As curiosidades sobre a raça Akita estão relacionadas às características próprias desse cão japonês, fatos sobre sua fama e também seu temperamento canino. Assim sendo, conheça as 20 curiosidades sobre a raça Akita Inu aqui neste post do Portal do Dog!
O Akita Inu é bastante conhecido por sua beleza, considerado um dos cães japoneses mais bonitos.
Mas para criar esse tipo de raça de cachorro é preciso conhecer mais sobre eles, pois eles possuem características próprias marcantes.
De modo geral, os Akitas são considerados cães companheiros, inteligentes e corajosos, conhecidos pela sua presença imponente.
Está interessado em criar esse tipo de raça? Então não deixe de acompanhar as curiosidades sobre a raça Akita.
Curiosidades sobre a raça Akita – Acompanhe a seguir
Quando falamos de curiosidades sobre a raça Akita não podemos deixar de fora a sua história. Inclusive, a sua popularização após aparecer em filmes.
Seu andar é poderoso e rápido. Por isso, pode demandar certas adaptações na sua casa e rotina. Como por exemplo, um horário do seu dia para se exercitar.
Veja a seguir, quais são as 20 curiosidades sobre a raça Akita Inu, uma raça de cachorro de grande porte ideal para quem busca um cachorro fiel.
1- É originário do Japão
A primeira curiosidade do Akita é que ele é originário do Japão. A raça foi descoberta por volta dos anos 50.
Sua função era de cão caçador até 1957, depois, a raça foi confiscada pelos militares japoneses da época.
Contudo, muitos criadores acabaram fugindo do país com seus animais, ou até mesmo cruzando com outras raças como o Pastor Alemão.
2- Existem vários tipos de raça Akita
Por causa da propagação da raça após o ano de 1957, vários criadores de Akita começaram a cruzar a raça com outros tipos de cães.
Sendo assim, surgiram variações da raça dos Akitas, como por exemplo: Akita Matagi, Akita Americano de cruzamento com Pastor Alemão e Akita de Combate.
3- Raça de cachorro para cão de guarda
Devido à sua personalidade autêntica de independência, obstinado e tenaz, o Akita é uma raça de cachorro para cão de guarda.
Ele é corajoso e esperto para avisar o tutor de qualquer anormalidade, inclusive, seu jeito é intimidador para intrusos.
Vale ressaltar que as instituições Breed Specific Legislation (BSL) e Legislação Específica para a Raça Americana já classificaram a raça do Akita como um cachorro perigoso.
4- Curiosidades sobre a raça Akita: não late muito
Apesar de ser um ótimo cão de guarda e cão policial, o Akita não é um cachorro que tende a latir muito.
Geralmente, os Akitas Inu só irão latir se perceberem algo incomum. Como a presença de outro animal, pessoas estranhas e situações de perigo.
5- Possui características únicas que acusam misturas
É preciso evidenciar que a raça possui características únicas que acusam misturas com outros tipos de cães.
No entanto, saiba que não é tão fácil encontrar um Akita puro. Mas nada que conhecimento não resolva.
Assim sendo, entre as principais características para detectar um Akita “original” são os detalhes como os olhos castanhos, focinho com ponta para frente, orelhas pontudas e triangulares e cauda peluda com a ponta enrolada.
6- Raça de cachorro bastante resistente
O Akita tem uma pelagem densa e grossa. Por isso, a raça de cachorro se torna bastante resistente.
Como ele é originário do Japão, a raça vivia entre as montanhas e temperaturas muito frias. Mas isso não quer dizer que ele não viverá bem no clima seco e quente. Porém, só será preciso amenizar o calor com um bom ar-condicionado.
7- Sua pelagem é encontrada em diversas cores
Como citamos acima, existem características do Akita que indicam a sua pureza. Mas no quesito de sua pelagem, é encontrada em diversas cores.
Com um pelo fofinho e denso, encontre Akitas em cores mais populares como amarelo e alaranjado. Mas também em tons como fulvo, prata, preto, castanho, branco e até efeito de pelagem tigrada.
8- Uma das raças de cães que sofrem com displasia no quadril
Assim como praticamente todos os cachorros, entre as curiosidades sobre a raça Akita é que eles têm predisposição a desenvolver doenças que afetam a sua locomoção.
Os Akitas, ao longo dos anos, podem sofrer com displasia no quadril. Essa é uma doença que afeta ossos e articulações devido ao porte grande do cachorro.
9- Cachorro de raça com preço elevado
Um ponto importante a se considerar é que o cachorro da raça Akita tem um preço mais elevado do que outras raças de cães de porte grande.
Aqui no Brasil, por exemplo, um filhote de Akita pode custar entre R$ 2.500 a R$ 6.500, devido às particularidades e autenticidades dessa raça tão esbelta.
10- Eram usados para fazer a caça de ursos
Mais um fato curioso sobre os cães Akitas é que eles eram usados para fazer a caça de ursos na região do Japão.
