Os cachorros já são considerados como membros da família de muitas casas e com essa proximidade, eles estão ficando cada vez mais parecidos com os humanos. Um novo estudo descobriu que os cães também sentem ciúmes.
Essa descoberta pode não ser uma surpresa para os tutores de cães, mas alguns cientistas acreditavam que a complexidade de sentir ciúmes era uma emoção exclusiva dos humanos.
Para tirar essa dúvida, pesquisadores da Universidade da Califórnia gravaram vídeos de 36 cachorros em suas próprias casas, com seus tutores os ignorando. As pessoas faziam isso brincando com um robô que imita um cachorro. Esse robô late, choraminga e abana o rabo.
Os cães fizeram tudo para chamar a atenção: alguns pulavam, chamavam o tutor com a pata e outros entraram na frente do robô que imita um cachorro.
Isso mostra que os cachorros não estão simplesmente reagindo à falta de atenção e carinho. A principal preocupação desses cães foi o fato de seus tutores estarem dando atenção para outro cachorro.
Uma das pesquisadoras do estudo, a professora Christine Harris, disse:
Nosso estudo sugere que os cães se empenham em um comportamento que parece ser ciúmes e também procuram acabar com a ligação que existe entre seu tutor e um aparente rival.
Fonte: Daily Mail uk
Por fatima
Isso é o meu quer a tenção toda só para ele até tem ciumes das pessoas
Por Carmen Furtado
Nem precisa de estudo para saber disso quem tem anjinhos de patas deve saber disso, o meu tem ciumes ate das visitas , tudo que tira o foco dele, ele estressa, e como e cardíaco ai simula tosse, fica deitado num canto tipo eu to jogado mesmo, depois que volta a ser o centro da atenção para de tosse, brinca , como nada tivesse acontecido, e um chantagista emocional.
Por Orla Souza
Tenho 2 cães e um deles é muito ciumento ou possessivo, pois todas as vezes que estou fazendo carinho no meu shih tzu, o meu outro cão que é um yorkshire fica fazendo de um tudo para chamar a atenção para ele. São os meus amores!!
Por Aurélio
Nem precisava de estudo pra isso…
Por karine
Com certeza sentem ciúmes sim. Tenho seis cachorros em casa, e um deles, o Brad, é um shih tzu que está fazendo agora três anos; ele passa a maior parte do tempo dentro da casa, porque simplesmente não consegue suportar a presença de um outro que resgatei há um ano, um poodle, e que demonstra carinho demais por mim. Brad encrenca com qualquer dos outros que toma minha atenção: ele pega uma bolinha pra eu jogar, faz uma peraltice, late, ou simplesmente toma a frente do outro. Com o Chico, esse poodle, que adotei já adulto, a coisa é séria: os dois literalmente tentam se matar disputando a minha atenção. Sofro com isso. Queria poder brincar com os dois juntos, mas acho que isso nunca será possível. 🙁