O rosnado de cachorro pode colocar medo nos mais desavisados. E não é pra menos. Afinal, um rosnado de cachorro pode ser realmente intimidador quando você não entende exatamente a linguagem do animal naquele momento.
Por isso, aqui vai uma dica importante: saiba mais sobre linguagem canina. Entender o que o cachorro está ou não querendo dizer é fundamental para lidar bem com determinados tipos de situações. Inclusive, as situações de rosnados.
Neste artigo, portanto, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Continue lendo!
Rosnado de cachorro – O que eles significam?
Um rosnado de cachorro pode significar uma série de situações que estejam criando desconforto para o animal.
Mas ao mesmo tempo, pode ser que sejam situações esporádicas e que estejam até mesmo trazendo diversão para o pet. Ou seja, o rosnado de cachorro pode significar inúmeras condições.
Por isso, antes mesmo que você saia brigando com seu dog por causa dos rosnados, recue e analise a situação. Se você brigar com ele enquanto ele está rosnando, os reflexos disso podem ser bastante comprometedores. Não no curto prazo. Mas sim, no longo prazo.
Ainda neste artigo, veja o que fazer para evitar os rosnados. Mas enquanto isso, acompanhe alguns dos principais significados que podem simbolizar um cachorro rosnando:
Desconforto
Não é raro a gente ver um cachorro rosnando em uma situação de estresse. Ou seja, quando ele está encurralado, na presença de outros animais, pessoas e por aí vai.
O desconforto é um dos problemas mais comuns em cães que não foram devidamente habituados a um ambiente, pessoas ou outros animais.
Portanto, observe: se você notar que o seu cão está rosnando em momentos de qualquer tipo de atrito ou desconforto, é preciso agir para garantir o bem-estar do pet.
Afinal, o rosnado é um sinal claro de que o cão não está contente com aquilo. Rosnar é uma comunicação mais intensiva do cachorro. Seria o “estágio dois” dos latidos, que também é uma comunicação.
Medo
Outro fator que pode gerar rosnados no seu cãozinho, é o medo.
Esse, por sua vez, é muito comum e pode ser camuflado por várias outras situações. Afinal, o medo pode se fazer presente em inúmeras situações do dia a dia. Desde o medo do barulho da chuva, até medos mais severos, como sensação de encurralamento.
Cuidado: um cachorro com medo pode entrar em modo defensivo e, a partir desse momento, ele passa a agir por instintos de proteção. Ou seja, ele poderá rosnar e, consequentemente, morder – que seria o estágio mais avançado de uma comunicação defensiva.
É por isso que você precisa criar ambientes propícios para o seu melhor amigo ficar confortável.
Ele não pode receber estímulos negativos e não pode perceber que o ambiente é inseguro. A sensação de insegurança traz medo que, consequentemente, traz rosnados e, consequentemente, traz agressividade.
Insatisfação
Você sabia que um rosnado de cachorro pode significar, também, insatisfação?
Sim, o seu cachorro também tem sensações de insatisfação quando percebe que algo está incomodando. Ou seja, isso está diretamente ligado ao desconforto – que mencionamos anteriormente.
Se você tem um cachorro insatisfeito em casa, saiba que ele poderá facilmente se transformar em um cachorro agressivo, triste, ansioso e infeliz. E as insatisfações podem ser inúmeras. Até mesmo por motivos que você sequer imaginou que poderia deixar o cão insatisfeito.
Motivos de insatisfação canina:
- Falta de passeios;
- Pouco gasto de energia;
- Falta de interatividade do tutor;
- Comida pouco nutritiva;
- Pouca socialização;
- Pouco adestramento;
- Poucos limites;
- Etc.
Tudo isso pode estar amplamente relacionado ao dia a dia desconfortável de um doguinho. E a consequência é uma vocalização maior (entre outras coisas). Os rosnados, portanto, entram nisso.
Preste atenção nos sinais. Leia este artigo: Como cuidar de um cachorro? O guia completo e definitivo.
Defesa de recursos
Se você já tentou ajeitar uma ração que caiu fora do pote enquanto o cão estava comendo, sabe do que estamos falando. Afinal, a defesa de recursos é um comportamento realmente muito importante para os cães.
Isso está ligado a sobrevivência e, portanto, os instintos são ativados.
Todos os cães, mesmo domesticados, têm instintos de sobrevivência. Não há como fugir disso, uma vez que a sobrevivência está totalmente ligada a alimentação. Defender recursos, como a comida, pode fazer o cachorro rosnar.
Além da comida, outros recursos também podem ser alvos de proteção. A caminha, a coberta, a água e até mesmo um brinquedo entram nessa lista.
