Durante a parada comemorativa do dia de São Patrício Mons Barracks em Aldershot, no sul da Inglaterra, a Duquesa Kate Middleton anexou na coleira do novo mascote do 1º Batalhão da Guarda Irlandesa, o cachorro de sete meses da raça Galgo Irlandês chamado Domhnall, um punhado de trevos.
Mesmo com a chuva pesada, os 200 soldados vestidos à carater e Domhnall(nome “Domhnall” significa Líder Mundial em gaélico) seguiram com a bonita cerimônia em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda. A duquesa estava acompanhada por seu esposo, o príncipe William.
Tradição e história do Galgo Irlandês nas tropas da Irlanda
Desde 1902, um cão da raça Galgo Irlandês é presenteado para ser o mascote do regimento pelos participantes do Clube do Galgo Irlandês. Os aficionados pela raça esperavam que com isso, a popularidade da raça crescesse.
A estratégia deu certo e em 1961, o Galgo Irlandês se tornou oficialmente o mascote do regimento, recebendo o direito de ser tratados pela corporação de veterinários reais, assim como ter sua alimentação e cuidados custeados pelo público.
A Guarda Irlandesa é a única guarda que é permitida ter o mascote os levando durante uma parada.
O primeiro mascote se chamava Brian Boru e o atual, Domhnall. Em épocas digitais, você pode seguir Domhnall e sua vida no regimento no perfil do cachorro no Facebook (endereço de Domhnall)
Fotos de Domhnall