Muitas pessoas acreditam que o rottweiler é bravo. Porém, será que é mesmo? Ou será que é apenas um conhecimento popular que faz jus ao tamanho e postura do animal? Bom, a verdade é que depende. O rottweiler pode ser um cão agressivo em algumas situações. Porém, na grande maioria dos dias, ele vai ser um cão calmo e brincalhão.
Mas para que isso aconteça, será preciso considerar uma série de questões. Não basta simplesmente soltar o rottweiler no quintal ou em casa e deixar com que ele “se vire” e “fique a vontade”. E neste artigo, vamos entender mais sobre o temperamento desse cachorro que, em algum momento, já foi o cãozinho preferido dos brasileiros.
Acompanhe.
Rottweiler é bravo?
Não, o rottweiler não é bravo. Porém, ele pode ser. Tudo vai depender de como ele foi criado e de quais são os estímulos dele no dia a dia. Assim como vários outros cães de outras raças, o rottweiler também precisa de alguns cuidados específicos e que dizem respeito a saúde mental dele. A questão de ser bravo ou não, está muito mais relacionada ao condicionamento do animal, do que a raça em si.
O rottweiler pode ser agressivo em situações que o coloquem em risco. Além disso, ele também pode agir de maneira agressiva quando percebe que seu tutor ou o território estão em risco. Nesse caso, o animal pode representar uma defesa bem grande, visto que ele é imponente e vai fazer questão de “investigar” o que está acontecendo.
Alguns tutores consideram o rottweiler como um excelente cão de guarda, inclusive. Afinal, eles são muito inteligentes e são ótimos receptores de comandos básicos e adestramento. O que os tornam especialistas na proteção do terreno. Porém, é preciso tomar cuidado com isso.
Só pelo fato de o rottweiler ser um cão de grande porte, ele não pode ser “largado” no ambiente como um cão de guarda. A guarda precisa acontecer de forma estratégica, e não agressiva. Cães de guarda são treinados e calmos. Se o seu cão não for assim, ele não vai ser um cão de guarda: vai ser apenas um cão estressado, ansioso e com um montão de estímulos negativos e que vai latir por tudo. Cuidado!
Por que as pessoas acreditam que o rottweiler é bravo?
Já entendemos que o rottweiler não é bravo. Porém, ainda assim, as pessoas têm medo desse cachorro e acreditam que a raça é absolutamente agressiva. Bom, de maneira geral, precisamos ter cuidado com todos os cães. Não porque eles são bravos. Mas sim, porque eles têm instintos e podem reagir quando se sentirem encurralados, por exemplo.
A grande questão de um cão de grande porte, é que ele é, justamente, de grande porte. Ou seja, tudo que o rottweiler faz, acaba sendo multiplicado por duas ou três vezes, se comparado com um cão menor. Afinal, o rottweiler tem muita força e é absolutamente imponente em algumas situações. E isso, por si só, já é o suficiente para crer que o cão é, na verdade, bravo.
Entre outras situações, veja algumas características que fazem as pessoas acreditarem que o rottweiler é bravo.
Postura altiva e imponente
Nós, humanos, temos a tendência de sentir medo ou desconforto em algumas situações da vida. O medo é, na verdade, uma proteção que o nosso cérebro aciona, no momento em que nos sentimos desconfortáveis. Frente a um cão pequenino, nosso cérebro não desperta tantos gatilhos de atenção quanto na frente de um musculoso, de grande porte e com postura imponente.
Ou seja, a postura do animal faz toda a diferença para que a gente condicione o cão como bravo. Um cão altivo, com as orelhas de pé, observando atentamente seus movimentos, pode passar bastante insegurança. E por isso, acabamos associando esse temperamento a uma condição de agressividade. Mas nem sempre é assim.
Porém, precisamos respeitar o espaço e também a imposição do animal. Se você é uma pessoa estranha para um rottweiler, não queira interagir quando o animal está “atento”. Esse é um momento de muita sensibilidade do animal e ele pode, sim, agir por instintos.
Um cão de grande porte
Outro fator que faz com que as pessoas sintam medo ou queiram perceber o rottweiler como um cão agressivo, é o seu tamanho. Sim, o rottweiler, por ser grande, faz com que as pessoas enxerguem o animal como um cão bravo. Porém, isso não necessariamente é verdade. Afinal, não é só porque o cão é de grande porte, que ele é agressivo, não é mesmo?
