Quantas raças de cachorro há no mundo? É uma pergunta difícil de responder, porque muitas variedades de cães, que podem ser classificadas como raças separadas, não são reconhecidas pelos vários clubes internacionais de canil e grupos de registro de raças. No entanto, podemos pelo menos fazer uma contagem geral, sabendo que certamente será uma subestimação.
A Organização Mundial Canina é mais conhecida por seu título francês Fédération Cynologique Internationale (FCI). É o maior registro de raças de cães que é aceito internacionalmente.
Classificação das raças

Para a pergunta “quantas raças de cachorro há no mundo”, o FCI reconhece 339 raças de cães, divididas em 10 grupos com base no objetivo ou função do cão ou em sua aparência ou tamanho. Os 10 grupos são:
- Cães pastor e cães de gado, exceto os cães suíços
- Pinscher e Schnauzer, raças molossoides
- Terriers
- Dachshunds
- Spitz e tipos primitivos
- Sabujos Farejadores e raças relacionadas
- Cães apontadores
- Cães levantadores
- Cães de companhia
- Galgo
Cada grupo é dividido em subgrupos de raças de cães e cada um tem um país ou região de origem.
Embora o país listado possa não ser o primeiro local onde a raça do cão apareceu, geralmente é o primeiro país a reconhecer e registrar a raça e atualmente é o lar da organização que determina o padrão dessas raças, que é a descrição das qualidades ideais de um cão dessa raça em particular.
Você provavelmente encontrará algumas surpresas nesta lista, como o Pastor Australiano, na verdade, é uma raça criada nos Estados Unidos, enquanto o Cão do Faraó não foi desenvolvido no Egito, mas em Malta.
Você também descobrirá que França, Alemanha e Grã-Bretanha são responsáveis por criar mais raças de cães do que quase o resto do mundo junto.
O que você precisa saber sobre essas raças reconhecidas:
- As raças reconhecidas definitivamente pela FCI podem reivindicar o CACIB (Certificado de Aptidão no Campeonato Internacional da FCI) e obter os títulos da FCI (Vencedor da Exposição Mundial, Vencedor da Exposição da Seção – Europa, Ásia e Pacífico, Américas e Caribe).
- As raças reconhecidas a título provisório pela FCI não pode obter o CACIB antes de obter o seu reconhecimento de forma permanente, mas ainda pode obter o título da FCI (Vencedor da Exposição Canina Mundial, vencedor dos Shows Seção – Europa, Ásia e Pacífico, Américas e Caribe).
- Além disso, o logotipo da FCI deve aparecer nos pedigrees emitidos para cães pertencentes a essas raças.
Quantas raças de cães existem no mundo?
Existem, portanto, 344 raças de cães reconhecidas oficialmente e provisoriamente em todo o mundo, de acordo com a FCI.
Se quiséssemos fornecer um número aproximado envolvendo raças de cães ainda desconhecidas e/ou não reconhecidas, diríamos que existem no total cerca de 500.
Se você tiver perguntas, dúvidas ou sugestões, não hesite em deixar um comentário no final desta página!