Encontre 18 curiosidades sobre a raça Pastor Alemão e fique sabendo do temperamento, comportamento e histórico dessa raça de cachorro médio e grande porte muito adorada.
O Pastor Alemão é uma raça de cão bastante querida. Principalmente para quem procura um cachorro de guarda e amigo da família.
Essa raça é fiel, gentil e muito inteligente, com atributos que fazem dela uma das raças de cães mais famosas do mundo.
Quer saber mais sobre as curiosidades da raça Pastor Alemão? Então continue lendo o artigo de hoje do Portal do Dog!
Curiosidades sobre a raça Pastor Alemão – Veja aqui!
Entre as curiosidades sobre a raça Pastor Alemão está a origem do nome. Afinal, ela está relacionada à criação de ovelhas muitos anos atrás. Já foi usado como cão militar, protagonista de filmes e muitas outras situações.
O Pastor Alemão pode ser encontrado em diversas cores além do Pastor Alemão capa Preta. Algumas até bastante raras devido a uma predisposição genética. Veja a seguir!
1- Curiosidades sobre a raça Pastor Alemão – Fama
O primeiro fato entre as curiosidades sobre a raça Pastor Alemão está a sua fama. Afinal, o cachorro já foi protagonista de filme como Rin Tin Tin, uma história real de um cachorro com o mesmo nome do filme.
Para você ter uma ideia sobre o sucesso do filme, o cachorro que interpretou o Rin Tin Tin teve sua performance digna de elogios. Assim sendo, foi eleito em 1927 o melhor ator estadunidense e quase ganhou um Oscar na época.
Os descendentes do cachorro/ator também fizeram parte do elenco do seriado “As aventuras do Rin Tin Tin”. Mas o cachorro protagonista estreou 22 filmes de grande sucesso.
Curiosidades sobre a raça Pastor Alemão: 2- Pastor Alemão já teve seu nome mudado
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Pastor Alemão teve seu nome mudado devido à má popularidade dos alemães na época.
Como a raça era bastante conhecida nos Estados Unidos, o cachorro chegou a ser chamado de Cão Pastor. Mas na Inglaterra, a raça chegou a ser chamada de Lobo da Alsácia.
Contudo, apesar da época sugerir a mudança do nome, hoje a raça querida de cachorro ainda é conhecida por seu nome de origem: Pastor Alemão.
3- Uma das raças de cachorro mais confiáveis
Outra curiosidade do Pastor Alemão é que ele é uma das raças de cachorro mais confiáveis que existe.
Apesar da aparência ser intimidadora, o cachorro é extremamente gentil quando convive com um lar de bons ensinamentos e muito amor.
Afinal, eles são cães que adoram estar com seus tutores, sendo assim, amigáveis e apegados com sua família.
4- Ele tem energia sobrando para atividades físicas
Com ascendência de cães pastores, o Pastor Alemão tem energia sobrando para atividades físicas.
Mas não era para menos. Afinal, o seu porte físico e disposição é ideal para fazer companhia para pessoas praticantes de esportes como corrida, por exemplo.
Os cães dessa raça são bastante resistentes. Em sua história de vida, eles não cansavam até trazer de volta ao rebanho a ovelha perdida.
5- Já foi considerado um cão-babá pelos seus atributos
Devido ao seu instinto protetor, o Pastor Alemão já foi considerado um cão-babá pelos seus atributos relacionados ao bem-estar da família.
Essa nomeação aconteceu ainda nos Estados Unidos. Assim sendo, por muito tempo o cachorro ficou reconhecido pela sua fidelidade. Ele era um dos companheiros do bebê recém-nascido.
Não é à toa que hoje a raça é criada fazendo companhia às crianças, inclusive as pequenas. Mas sempre necessitando de supervisão para evitar imprevistos, mesmo o Pastor Alemão sendo dócil.
6- Pastor Alemão é uma das raças mais territorialistas
Saiba que o Pastor Alemão é uma das raças mais territorialistas que existem. Afinal, essa é uma característica marcante desse cãozinho.
Por isso, na hora de trazer um Pastor Alemão para casa, saiba que a raça precisa de adestramento desde cedo, incluindo a socialização com outros animais de estimação para evitar qualquer problema.
Mesmo que a raça de cachorro não seja reconhecida pela agressividade, é preciso tomar cuidado para evitar brigas desnecessárias.
7- Foi a primeira raça de cão usada como guia para cegos
Quem sabe, essa seja uma das curiosidades sobre a raça Pastor Alemão mais marcantes: essa foi a primeira raça de cão usada como guia para cegos!
Isso aconteceu na Primeira Guerra Mundial.
Em 06 de outubro de 1931, os cães Pastores Alemães chamados Flash, Meta, Foley e Judy, foram entregues aos veteranos cegos de guerra.
Segundo os veteranos, os cães-guias ingleses tiveram um papel fundamental em sua recuperação, tendo suas vidas mudadas completamente pelas raças.
8- Considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo
Além do companheirismo, o Pastor Alemão é considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo. Afinal, ele ocupa a terceira colocação do ranking de cães mais inteligentes.
Diante da inteligência nata, o cachorro dessa raça pode aprender diversos truques. Ele tem uma facilidade de aprender e adora que reconheçam o seu esforço.