Assim sendo, por causa do seu tamanho, corpo forte e coragem, eles eram usados na caça, sendo considerados cães caçadores até serem confiscados pelo exército Japonês.
11- Akitas são considerados cães cheios de energia
Além de ser um cachorro fiel ao tutor, os Akitas são considerados cães cheios de energia. Assim sendo, eles precisam de exercícios físicos diários.
Eles têm o dom para atividades ao ar livre envolvendo desafios, são rápidos e seguem comandos do tutor.
12- Considerada uma das raças de cães mais famosas do cinema
Assim como a raça de cão Pastor Alemão e Rough Collie, o Akita é considerado uma das raças de cães mais famosas do cinema.
Assim sendo, essa popularidade teve mais evidência após o lançamento do filme “Para sempre ao seu lado”, estrelado pelo Hachiko. Até hoje ele tem uma estátua em sua homenagem na cidade de Shibuya, em Tóquio, e em Akita, cidade também japonesa.
13- Necessita de socialização para receber bem as visitas
O Akita não lida muito bem com estranhos. Isto é, ele precisa, desde filhote, passar por uma socialização, principalmente para se dar bem com as visitas.
Assim sendo, ele não é um cachorro que brinca ou que pede carinho a todo momento. Pelo contrário, pode ter uma carinha intimidadora e dar medo.
Sendo assim, é importante que seja feita a socialização do Akita, trabalhando questões como teimosia e hierarquia na família.
Curiosidades sobre a raça akita: 14- Não dê banhos frequentes no seu Akita
Um fator importante entre as curiosidades sobre a raça Akita é mais uma orientação para o tutor: não dê banhos frequentes no seu Akita.
Afinal, com uma pelagem densa e volumosa, o cachorro Akita Inu não seca tão facilmente. E assim como outros cães, possui hábitos de autolimpeza.
O recomendado por veterinários é sempre lavar o Akita a cada 3 meses, abrindo exceções para casos esporádicos e com aval médico.
15- Curiosidades sobre a raça Akita: solta bastante pelos
Os banhos frequentes danificam os pelos do pet. Por isso, uma outra curiosidade do Akita Inu é que ele solta bastante pelos.
A cada seis meses, o Akita perde seus subpelos, sofrendo uma grande perda de pelos que pode durar cerca de três semanas.
16- O Akita já foi considerado um símbolo imperial
Antes mesmo da descoberta da raça, o Akita já foi considerado um símbolo imperial, mais precisamente durante o século 17.
A raça de cachorro era uma das queridinhas da família real do Japão, sendo criados em meio às riquezas e bons tratos no período feudal Japonês.
Curiosidades sobre a raça akita: 17- Akita é uma província do Japão
Sabia que a palavra Akita é o nome de uma província do Japão, estando localizada na região norte do país, em Tohoku?
A província japonesa também é conhecida pela neve e as águas termais que passam pela região.
Inclusive, nesta mesma província você encontra outra referência para o famoso cachorro Hachi. Em frente a estação Odate você encontrará outra estátua do cachorro Japonês.
Assim sendo, vale ressaltar que “Akita” faz referência à província. E “Inu” significa cachorro em Japonês, resultando na versão de escrita do nome da raça para Akita Inu.
Curiosidades sobre a raça akita: 18- A raça Akita já esteve em risco de extinção
Mais uma curiosidade sobre a raça Akita é que ela já esteve em risco de extinção durante a Segunda Guerra Mundial.
Afinal, nesse período houve um grande racionamento de alimentos. E também, as implicações do exército Japonês.
Muitos tutores, para preservar a raça, esconderam os animais. Porém, outros foram levados para América pelo exército americano.
19- Já foi declarado um Monumento Nacional Japonês
Por volta do início do século 20, a raça Akita foi declarada um Monumento Nacional Japonês. Mesmo depois de sua história que quase levou à extinção da raça.
Devido a este reconhecimento, os criadores da raça passaram a receber um selo e regras que especificam os cuidados ao adotar esse tipo de raça de cachorro. Sendo uma forma de o Akita não receber alterações.
20- O que o Akita mais gosta de fazer é receber carinho
Mesmo com uma carinha mais séria, o que o Akita mais gosta de fazer é receber carinho do seu tutor.
Afinal, ele parece sério e independente, mas não é um cachorro de aço. Assim sendo, gosta de carinho, amor e adora brincar ao lado do tutor.
Com essas curiosidades sobre a raça Akita você pode, sim, pensar em ter um cachorro desse tipo. Mas sempre com consciência dos cuidados especiais. E principalmente com disponibilidade de oferecer muito amor.
Lembre-se que o Akita vai ter uma personalidade forte e precisa de muito gasto de energia para ser qualidade de vida.
Por isso, antes de adotar um Akita, busque ajuda com profissionais criadores para entender todos os cuidados que você precisa ter. Inclusive, com relação ao seu espaço em casa.
Cuide do seu dog!