Por diversas vezes quando divulgamos ações em prol da proteção e conscientização animal, a grande maioria das pessoas ama as iniciativas, porém, há uma minoria que questiona o porquê dessas campanhas não estarem sendo direcionadas para outras causas “mais importantes” como, por exemplo, o auxílio dos milhões de humanos que estão sofrendo.
Nós respeitamos todas as opiniões, mas nesse caso, precisamos discordar.
Partimos pelo princípio que desmerecer um ato de amor, de um ser que estende a mão para outro, independente da espécie, é ir contra a construção de uma sociedade mais humana e digna para todos que vivem nela.
A mentalidade egocêntrica que alguns seres humanos insistem em manter, acreditando que o universo e todos os outros animais no planeta são segunda classe é o que tem deixado o mundo tão doente. Desde a degradação ambiental, a matança desenfreada de animais, até atos inimagináveis que seres humanos são capazes de fazer com seus próprios semelhantes. Tudo isso é resultado do mesmo egoísmo.
Como, felizmente, o mundo não é composto só por humanos e não há uma hierarquia de importância de quem merece mais que o outro, acreditamos que quanto mais trabalho positivo esteja sendo desenvolvido, nos mais diversos âmbitos, melhor.
É interessante deixar bem claro que não significa que todos os que adotaram a causa animal não estão nem aí para os humanos, muito pelo contrário, mas diminuir o esforço de alguém que quebrou a inércia e resolveu ajudar de alguma maneira, chega a ser absurdo.
Não devemos esquecer que a superpopulação e falta de cuidado com os milhões e milhões de animais em nosso país e em tantos outros é um assunto seríssimo de saúde pública e pode afetar de maneira drástica a sua vida.
A nossa dica é: Não ataque a boa ação do outro, escolha uma causa que seja querida ao seu coração e vai à luta, torne o mundo que vivemos um lugar melhor.
Infelizmente os animais não podem falar a língua dos humanos, por isso, precisam sim de porta-vozes que os representem e lutem para que eles tenham uma vida com menos injustiças e mais amor.
A importância da proteção animal. Foto: Reprodução/Google Images
Por Izzy Rainer
Adorei o site, parabens!!
Por Guilherme
“…não significa que todos os que adotaram a causa animal não estão nem aí para os humanos, muito pelo contrário,…”.
Sua afirmação me parece equivocada.
Um cachorro desabrigado passando fome é compartilhado aos borbotões, enquanto uma criança de rua, bem, não é tão popular. A não ser, claro, que ela seja bonita e comovente. Daí ela ganha até viagem pra Disney. Enquanto isso, mendigos não-tão-gatos continuam sendo vistos como poluição.
Mas falando em popular sabe quem tem muilhares de seguidores? O canal “prefiro bicho do que gente”.
Bem, eu prefiro loiras, mas não diminuo as morenas por isso. Eu jamais fui criticado por compatilhar a foto de um cachorro perdido, mas não é raro quando o assunto é alguém tentando reencontrar a família.
Minha luta jamais foi para diminuir outra que procura fazer o bem a qualquer ser vivo. Mas sim para chamar a atenção de que o ser humano também é um animal. Um animal de instintos agressivos como tantos outros, mas extremamente mal compreendido.
Sei que alguns vão concordar comigo. Mas me dói saber que outros “amantes dos animais”, talvez até a maioria, já se irritaram e até já pensaram numa resposta, incapazes de compreender a hipocrisia de sua posição.
Nenhuma causa é mais importante que a outra.
Por Rayza Ech
Não digo que a causa do “mendingos” seja menos importante do que a dos “animais”. Entretanto a questão que mais acho importante é de quem coloca os animais para viverem nas ruas é o ser humano, e este pode e tem condições de buscar condições para sair das ruas. Muitos mendingos não querem mudar de vida……..
Cada causa é importante, as crianças e animais principalmente., o desprezo pelas pessoas que vivem na rua, para as crianças que crescem nesses ambientes muitas vezes se torna igual à que muitos sentem pelos animais.
Todos devemos lutar por uma causa, não desmerecendo uma mais do que a outra.
Por Guilherme
Ao ler “o ser humano (…) pode e tem condições de buscar condições para sair das ruas. Muitos mendingos não querem mudar de vida” me fez pensar: ou você é muito nova, ou é simplesmente alienada. O comentário é tão absurdo que se torna até ofensivo. Mas como não sei a razão de você ter uma visão tão distorcida da sociedade, não irei argumentar. Apenas digo para você abrir mais seus olhos, pois este pensamento é a principal causa do problema.
Por Associação Protetora dos Anima
Guilherme… na verdade o problema dos animais abandonados nas cidades, se dá justamente por causa de uma população menos assistida, menos avisada, menos preparada. O problema dos animais abandonados é um problema social. Interligado, quantos mais carência… mais os animais sofrem ! Isso só será resolvido qnd entendermos essa raiz social. Em diversos casos que atendemos pudemos constatar que pessoas carentes são as que mais necessitam de apoio em relação aos seus animais tb. É gratificante poder ajudar essa população através de seus animais. Parece pouco, mas não é! A proteção animal está extremamente vinculada a população que é marginalizada pela sociedade, justamente porque atende aos seus animais – esses duas vezes mais marginalizados.
Por Shirley
Muito bom o texto!!! Realmente é esse pensamento que temos que incentivar!!! Nenhuma causa é melhor que a outra, o que importa é lutar por uma boa causa!
Por cristina
temos que unir forças para que seja feita Leis mais severas para quem abandona ou mesmo maltratam esses animais tão dóceis!
Precisa ter castração gratuíta para que não procriem mais e o abandono então seria menor!
Por Lucia
O reino animal tambem deve ser respeitado.
Por Wagner Corrêa
Muito bom!!! Espero que as pessoas se conscientizem cada vez mais em ajudar esses cães abandonados!
Por Danielle
Resumindo: fazer o bem sem olhar a quem!