9- Apresenta ótimas qualidades para um cão de guarda
Por causa da sua inteligência e obediência, o Pastor Alemão apresenta ótimas qualidades para um cão de guarda.
Assim sendo, o resultado desses atributos é que ele é bastante usado como cão policial devido à sua esperteza, fidelidade, inteligência e obediência.
Mesmo sendo considerado um cão de guarda ou cão policial, a raça não tem a ver com agressividade. Pelo contrário: responde perfeitamente a comandos como intimidações ao invés de agir com violência.
10- Possui forte instinto protetor da sua família de tutores
Outro fato curioso é que o Pastor Alemão possui forte instinto protetor da sua família de tutores.
Ele irá proteger os seus familiares e seu lar a todo custo, partindo para cima de estranhos, quando necessário. Inclusive outros animais que possam apresentar perigo para seus tutores.
Uma dica de convivência é fazer exercícios físicos com o cachorro, aproveitando momentos de carinho e lazer com seu pet.
11- Tem facilidade para atender bem aos adestramentos
Com uma inteligência notável, o Pastor Alemão tem facilidade para atender bem aos adestramentos.
Afinal, é uma raça de cachorro que aprende rápido, tem muita disposição e atende com obediência aos comandos.
No entanto, é preciso adestrar o cãozinho ainda quando filhote para que ele cresça obediente conforme a predisposição da raça.
12- Curiosidades sobre a raça Pastor Alemão: Companheiro das crianças
Como vimos acima, uma das curiosidades sobre a raça Pastor Alemão é sua capacidade de cuidar das crianças, se tornando um companheiro fiel dos pequenos.
Por conta do tamanho da raça, muita gente tem medo de ele machucar as crianças. Mas muito pelo contrário, pois eles podem formar uma amizade pela simples convivência.
Para que isso ocorra da melhor forma, é recomendado deixar o filhote de Pastor Alemão conviver com a criança desde pequeno. Mas sempre supervisionando as brincadeiras e ensinando cachorro e criança a respeitar.
13- Invista em socialização do Pastor Alemão com outros animais
É bem importante que o tutor invista em socialização do Pastor Alemão com outros animais para assim evitar brigas entre os pets.
Conforme outras curiosidades sobre o Pastor Alemão, a raça apresenta uma personalidade mais territorialista e apegada ao tutor. Pode causar confusão com outros animais de casa e durante os passeios na rua.
Portanto, priorize a socialização do cachorro filhote, inclusive, com outros animais de estimação, como os gatos.
14- Raça de cachorro de grande porte que adora brincar
Mesmo com uma carinha de bravo, uma das maiores qualidades do Pastor Alemão é sua capacidade amigável. Isto é, sendo esta uma raça de cachorro de grande porte que adora brincar.
Neste sentido, o cachorro Pastor Alemão pode brincar com as crianças, porém, ensinando sempre aos pequenos os limites do cachorro.
Aproveite as brincadeiras ao ar livre para gastar energia, use brinquedos como bolinhas, pneus e dê muito amor para o grandão.
Curiosidades sobre a raça Pastor Alemão: 15- Pastor Alemão lutou em guerras mundiais
Entre as poucas raças de cachorro que lutaram na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, o Pastor Alemão foi uma das escolhidas.
Assim sendo, os alemães usavam os cães da raça para envio de mensagens, busca por feridos no campo de batalha e alertas para invasores em seu território.
16- Possui uma saúde instável e exige cuidados especiais
Apesar de ser um cão bastante resistente, a raça possui uma saúde instável e exige cuidados especiais ao longo dos anos.
Saiba que o Pastor Alemão é predisposto a doenças degenerativas, ocorrendo através de cruzamentos indiscriminados.
Além disso, a displasia de cotovelo e quadril atinge boa parte dos cães da raça. Por isso, estão propensos a outras condições de saúde como epilepsia, glaucoma, nanismo e problemas digestivos em cães.
Curiosidades sobre a raça Pastor Alemão: 17- Existe Pastor Alemão Branco
Um fato é que existe o Pastor Alemão Branco, onde é bastante confundido com o Pastor-branco-Suiço.
Para existir o Pastor Alemão Branco, uma mutação genética acontece, deixando a pelagem mais clara do que de costume, em casos de Pastor Alemão Capa Preta, por exemplo.
Essa mutação da raça é rara. Por isso, não deve ser confundida com outras raças de cães e nem com albinismo em cães.
18- Qual o tipo de Pastor Alemão mais caro que existe?
Para finalizar nossa lista de curiosidades sobre a raça Pastor Alemão, você sabe dizer qual é o tipo de Pastor Alemão mais caro que existe?
Mesmo o Pastor Alemão Branco sendo raro, uma das versões mais caras da raça é o filhote de Pastor Alemão Panda, custando entre R$ 1.000 a R$ 5.000.
Gostou das curiosidades sobre a raça Pastor Alemão? Você já conhecia alguma delas? Então envie esse post para aquele amigo que também vai gostar de saber!
Se você vai adotar um Pastor Alemão, lembre-se dos cuidados especiais com a raça.
Cuide do seu dog!