Muito pelo contrário, na verdade. Os cães de grande porte tendem a ser mais destrambelhados e engraçados. Com eles, todas as coisas parecem mais engraçadas. O que faz com que o porte não seja necessariamente uma virtude para estipular que o cão é ou não bravo.
A exemplo disso, podemos analisar o Pinscher. Essa é uma raça muito pequena. Porém, você sabe como são os Pinschers: eles podem ser muito agitados, enérgicos e bravos. Mesmo com aquele tamanho todo! Ou seja, o porte não é fator para que um cão seja mais ou menos agressivo. Mas é um fator para potencializar um eventual ataque.
Ou seja, se um rottweiler agir com agressividade, ele terá mais força do que um Pinscher. E por isso, eles passam uma maior impressão de serem agressivos.
O rottweiler é forte e pesado
O rottweiler, além de ter um perfil altivo e ser um cão de grande porte, é um cão forte e pesado. E isso faz com que as duas características mencionadas anteriormente, sejam ainda mais evidenciadas. Afinal, se o rottweiler resolve atacar, ele pode facilmente derrubar um ser humano, pois é forte e muito robusto.
Esse porte, claro, entra na nossa mente como um gatilho para perceber o rottweiler como agressivo. Pois temos medo daquilo que não podemos controlar. E é a partir daí, que a fama de bravo começa a ser construída. Mas sempre que você se perguntar se um rottweiler é bravo, a resposta é: não. Porém, ele pode ser em algumas situações.
Ainda neste artigo, entenderemos o que você pode fazer para criar um rottweiler calminho e seguro.
Latidos grossos e assustadores
E por fim, ainda há o fator latidos: o rottweiler é um cão que tem um latido muito imponente e grosso. E esse é mais um gatilho para que nós condicionemos o cão dessa raça como um cão agressivo e bravo. Nosso cérebro tem medo do latido, pois ele é um sinal claro das emoções do animal.
Só que muitas vezes, inclusive, o rottweiler poderá latir porque está se divertindo com seu tutor. E esse latido será igualmente grosso, bem como um latido por alguma situação de estresse e atenção. Ou seja, não podemos colocar tudo dentro da mesma cesta, não é mesmo?
Abaixo, veja algumas situações em que o rottweiler pode desenvolver comportamentos agressivos. Acompanhe!
O rottweiler é bravo em algumas situações
Já entendemos que o rottweiler é bravo somente em algumas situações específicas. Porém, é preciso considerar quais são essas situações. Afinal, isso vai nos ajudar a entender melhor os comportamentos do cãozinho (ou cãozão) e, assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida a ele.
Veja algumas situações que trazem desconforto para o rottweiler:
- Pessoas estranhas e outros animais.
- Falta de socialização e adestramento.
- Pouco ou nenhum gasto de energia.
- Mente ociosa e sem estímulos.
- O rottweiler pode ser muito territorialista.
A seguir, entenda em detalhes cada uma dessas situações.
Pessoas estranhas e outros animais
Se tem uma coisa que pode deixar um rottweiler furioso, é quando ele percebe que há pessoas estranhas e outros animais no território dele. Se não socializado, o rottweiler pode entender essa situação como algo extremamente invasivo e, consequentemente, poderá atacar. Nesse caso, sim, o rottweiler é bravo.
Por isso, é muito importante que você considere esses aspectos individuais para criar um ambiente calmo, tranquilo e adequado para o seu rottweiler. Ele precisa entender que, mesmo que haja outras pessoas no ambiente, isso não é motivo para atacar. E com outros animais, a mesma coisa: ele precisa entender que ele não é o dono do mundo.
Ainda neste texto, você vai entender o que fazer para ajudar o rottweiler nesse sentido. Continue lendo.
Rottweiler é bravo – Falta de socialização e adestramento
Assim como qualquer outro cão de qualquer outra raça, o rottweiler precisa de um bom adestramento e socialização. Quando combinadas, essas duas medidas ajudam o animal a ser muito mais calmo, tranquilo e equilibrado em qualquer ambiente. Afinal, ele percebe que ele não é o dono do mundo e, por isso, ele tende a agir de maneira mais serena.
Ao adestrar o seu rottweiler, você estará ajudando o cão a ter uma mente muito mais tranquila. Afinal, os cães gostam de rotina e gostam de “saber o que vai acontecer depois”. Deixar os animais na aleatoriedade, não é saudável. Eles ficam ansiosos, agitados e, no caso do rottweiler, há o fator força e tamanho, que podem potencializar um eventual ataque.
