Quem conta com um bichinho na sua vida já deve ter notado algo que a ciência comprovou recentemente. Isso porque um estudo indicou que o convívio com animais pode fazer muito bem para a saúde humana. Afinal, essa pesquisa provou que os cachorros fazem bem ao coração de seu tutores.
Como assim? De acordo com o levantamento sobre a saúde cardiovascular produzido no Leste da Europa pela equipe de cientistas do projeto Kardiozive Brno 2030, essa relação diária com pets é benéfica para o coração. A pesquisa, publicada na revista científica MayoClinic, destacou que as vantagens são maiores para quem lida com cães.
Entenda a pesquisa do projeto Kardiozive Brno 2030
De modo geral, as pessoas que contam com um animal de estimação possuem maior chance de efetuar exercícios físicos, manter uma dieta alimentar equilibrada e a taxa adequada de açúcar na corrente de sangue.
No entanto, os principais benefícios de adotar um companheirinho foram percebidos nos tutores de cachorros. Lembrando que esses resultados foram obtidos com participantes com diferentes faixas etárias, sexo e nível de qualificação.
Vale salientar que a pesquisa foi efetuada com a ajuda de dois mil voluntários do município de Brno, na República Tcheca. Os pesquisadores executaram os trabalhos a partir de diversos dados:
- o IMC,
- a dieta alimentar,
- a pratica esportiva,
- a pressão arterial,
- a glicemia,
- o colesterol
- o tabagismo.
Essas informações foram colhidas em dois momentos distintos da vida dos voluntários, sendo comparadas no decorrer das pesquisas.
Como os cachorros fazem bem ao coração de seus tutores?
A partir dos resultados obtidos no estudo, foi possível notar uma ligação entre a convivência com os animais de estimação e uma boa saúde cardiovascular. Além disso, os cientistas notaram que especialmente os cachorros fazem bem ao coração de seus tutores.
As conclusões da pesquisa sustentam a ideia de que os seres humanos podem adotar, resgatar ou lidar com um animal de estimação como uma forma inteligência de aprimorar a sua capacidade cardiovascular.
Ainda que as vantagens oportunizadas pela amizade com os cães sejam gigantescas, é indispensável também tomar outros cuidados com o bem estar. Por exemplo, o cidadão necessita ter uma alimentação bastante equilibrada, fazer exames médicos com a devida freqüência e realizar exercícios físicos.
Essa última atividade se torna muito mais aprazível e divertida na companhia de um amiguinho de quatro patas. Afinal, o seu melhor amigo também precisa fazer passeios freqüentes ao ar livre. Portanto, você une o útil ao agradável!