Se os cães tem noção do tempo ainda é algo misterioso para muitos donos. Estudos recentes destacaram formas surpreendentes de cognição temporal, vamos descobrir juntos se e como os cães tem noção do tempo.
Quando os deixamos sozinhos, quando voltamos para casa e os encontramos nos recebendo com alegria, quando todos os dias à mesma hora sabem que é hora de passear.
Nós, donos, muitas vezes nos perguntamos como funciona a percepção do tempo nos cães, se as longas horas na nossa ausência são chatas e como eles sabem que voltamos se não tem relógio.
Neste artigo vamos responder a todas estas perguntas sobre a percepção do tempo pelos cães.
Como os cães percebem o tempo?
Os cães percebem o tempo , mas de uma maneira diferente de nós humanos: eles não contam os minutos, horas, dias e semanas, mas sentem o tempo passar graças aos seus incríveis sentidos e graças ao seu relógio interno.
Através dos seus sentidos, os cães constroem o seu conhecimento do mundo e enchem as suas vidas de memórias: são, portanto, capazes de determinar se uma memória está mais distante ou mais próxima do momento que estão a viver agora.
Cães tem noção do tempo através do ritmo circadiano
Em particular, embora não seja marcado por expectativas sociais que regem a sucessão de momentos para nós humanos, o sentido do tempo nos cães é marcado por:
- Fatores externos, como luz do dia, ruídos e odores.
- Fatores internos, como as necessidades físicas do cão, como a fome e a necessidade de passear.
Portanto, podemos dizer que o dia do seu amigo de quatro patas, embora não tenha relógio, é perfeitamente marcado pelo ritmo circadiano (alternância natural dia/noite) e pela rotina estabelecida pela variação de fenômenos externos, como a hora da comida e a hora dos passeios.
Uma pesquisa da Universidade de Illinois Urbana-Champaign afirma que os mamíferos “tem um relógio biológico localizado no hipotálamo, uma parte do cérebro que controla funções biológicas básicas, como frequência respiratória, frequência cardíaca e reprodução”.
Além disso, os donos de animais de estimação geralmente alteram a exposição de seus animais à luz ou alteram o tempo de outras influências, como alimentação e brincadeiras, para ajudar seus animais de estimação a se adaptarem à vida no mundo humano.
Como os cães sabem que estamos chegando?
De acordo com a especialista em cães americana Alexandra Horowitz, os cães também sentem o tempo graças ao seu magnífico olfato.
Em particular, um cheiro forte significa algo novo, recente; pelo contrário, um cheiro fraco indica algo antigo e menos recente.
Com base nisso, o cão percebe o desaparecimento do cheiro de seu próprio humano, com o passar do tempo, desde o momento em que saiu de casa.
Depois de uma hora de sua partida, o cheiro do proprietário ainda será forte e perceptível, mas depois de mais horas, gradualmente se tornará mais leve: isso para o cachorro significa que o momento do retorno está se aproximando!
Nosso cão é, portanto, capaz de calcular quantas moléculas do nosso cheiro ficam no ar, enquanto ele espera por nós.
Os cães podem prever o futuro?
A questão mais complicada é se os cães são capazes de “prever” o futuro. Por outro lado, quando vamos para casa e os encontramos esperando por nós na porta, parece que sim. A realidade, porém, é bem diferente.
Cada espécie animal tem sentidos desenvolvidos de maneira diferente; os cães, por exemplo, tem audição e olfato muito mais sensíveis do que nós.
Portanto, quando uma tempestade se aproxima e nosso animal de estimação corre para se refugiar na casa bem antes de percebermos o distúrbio, isso não significa que ele o tenha previsto.
Ele simplesmente sentiu a tempestade muito antes de nós, tanto pela audição quanto pela percepção de uma mudança na pressão atmosférica. O mesmo acontece com os terremotos, que nossos amigos de quatro patas costumam perceber antes de nós.
Os cães tem memórias?
Que os cães tem noção do tempo é demonstrado pelo fato de terem memória: se não tivessem, não seriam capazes de aprender nada. E lembre-se que eles são influenciados pelas experiências de vida que eles tem.
Nossos animais de quatro patas tem memória olfativa: eles reconhecem e distinguem os indivíduos pelos cheiros e o olfato está ligado à memória emocional.
E eles também tem memória auditiva: lembram e distinguem o barulho de um carro do outro, reconhecem o latido de um amigo de um inimigo, lembram a voz dos humanos e lembram as palavras.
- Veja também: O cachorro identifica o nosso humor?
Cães tem noção do tempo: estudos recentes
Com base no olfato extraordinário dos cães, a especialista em cães Alexandra Horowitz falou sobre a capacidade do cão ‘cheirar‘ o tempo.
Ela falou sobre isso extensivamente em seu livro, com um título bem explicativo: ‘Uma questão de nariz. Ser um cão num mundo de cheiros’.
De acordo com seus estudos, o cão é capaz de perceber o movimento do ar na sala e percebe os diversos momentos do dia.
Igualmente válidos são os experimentos conduzidos pelo especialista em neurobiologia da Universidade de Cornell, Daniel Dombeck, no cérebro de cães.
O professor e sua equipe concentraram seus estudos no córtex entorrinal medial do cérebro canino: esse córtex é encontrado no lobo temporal associado à memória e ao movimento.
O animal associa o espaço nas memórias episódicas: a memória de algo que aconteceu está associada a um determinado espaço.
Como os cães sabem que o tempo está passando? Quando eles tem que medir um intervalo entre uma ação e a próxima. Justamente quando ele está esperando que algo aconteça em seu cérebro, os neurônios são ativados, que na verdade ‘medem’ o tempo.
- Veja também: O cachorro sabe quando errou?
Cães tem noção do tempo? Como os cães sabem quando é hora de acordar, passear ou comer?
Nossos filhotes não necessariamente igualam a luz do dia com ‘manhã’ ou escuridão com ‘noite’. Em vez disso, o senso de tempo de um cão é reforçado por nossas rotinas e comportamento.
As mesmas expectativas habituais acontecem à noite: os pais chegam do trabalho, o jantar é servido em um determinado horário e as longas caminhadas acontecem antes de dormir.