Quem já teve um cãozinho perdido sabe bem a dor e o desespero que é ficar sem o sem animal e sem saber como ele está, apenas imaginando o que acontece enquanto ele está perdido e desprotegido por aí. Em momentos como esse nem sempre a polícia local está capacitada para fazer esse tipo de busca, nem os bombeiros.
Para estes casos, existe em Rhode Island, nos Estados Unidos, uma detetive de cães. Sheilah Graham é funcionária do Departamento de Segurança Interna dos EUA durante o dia e à noite atua como detetive de animais, fazendo buscas de bichos de estimação que estão desaparecidos.
Sheilah basicamente usa seu tempo livre para encontrar animais desaparecidos e não cobra nada pelo serviço e já encontrou mais de 70 animais desaparecidos, registrando um recorde local.
Entre as ocorrências solucionadas por Sheilah, que conta com a ajuda de uma “equipe” para encontrar e resgatar os animais desaparecidos, estão casos simples e mais difíceis, como de animais que foram parar em outros municípios, outros que não se deixaram resgatar facilmente e até de cães que ficaram longe de casa por mais de um mês.
Para Sheilah, a parte mais difícil do trabalho não é nem encontrar o animal perdido, mas sim manter os tutores focados e motivados, e não deixar que eles percam as esperanças. Perder um animal pode deixar uma pessoa completamente desequilibrada, então fazer com que ela mantenha a calma é realmente a parte mais difícil.
Mas calma é uma coisa que Sheilah tem de sobra. É isso juntamente com sua técnica e abordagem calculada que fizeram com que ela ficasse conhecida como detetive de animais e especialista nesse tipo de caso.
Seus métodos incluem entrevistas detalhistas e rigorosas com os tutores dos animais. “Cada detalhe, independentemente de quão pequeno possa parecer, pode ser a informação que eu preciso”, explica Sheilah. Ela faz uso também de câmeras de vigilância, mapas e armadilhas seguras montadas por sua equipe para resgatar os animais.
Nesses casos, o que Sheilah mais tenta evitar são as perseguições, pois os cães podem ser muito mais ágeis do que qualquer um que tente capturá-los.
E o que Sheilah recebe em troca desse trabalho tão minucioso e cheio de resultados positivos? A felicidade dos tutores e dos animais quando se encontram novamente! “Essa é a minha recompensa, ver a cauda dos animais abanando, os sorrisos dos tutores e as lágrimas de alegria após verem que eles não perderam de verdade os seus melhores amigos”.