Nunca é fácil lidar com a perda de alguém querido, mas será que os cachorros também ficam de luto? E o que eles entendem sobre a morte?
Os cães não falam, mas é possível entender o que eles estão sentindo através do comportamento.

Em um estudo realizado pela ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), foi descoberto que os cachorros apresentam características de luto parecidas com a dos humanos.
Após a morte de um companheiro canino ou humano, os cães comem menos, perdem interesse por suas atividades favoritas e dormem mais.
Entretanto, os cachorros não entendem a morte da mesma maneira que nós. Eles não sabem que o falecimento é algo irreversível e ficam esperando a volta do ente querido.
Para ajudar seu amigo canino a superar essa perda, o incentive a brincar e lhe dê muito carinho. É importante manter o pet ocupado para que ele aprenda a ter uma nova rotina.
Os cachorros também ficam de luto? Como saber se meu cachorro está de luto?
O luto geralmente ocorre em fases: do inicial “Não pode ser” (fase de protesto) até uma retirada depressiva (fase de desespero). Normalmente, isso é seguido pela reentrada na vida normal, pouco a pouco. No entanto, algumas pessoas – ou animais – permanecem em reclusão e precisam de ajuda.
Os seguintes comportamentos podem ocorrer e – em combinação com a morte ou partida de um ente querido ou da mesma espécie – indicam luto:
- O cão come hesitante ou não come.
- O animal parece inquieto, vagando. Eles geralmente se retiram e dormem mais.
- O instinto de jogo e as expressões gerais de alegria, como o abanar do rabo, diminuem.
- Seu amigo de quatro patas está cada vez mais procurando por você, quer muito carinho, ou simplesmente não sai do seu lado. Ele não tolera ficar sozinho muito bem.
- Outros comportamentos ou hábitos podem mudar repentinamente.