Pouco ou nenhum gasto de energia
Todos os cães precisam ter um gasto de energia adequado. De pequeno, médio ou grande porte, os animais precisam ter um canal para esvaziar a energia e não transformá-la em atitudes negativas dentro de casa. E com o rottweiler, claro, não é diferente. Ele precisa gastar energia constantemente.
E constantemente, nesse caso, não significa “em excesso”, ok? Ou seja, você não precisa fazer exercícios extremamente desgastantes com o animal. Apenas caminhar e brincar todos os dias, já será mais do que suficiente para que ele canalize a energia mordendo brinquedos, puxando um cabo de guerra ou correndo no quintal.
Rottweiler é bravo – Mente ociosa e sem estímulos
Se você tem um rottweiler agressivo ou bravo em casa, saiba que ele pode estar passando por isso, pois tem uma mente ociosa e não tem estímulos no dia a dia. Sim, cães têm saúde mental e isso faz com que você precise colocar energia, também, nesse tipo de cuidado com o seu cachorro.
Estímulos positivos, como brincadeiras, enriquecimento ambiental, gasto de energia e convívio em harmonia com o tutor, ajudam o rottweiler a não ser agressivo. Se você decidir adotar um rottweiler, saiba que você precisa considerar diversos aspectos relacionados ao bem-estar dele, ok?
Veja este artigo: Como adotar cachorro? 6 dicas importantes para você adotar um cão.
O rottweiler pode ser muito territorialista
E ainda, outro fator que faz um rottweiler ser agressivo ou bravo, é o fator territorialismo. Esse é um cão muito territorialista. Ao adotar um rottweiler, você precisa entender que ele vai cuidar muito bem do seu próprio território e tutor. Por isso, é fundamental considerar adestramentos específicos para que o cão não ache que é o “dono do mundo”.
Um cão não treinado e com estímulos negativos no dia a dia, pode ser realmente muito agressivo quando o assunto é defesa de território. E com o rottweiler, as ações podem ter um peso redobrado, pois ele é grande e tem muita força.
O que fazer para o rottweiler não ser bravo
Existem muitos fatores que você pode e deve considerar para que seu rottweiler não seja agressivo. O temperamento, claro, deve ser entendido e, acima de tudo, trabalhado. Com algumas ações, você pode criar um rottweiler dócil, equilibrado e saudável. Abaixo, veja algumas dicas do que fazer para o rottweiler não ser bravo.
Socialização canina desde filhote
A socialização do cachorro é um dos fatores primordiais para que ele não seja um cachorro bravo. Ou seja, você precisa, necessariamente, considerar a socialização do seu rottweiler desde filhotinho. Ele precisa aprender a conviver com outros cães e também com outras pessoas. O cão precisa sentir que não há problema em existir outros cães no mundo e outras pessoas além do seu tutor.
Se você tem um rottweiler adulto, a socialização também pode ser feita. Porém, nesse caso, é preciso redobrar a atenção. Afinal, cães mais velhos já tem manias e você precisa saber controlar muito bem a socialização. Jamais “solte” o cão para conviver com outros animais no parque ou ambientes de convívio, ok?
Leia mais sobre isso neste artigo: Socialização do cão – Como fazer?
Rottweiler é bravo – Adestramentos adequados desde filhote
Outro fator que você deve considerar desde a fase filhote do cão, é o adestramento. Adestramentos são fundamentais para que o cão entenda o que ele pode e o que ele não pode. Mas, além disso, o adestramento ajuda o cão a ter muito mais equilíbrio, de forma que ele entenda os limites na relação com o tutor.
Adestramento é extremamente saudável para o cachorro. Todos os cães devem ser adestrados para que o convívio no dia a dia seja saudável e adequado. O adestramento garante um convívio equilibrado, o cão passa a ser menos ansioso e estressado e as coisas fluem melhor para a qualidade de vida dele.
Estímulos mentais para gasto de energia
E por fim, para criar um rottweiler saudável e não agressivo, ele precisa ter estímulos mentais adequados. Brincar, correr, se divertir, criar enriquecimento ambiental, brinquedos interativos e diferentes, ajudam o animal a gastar energia mental. Além disso, estimular o olfato e passear com o cão, faz com que ele se sinta bem e equilibrado.
Cuide bem do seu rottweiler!