Portanto, sempre que você perceber que seu cão está rosnando perto de alguma propriedade dele, saiba que é isso: defesa de recursos.
Ele está querendo se precaver de que você não vai levar as coisas dele embora. Instintivamente, ele só está querendo sobreviver. E vai rosnar para você se afastar.
Rosnado de cachorro – Brincadeiras
E por fim, outro fator que pode estimular um rosnado de cachorro, é a diversão. Sim, os cães que estão se divertindo também vão rosnar. Eles fazem isso pois, como entendemos anteriormente, o rosnado é uma vocalização. É uma comunicação.
Rosnados não necessariamente apresentam um sinal de agressividade. Mas para que você tenha certeza disso, é preciso sempre observar os contextos.
Um cão rosnando quando você está mexendo na comida dele, pode reagir de maneira agressiva. Já um cão que está rosnando quando você está brincando com ele, apenas está feliz e vocalizando de maneira expressiva.
Contexto, na relação com o cãozinho, é tudo. Você sempre precisa observar os contextos e entender a linguagem canina. Assim, vocês terão uma relação muito melhor.
O rosnado de cachorro significa que ele está bravo?
Significa. Porém, também não significa.
Sim, nem tudo é 8 ou 80 na relação entre cão e tutor. Os cães não são exatos, embora podem ser compreendidos, desde que você se esforce adequadamente para isso.
O rosnado de cachorro pode simbolizar uma série de condições relacionadas ao comportamento e sentimento dele. Pode demonstrar agressividade, pode demonstrar medo, pode demonstrar carinho e por aí vai. Tudo depende de uma palavrinha importante na relação: contexto.
Conforme entendemos anteriormente, os contextos são importantíssimos para que você entenda seu cachorro. E entender o que seu cachorro quer, o que ele está fazendo ou sentindo, vai te ajudar a manter uma relação mais próxima, de confiança, carinho e respeito pelo cão.
Por exemplo, se o cachorro rosnar quando você mexe na comida dele, ele está querendo salvar recursos. Se ele rosnar quando você brincar de cabo de guerra, ele está expressando felicidade ao brincar. E por aí vai.
Preste atenção aos contextos!
Como evitar rosnado de cachorro
Muitas vezes, evitar o rosnado do cachorro não é possível. Afinal, essa é uma reação automática do pet e você não pode simplesmente querer “calar” o animal. Não é assim que funciona e, se você tentar calá-lo, ele poderá reagir de maneira muito pior.
Então, recomendamos que você faça o seguinte para reduzir os rosnados do seu cachorro por situações de desconforto pra ele:
- Entenda as motivações.
- Socialização canina.
- Separação de recursos entre mais cães.
- Evite a repreensão.
Bora dar uma olhada em cada uma dessas situações:
Rosnado de cachorro – Entenda as motivações
Antes de mais nada, você precisa entender as motivações do rosnado do seu cachorro. Se ele está rosnando, saiba que isso não está acontecendo “do nada”. Na verdade, ele está sentindo alguma coisa e está vocalizando dessa maneira para, justamente, informar o que está sentindo.
Se ele começou a rosnar quando viu outra pessoa, ele está querendo proteger o ambiente/tutor. Se ele rosnar quando você mexer na comida, ele está querendo salvar recursos. E se ele rosnar durante as brincadeiras, ele pode estar demonstrando felicidade.
Socialização canina
A socialização canina é fundamental não só para o cachorro parar de rosnar. Mas também, para ele se sentir mais confortável em vários ambientes. Socializar o cachorro desde filhote ajuda ele a conviver melhor com outros cães e outras pessoas.
É muito ruim para a saúde mental do seu cachorro, quando ele não se sente confortável com outras pessoas e outros animais. Afinal, ele sente ansiedade, sente que precisa proteger o território e, consequentemente, fica estressado.
Portanto, socialize seu pet!
Rosnado de cachorro – Separação de recursos entre mais cães
Uma dica importantíssima que você precisa considerar na hora de evitar ou reduzir a quantidade de rosnados do seu cachorro, é: divida os recursos se você tiver mais de um cão.
Ou seja, você não pode manter os mesmos recursos para os dois cães. Por exemplo, a ração precisa ser em potes separados e, preferencialmente, em lugares diferentes. Isso evita rosnados e potenciais brigas.
Evite a repreensão
Se o seu cachorro rosnar, não brigue com ele. Mesmo que ele esteja rosnando para indicar que está bravo. Afinal, ele está se sentindo nervoso e desconfortável. E se a única pessoa que o cão confia agir de maneira estranha (no caso, o tutor), o cão ficará ainda mais desconfortável.
Não lute contra os instintos do seu cachorro. Entenda-os e saiba como lidar com eles da melhor maneira.
Cuide do seu dog!