Alguns donos sem consciência acreditam que o espaço público é um banheiro ao ar livre para os pets, o que, fora acidentes desagradáveis envolvendo solas de sapato, leva à questões ainda mais sérias, como gasto desnecessário de dinheiro público, já que alguém precisará limpar mais cedo ou mais tarde, e a proliferação de doenças.
É tão sério que diversas cidades do mundo já engajaram em algum tipo de campanha ou criaram leis que penalizam com multas os indivíduos que são pegos.
Cacas Express. Foto: McCannO município de Brunete, localizado nos arredores de Madrid, já lutava para conscientizar a população sobre a importância de recolher as fezes dos pets.
Primeiro, houve uma campanha que envolvia uma “caca” de brinquedo controlada por controle remoto que perseguia as pessoas na rua com mensagens do tipo “Não me abandone, recolhe-me”. Diferente, mas após algumas semanas, o assunto já estava encerrado e o problema continuava.
Visando criar uma discussão mais prolongada, com uma atitude mais direta e abordagem bem criativa, a ação “Caca Express”, criada de graça pela agência de publicidade McCann, finalmente ganhou atenção não só local mas se transformou em um viral online.
No curso de uma semana, cerca de 20 voluntários observaram os donos que não coletavam as fezes de seus cães. Logo depois, como quem não quer nada, chegavam para uma conversa casual com os donos, que como pais orgulhosos, adoravam falar mais sobre o pet, que sem desconfiar de nada, forneciam informações como o nome e raça do animal.
Era o necessário para acessar e pesquisar no banco de dados da cidade, assim achando o endereço e residência do infrator canino e humano.
Utilizando da técnica de marketing conhecida como mala direta, com uma caixa de papelão e um saco de plástico, a caca era embalada e entregue em mãos aos donos como uma encomenda do Departamento de Achados e Perdidos.
Foram 147 encomendas no total que com o “presente”, carregavam uma mensagem de alerta que da próxima vez, poderia haver uma multa entre € 30 e € 300.
Coincidentemente ou não, segundo o município de Brunete, houve uma queda de 70% na quantidade de fezes presentes na rua.
A campanha rendeu à agência McCann o prêmio Sol de Prata no Festival Ibero-americano de Publicidade (FIAP).