O projeto “Poopy Power”, desenvolvido na Grã-Bretanha, vai transformar as fezes dos cães em uma fonte de energia limpa. O projeto deve começar em Julho.
As fezes de cachorro poderão gerar energia para cidades britânicas! A nova tecnologia promete transformar o cocô dos pets em biocombustível.
Segundo o jornal Daily Mail, mais de 700 mil toneladas de fezes de cães são retiradas das ruas e enviadas aos aterros sanitários britânicos em um ano. O processo custa 225 mil reais aos cofres públicos.

O inventor do projeto, Gary Downie, espera transformar todo este “lixo” em biogás. Além de gerar uma energia limpa, também colabora para diminuir a sujeira das ruas.
Projeto Poopy Power
O projeto Poopy Power é uma iniciativa britânica que busca transformar as fezes de cachorro em biocombustível para gerar energia. A ideia é utilizar um sistema de recolhimento de resíduos caninos em parques e espaços públicos para coletar as fezes dos animais e transformá-las em energia renovável.
O processo de transformação das fezes em biocombustível ocorre por meio da digestão anaeróbica, que é uma técnica de decomposição que ocorre na ausência de oxigênio. As fezes são colocadas em um tanque selado, onde bactérias começam a decompor a matéria orgânica, produzindo gás metano e dióxido de carbono. Esse gás é então capturado e transformado em energia elétrica ou térmica.
Além de ser uma solução criativa para o problema das fezes de cachorro nas cidades, o projeto Poopy Power tem o potencial de ajudar a diminuir a pegada de carbono das cidades, já que o biocombustível gerado a partir das fezes é uma fonte de energia renovável e limpa.
Embora ainda esteja em fase de testes, o projeto Poopy Power tem despertado interesse em outras cidades ao redor do mundo que buscam soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão de resíduos.