinho. Afinal, o Poodle somente é sociável se ele for socializado logo no início da sua vida. Ou seja, ainda quando filhote.
Caso contrário, o Poodle pode agir de maneiras bastante contundentes para avisar o tutor de que há uma visita no portão. Ele vai latir bastante.
Pode se acostumar com outros cães e pessoas estranhas
O Poodle é muito sociável e pode se acostumar muito bem com outros cães e pessoas estranhas. Essa é uma das características do Poodle que mais chamam atenção, uma vez que tutores adoram cães sociáveis.
O Poodle pode ser muito brincalhão e receptivo a outros cães no ambiente. Mas para isso, ele precisa receber uma estratégica sessão de socialização canina ainda quando fase filhote.
Como o Poodle de grande porte é o mais calmo e sereno de todos, esse vai ter uma tendência natural e ser ainda mais receptivo. Com pessoas estranhas ou com cães em outros ambientes.
Embora peludo, não perde muitos pelos
Essa é uma das características do Poodle que alguns tutores adoram: perda de pelos. Ou melhor, a “não” perda de pelos. Afinal, esses cães, embora peludos, não têm a tendência de queda de pelos.
Diferente de cães com pelo mais baixinhos que, por serem mais baixinhos, acabam naturalmente caindo mais no ambiente. Ou seja, a quantidade de pelos no corpinho do cachorro não é um sinal de que ele vai perder mais pelos.
Isso também não quer dizer que o seu Poodle não vá perder nenhum pelo. Ele vai. É um cachorro e naturalmente ele vai deixar algumas marquinhas pela casa. Por isso, saiba que se você quer adotar um cão, não tem jeito: vão ter pelos pela casa.
Características do poodle – Um cão fácil de treinar e muito inteligente
Uma das coisas mais legais de ter um Poodle é que ele é um cão extremamente adestrável. Ou seja, uma das características do Poodle é que ele é ótimo para aprender comandos e novas técnicas para o dia a dia.
Isso é muito por conta de que o Poodle é um dos cachorros mais inteligentes do mundo. Por ser muito inteligente, no entanto, ele tem uma tendência a se concentrar mais e aprende as coisas mais rapidamente.
Para adestramentos de convívio, ensinamento de comandos básicos e até mesmo ensinar o nome ao Poodle, é algo que você fará em poucas semanas. Reforço positivo e muita paciência são indispensáveis neste caso.
Um ótimo cão para apartamento
Você quer um cão para apartamento? Então uma das características do Poodle é justamente essa: ser um ótimo cão para apartamento. Afinal, eles se dão muito bem em espaços reduzidos.
No entanto, é preciso ter muito cuidado com o ambiente que você vai criar o seu dog. Por mais que ele se acostume em ambientes pequenos, ainda assim, ele precisa de áreas para gastar energia.
Se você manter o seu Poodle trancado dentro de casa, ele poderá facilmente se tornar um cão destrutivo e desobediente. Afinal, ele não está gastando energia o suficiente. Cuidado!
Características do poodle – Pode ser um exímio cão de guarda
Um cão de guarda geralmente é confundido com um cão ativo, que late e até tem traços de agressividade contra pessoas estranhas. No entanto, não é bem por aí.
Um cão de guarda é um cão muito calmo, tranquilo e sereno. Ele sempre vai preferir ficar tranquilo e economizar energia para um eventual “ataque” ao território.
O Poodle é esse cão. Ele é calmo, sereno e muitas vezes vai identificar “problemas” para o tutor ir verificar o que está acontecendo. É um cão muito furtivo e que pode agir silenciosamente antes de latir desesperadamente.
Pode latir bastante em algumas circunstâncias
Sim, uma das características do Poodle é que ele pode, sim, latir muito em determinadas circunstâncias. Principalmente aquelas que tem relação com a proteção do ambiente ou invasão de território.
Se o Poodle notar que outro cão ou alguma pessoa estranha está entrando no território que é dele, ele pode latir. Principalmente Poodles que são criados em ambientes abertos.
No entanto, isso pode ser amplamente amenizado com dois fatores: gasto de energia e socialização. Estímulos ruins devem ser evitados. Portanto, o seu Poodle passa a ter um comportamento muito mais tranquilo.
O Poodle pode ser teimoso se não adestrado
Sim, muito. O Poodle é muito inteligente e, por isso, ele pode ter comportamentos bastante teimosos, pois ele “sabe” que ele tem “razão”.
Essa teimosia pode ser muito condicionada ao pouco adestramento, falta de atividades físicas, falta de atividades mentais e outros fatores.
Por isso, se você quer criar um Poodle de maneira saudável do ponto de vista físico e mental, não abra mão de criar uma rotina saudável para ele.
Evite que o cão tenha manias caninas.
Características do poodle – Precisam de muito gasto de energia
Sim, uma das características do Poodle é que esse cãozinho precisa de muito gasto de energia. Tanto físico, quanto mental. Ou seja, você precisa gastar a energia do dog de maneira que ele não acumule e comece a agir de maneiras erradas em casa.
O gasto de energia física com brincadeiras e passeios ajuda o cão a se sentir “cansado” e ele vai ficar mais tranquilo. E o gasto de energia mental, também.
Fatores que estimulam o gasto de energia mental, como o faro, devem ser estimulados. Inclusive, temos um artigo sobre isso: Como estimular o faro do cachorro?
O Poodle é um cão saudável?
Sim, muito saudável. O Poodle não tem grandes complicações do ponto de vista de saúde e essa é uma das características do Poodle que mais fazem tutores irem atrás da raça.
O fator saúde ajuda o seu doguinho a ter uma longevidade muito grande. Alguns Poodles podem viver por mais de 18 anos por conta da boa saúde.
Alguns problemas que você deve ficar atento:
- Possibilidade de luxação patelar.
- Podem desenvolver catarata canina.
É fácil de fazer a higiene do Poodle?
Sim, a higienização do Poodle é muito tranquila. Por mais que seja um cão que tenha pelos longos, ainda assim, é muito simples para que ele fique sempre limpinho e cheiroso.
Basta levá-lo para um banho completo duas vezes por mês, em média. Isso vai ser o suficiente para que ele mantenha a higiene sempre em dia.
As tosas, portanto, podem ser feitas de acordo com a necessidade. Pelos no rosto do cachorro podem incomodar e as regiões íntimas devem receber um cuidado especial.
Que tipo de alimentação o Poodle pode ingerir?
O Poodle deve ingerir rações naturais e premium. Nunca dê comida humana para os Poodles e evite aquelas rações simples demais, como as que são vendidas a granel.
Quanto mais você cuidar da alimentação do seu Poodle, mais ele vai ser um cão saudável no médio e longo prazo. E a expectativa de vida dele pode aumentar.
Por isso, cuide bem do seu Poodle!